Só Deus sabe com certeza quando!

Usamos muito a expressão “caixinha de surpresas” quando nos referimos a uma situação em que tudo pode acontecer, na qual não temos um bom palpite ou mesmo idéia do que rolará.

Muita gente não sabe que esse termo é derivado de um brinquedo infantil com o mesmo nome, comum antigamente, mas que vem se tornando cada vez mais raro. A famosa Caixinha de Surpresa era uma caixinha de latão ou madeira toda decorada, bonita, colorida, com uma pequena manivela saliente. Funcionava assim, a criança girava a manivela para fazer uma musiquinha divertida tocar, então, do nada, a tampa da caixa se abria e saltava um boneco de mola de dentro, fazendo-a tomar um agradável susto. Como o dispositivo mecânico que controla essas caixinhas faz com que cada vez a tampa se abra liberando o boneco após um número diferente de giros na manivela, nunca se sabe exatamente quando o danado vai pular para te dar um susto, daí a surpresa.

A concurseira Nara Fernandes Araújo enviou recentemente a seguinte pergunta:

Você acha que os aprovados no concurso do Ministério da Fazenda têm chances de serem nomeados até o mês de setembro desse ano?

Nara, a única resposta que tenho para sua pergunta é que se trata de uma caixinha de surpresas!

É engraçado como concurseiros que ainda não passaram em nenhum concurso não se preocupam muito com isso. A grande maioria tem a falsa crença de que assim que for homologado o concurso no qual finalmente se sagrarem vitoriosos, serão nomeado, empossados e entrarão em exercício, tudo muito rápido e eficiente.

Pena que não é assim.Que o diga a maioria dos concurseiros veteranos que já passaram em concurso público. Claro que em alguns casos a nomeação, posse e entrada em exercício acontece rapidamente após a homologação do concurso, mas é a minoria dos casos. Em geral, é preciso esperar, algumas vezes esperar muito.

Eu mesmo estou nesse barco chamado “esperar muito”. Em novembro de 2007 prestei prova para o concurso do TJSP, passei, mas até hoje não saíram nomeações, nenhuma, niet. No começo do ano passado prestei prova para o concurso da SMA-SP, até hoje não foi divulgada a lista dos aprovados por conta de recursos impetrados por candidatos portadores de necessidades especiais contra o resultado das perícias médicas. E por aí vai.

Provavelmente a Nara está preocupada em saber se as nomeações sairão até setembro por que essa é a data limite para alguma coisa importe para ela, talvez tenha de se mudar, reassumir um emprego, de qualquer forma, nem ela nem concurseiro algum pode trabalhar com um horizonte de tempo tão curto. Podem as nomeações desse concurso sair até setembro? Claro que sim, talvez até antes. Podem as nomeações sair só em novembro ou mesmo no começo do ano que vem, também podem.

Se de um lado pode-se argumentar que essa demora na nomeação dos aprovados de muitos concursos públicos é uma certa falta de respeito da Administração Pública para com os concurseiros, por outro lado também é preciso argumentar que muitas vezes essas demoras são causadas pelo exercício de vários candidatos desses concursos do seu direito do contraditório e da ampla defesa.

Resumo da ópera – Nara, sinceramente não posso responder a sua pergunta com outra resposta que “não tenho a menor idéia”. Acho que o negócio é você estudar forte, prestar esse concurso e torcer os dedos tanto para que você seja uma das aprovadas, quanto para que as nomeações sejam publicadas o mais rápido possível.

AVISO - Gente, estou atrasado em aprovar algumas dezenas de comentários aos artigos postados durante a semana que fiquei sem monitor de computador, bem como de ler vários emails que chegaram. Como final de semana tenho prova, não posso colocar tudo em dia essa semana, mas semana que vem faço sem falta :-)

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Todos achavam que Britney Spears estava acabada após um longo período de escândalos e bebedeiras, mas não é que a moça está dando a volta por cima bonito?! Com você um de seus novoa sucessos, "Circus".

1 Response to "Só Deus sabe com certeza quando!"

  1. Camisa 9 says:

    Não gosto muito desse clipe dela em específico e nem da música, mas dela eu ainda gosto e torci pela recuperação dela, assim como a do Ronaldo. E os dois não estão me decepcionando e acho que a ninguém também, pelo menos neste momento...

    Eu também estou esperando e necessitando de uma aprovação...Oh My Lord!

    Bons estudos

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards