Resumos, resuminhos e resumões

Pouco depois de começar a estudar para concursos públicos, um amigo me ligou oferecendo algum material de estudo que ele tinha e não estava usando. “No final do ano passado também comecei a estudar, mas depois decidi abrir um negócio com meu irmão e como está indo bem, não vou precisar do material”.

No dia combinado fui buscar o tal material, que consistia em um livro introdutório de Direito Constitucional, duas apostilas de concursos passados, uma pilha de material esparso impresso da Internet e “os meus resumos de estudo, esses são campeões”. Só para vocês terem idéia, o tal livro de constitucional tinha pouco mais de cem páginas e o resumo que o cara tinha feito dele tinha oitenta páginas!

A culpa não é desse amigo, sua ou minha, é dos nossos professores de português e literatura que não nos ensinaram ou ensinaram errado a como resumir textos. A arte do resumo não é complicada, mas tem seus truques. O pior é que não é acessível. Se você procurar no Google, vai encontrar um punhado de referências, a maioria superficial e pouco prática. Além disso, diferentes tipos de textos pedem diferentes tipos de resumos.

A idéia do resumo é condensar as idéias e informações principais dos textos, que então será usado como chave de memória, para lembrar ao leitor do cerne do texto, deixando os detalhes serem lembrados naturalmente. Logo, se um texto tem cem páginas, um resumo não pode ter mais de vinte ou trinta páginas, quando muito.

Não vou ensinar aqui a como fazer resumos, mesmo porque aprendi a fazê-los sozinho e se para mim é o melhor método, tenho certeza de que não é o mais correto e mais fácil de ensinar/aprender. Mas vou dar algumas dicas que podem ser úteis.

Dica 1 – Use palavras-chave. Resumo não é texto literário e não precisa ser gramaticalmente correto, pode ser telegráfico. Então, ao invés de escrever “A sede do TST é na capital da república”, escreva “Sede TST – Capital república”. Pronto, passou a idéia, gastou menos tempo para escrever e menos tempo para ler.

Dica 2 – Faça resumos em folhas sulfite A4 e seja generoso com os espaços. Um pacote desse tipo de papel custa menos de R$4,00 e por isso não justifica escrever com letras minúsculas querendo espremer tudo em uma única página. Isso dificulta a leitura e a absorção. É provado cientificamente que resumos espaçados e com letras grandes em folhas de papel branco sem pauta são muito mais efetivos para ativar a memória.

Dica 3 – Não se preocupe em fazer uma letra linda, desenhar firulas (estrelinhas, desenhinhos, ...) e fazer linhas retas usando réguas. Bobagem. O que importa é o teor do resumo, não o formato bonitinho. Se está legível, bem espaçado e com letras grandes, além, claro, de transmitir a mensagem a que se propõe, então está ótimo.

Dica 4 – Use setas indicativas de diferentes tamanhos e formatos para indicar os pontos mais importantes do resumo. Esse subterfúgio é muito útil para chamar a atenção.

Dica 5 - Faça seus resumos com lápis ou lapiseira. Apesar de não ficar tão fácil de ler quanto quando se usam canetas coloridas, é mais fácil de apagar e consertar em caso de erro ou de melhoramento. E nem pense em fazer resumos digitados, é perda de tempo, dá mais trabalho e não tem a mesma flexibilidade em termos de posicionamento do texto e desenho de setas indicativas.

Dica 6 – Não adianta nada fazer um bom resumo sem protegê-lo. Lembre-se de que se trata de um manuscrito original e que qualquer respingo de café, sujeira ou água pode inutilizá-lo. Se isso acontecer, o mínimo que você terá de fazer é uma cópia e o máximo é ter de fazer um novo resumo. Portanto, deixe de preguiça e proteja os resumos em uma pasta com plásticos (prefira os plásticos mais grossos, que são melhores de manusear que aqueles muito fininhos).

Dica 7 – Antes de começar a fazer o resumo, acostume-se a colocar num dos cantos (eu prefiro o canto superior direito) o nome da matéria e o número. Dessa forma, se a papelada misturar, você saberá de que matéria é o resumo e qual é a ordem das páginas. Por exemplo, se o resumo é de Garantias Fundamentais em Direito Constitucional, use um código do tipo Garant. Fund. Dir. Const. e então numeração da página.

Nesse link você poderá ver a página de um dos meus resumos. É assim que eu faço.


Resumo da ópera – Resumos são essenciais para qualquer concurseiro. Essa é a melhor forma de revisar rapidamente a matéria e ativar na memória os conhecimentos adquiridos. Para quem já sabe fazer resumos, nunca é tarde demais para refinar o método. Para quem não sabe, já passou a hora de aprender.

———«»———«»———«»———

Quem tiver blogs ou sites sobre concursos públicos ou com material de estudo para concurseiros e quiser trocar banners, me mande uma mensagem como email de contato. Vamos nos ajudar a divulgar os bons sites concurseiros.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

3 Response to "Resumos, resuminhos e resumões"

  1. valquiriacon says:

    ou ficando viciada nos seus textos!
    Parabéns!
    Valquiria

    Anônimo says:

    Oi, acompanho seu blog já há algum tempo.
    Eu também estudo fazendo resumos e apreendo mais a matéraia fazendo dessa forma.
    Conheço concurseiros que estudam sem fazer resumos e acabam o conteúdo programático bem antes que eu. É por isso que as vezes fico na dúvida, será que não é perda de tempo fazer resumos?
    Mesmo com essa dúvida, não deixo de fazê-los, pois para mim, ainda é o melhor método.
    Sucesso!!!!

    Camisa 9 says:

    Eu não sou mto de resumos, mas creio que se já o tivesse feito nos concursos anteriores que prestei (já prestei uns 6 como parquedista, uns 6 como amador e 1 como semi-profissional, agr voltei a ser amador rsrs) eu já teria passado e sido nomeado em algum.

    *na verdade eu já passei em 1, mas vai demorar pra chamar, entaum continuarei a estudar, assim que voltar a trampar :D

    *agr eu só procuro trampo e estudo coisas da minha área:D :(...

    ****Ainda bem que resumo é pessoal neh...sua letra não parece feia, mas vc escreveu mto rápido o seu resumo rsrsrs

    Belo trabalho aki :D

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards