Não é a Corrida Maluca

Daqui a dois dias serão realizadas as provas do concurso público do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reunirá em Brasília dezenas de milhares de candidatos que estarão concorrendo por uma das 312 vagas oferecidas.

Quem vê esses números toma um susto. Quem faz parte desses números prevê uma carnificina. Afinal de contas, é muita gente para poucas vagas, não restam dúvidas. E quando alguém diz que não é preciso se preocupar com a concorrência, muita gente resmunga “esse cara é louco” ou “só diz isso porque não está nessa guerra”.

O pior é que quem diz que não há com o que se preocupar está certo e quem resmunga está errado.

Tem gente que vê concursos públicos como se fossem algo semelhante ao velho e divertido desenho animado Corrida Maluca, onde personagens para lá de estranhos disputam uma corrida em carros esquisitos, usando todo tipo de artifício, subterfúgio, truque, trapaça e plano para ganhar.

Na Corrida Maluca a maior preocupação dos competidores não é tanto ganhar, mas fazer seus concorrentes não terminarem a corrida. Daí vale de tudo. São serras para cortar ao meio um carro, pregos para furar os pneus de outro, armadilhas para tirar da corrida dois ou três competidores de uma vez só. É isso que torna esse desenho animado divertido.

Gente, isso é só um desenho animado. Não pensem que concursos públicos são a mesma coisa. Concurseiros sérios precisam se preocupar em estudar com qualidade suficiente (em termos qualitativos, quantitativos e de tempo) para passar e não em derrubar os concorrentes. Se você está realmente bem preparado, a vaga estará garantida a partir do momento em que você fizer a inscrição.

Quando eu estudava para o vestibular (queria Economia na USP), a maior preocupação de todo mundo que prestaria provas para alguma universidade pública eram os candidatos descendentes de japoneses. Por ter uma tradição muito forte de estudo, os japoneses inspiravam temor. Eu costumava brincar que levaria sushi com laxante no dia da prova, ofereceria para um punhado de japoneses e, assim, garantiria minha vaga.

Se nos concursos públicos e vestibulares cada um soubesse exatamente quais são as pessoas com as quais você está concorrendo a uma vaga, aí, sim, você poderia pensar em um esquema tipo Corrida Maluca de atrapalhar esses concorrentes como esse do sushi com laxante. Só que isso não acontece. Se concorremos com outros mil candidatos para uma vaga, só saberemos o nome de um deles, o nosso próprio nome.

Vocês querem saber qual concorrência realmente importa, somos nós mesmos. Se vencermos a nós mesmos em nossa preguiça para estudar, falta de motivação, medo, insatisfação e tudo o mais, venceremos em qualquer concurso público.

Tempos atrás assisti a um documentário muito interessante sobre a Guerra do Pacífico, a última fase da Segunda Guerra Mundial, onde os aliados, principalmente os norte-americanos, enfrentaram os japoneses nas ilhas do pacífico. Lá pelas tantas estava falando um veterano que havia sido tenente em Guadalcanal, um dos mais violentos cenários de batalha dessa fase da guerra, e ele disse que o temor dos soldados americanos não eram os soldados japoneses em si, que estavam pior equipados, cercados, com fome e com sede, mas sua filosofia, sua crença de que como guerreiros não havia melhor modo de morrer que lutando. Ou seja, os soldados japoneses inspiravam medo não porque eram soldados inimigos, mas porque lutavam sem temor da morte, isso, sim os tornava perigosos.

Resumo da ópera – Seja como um soldado japonês e vá para a guerra dos concursos públicos acreditando até a medula dos ossos de que a maior honra que você pode ter é morrer lutando, isso, sim, será a diferença entre a vitória e a derrota, a vantagem entre você e a concorrência. Afinal de contas, a Corrida Maluca é somente um desenho e o Dick Vigarista, o personagem que mais faz para prejudicar seus concorrentes, não ganha nunca.

———«»———«»———«»———

Como chegarei de volta em casa somente na segunda-feira no começo da tarde, postarei meu relato da prova somente na terça-feira pela manhã. Não percam.




5 Response to "Não é a Corrida Maluca"

  1. Anônimo says:

    Muito legal seu blog.
    Boa viagem e boas provas nesse final de semana. :-)
    Abraço.

    Evandro
    edugnani@gmail.com

    Camisa 9 says:

    Excelente comentário a do Dick que só se ferra. Se você se preocupar com os outros, vc esquecerá de si mesmo.

    A única guerra a se fazer é consigo mesmo, e estudar e estudar e estudar e est...

    Boa Prova Cara!

    Éric

    Anônimo says:

    Parabéns! Um dos seus melhores textos! Muito motivador!
    Tenho uma pergunta: quando vc passar no tão sonhado concurso, vai continuar com este blog?
    Valquiria

    Anônimo says:

    Vc não deve ver esse recado antes da prova mas pelo menos vai saber que fui mais uma na sua torcida. Boa sorte na prova. Vi seu relato sobre os amigos que eu sugeri. Adorei a distinção dos amigos e confesso que ja estava fazendo isso, separei eles em classes embora não ache justo, acho que com cada pessoa temos que saber o que e como falar.
    Obrigada pela dica.
    brancaparobe@yahoo.com.br

    Anônimo says:

    HauHAuHAuAHUa
    Neste final de semana, iniciei um curso preparatório novo. Os professores são ótimos, mas os colegas...parecem pertencer à "corrida maluca", rsrsrs. Havia tanta tensão, cochichos que, em todos os intervalos eu saia da sala com meu mp3 (para gravar aula) junto. Fiquei com receio de alguma sabotagem, rsrsrs. Se essa gente soubesse que não é bem assim...

    Espero que sua prova tenha corrido bem!
    Malu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards