Por que ninguém é de ferro

Vocês devem estar se perguntando por que o blog não foi atualizado no final de semana. Então vou aproveitar esse questionamento para responder a duas perguntas, no melhor estilo “matar dois coelhos com uma cajadada só”.

1º coelho - Ausência no final de semana

Como vocês sabem, no final de semana passado prestei prova para o TRE-MG no domingo, uma experiência pra lá de cansativa e que me exigiu muito. Mas como quando tomamos um tombo muitas vezes não dói na hora, mas somente algum tempo depois, também o cansaço decorrente dessa prova veio bater na minha porta apenas na sexta-feira. Resultado, tirei o final de semana de folga e não fiz mais nada além de dormir, ver filmes e namorar.

É, gente, nós, concurseiros, estamos longes de ser de ferro. Inclusive já escrevi um artigo aqui no blog sobre esse assunto, dizendo que não somos super-heróis. Temos de respeitar os limites de nosso cérebro e nosso corpo, sob o risco de sermos vitimados pelo estresse, pelo cansaço, por enfermidades diversas.

Pois bem, tirei o final de semana de folga sem culpa, afinal de contas, foi um descanso merecido depois de dois meses e meio de preparo intenso para o tal concurso e de quatro horas de prova que pareceram quarenta. Hoje acordei 110% disposto e pronto para continuar os estudos para o concurso do Ministério da Fazenda que comecei semana passada.

2º coelho – Ausência dos colunistas do blog

Vários de vocês têm perguntando por que nas últimas semanas apenas estão sendo publicados artigos da minha autoria, o que aconteceu com os outros colunistas do blog.

Pois bem, alguns deles preferiram deixar de escrever para o blog para poderem se dedicar integralmente aos estudos ou a outros projetos pessoas, outros preferiram tirar umas férias para retornarem daqui a algum tempo com novos artigos.

Mas as coisas são assim mesmo no mundinho blogueiro, algumas vezes a equipe é de um só, outras vezes a equipe é de uma dezena, tudo depende de uma conjunção de fatores como época, disponibilidade, interesse, satisfação com o projeto, coisas assim.

De qualquer forma o blog está ativo e daqui a pouco teremos outros colunistas, alguns novos, outros já conhecidos.

Essas duas questões acabam se conjugando em uma única questão muito importante no universo concurseiros, a questão de que não somos de ferro.

Muitos concurseiros teimam em acreditar que são de ferro e com isso querem se obrigar a fazer as coisas. Querem se obrigar a estudar além do limite, a alcançarem o sucesso antes do tempo necessário de estudo, a serem empossados independentemente do alvítrio (palavrinha bonita) da Administração pública. Só que não somos de ferro e quando nos obrigamos a fazer e acreditar como se fôssemos, acabamos quebrando a cara mais cedo ou mais tarde, de forma fatalmente dolorosa.

Ter consciência de que somos gente de carne e osso, que nos cansamos, que ficamos de saco cheio das coisas, que muitas vezes precisamos dar um tempo para podermos retornar com força total, tudo isso é muito importante na luta do concurseiro.

Resumo da ópera – Respeite seus limites. Se você ainda não conhece quais são seus limites, então está mais do que na hora de descobri-los.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


0 Response to "Por que ninguém é de ferro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards