O tempo só faz piorar

Amigos concurseiros, o bicho está pegando para mim e aproveito esse espaço para poder desabafar um pouco.

Dentro de exatamente uma semana farei a prova do TRE-MG. A hora está chegando.

Estou estudando para esse concurso desde o primeiro dia do ano e só para ele. Fechei os olhos para qualquer outro concurso, a fim de não desviar o foco do estudo., como muitos outros concurseiros fazem quando a oportunidade é boa demais para ser perdida.

Sou macaco velho em concursos públicos, mas confesso que o tempo só faz piorar essa sensação de insegurança, de pânico quando a prova se aproxima!

Comigo acontece uma coisa muito engraçada. Na semana antes da prova fico meio deprê, com uma sensação de insegurança horrível, de medo de não ter estudado o suficiente, de não ir bem na prova e ver tanto tempo de estudo não dar em nada. Mas essas sensações ruins duram somente até o dia anterior a prova, graças a Deus. Quando acordo no dia de véspera da prova estou tranqüilo, sereno, com a mente focada, animado.

Passo por isso desde quando comecei a estudar para concursos e a coisa só tende a piorar. Quanto mais estudo e mais próximo fico da aprovação, maior a sensação de insegurança, de medo. Fui a uma psicóloga essa semana, para ver se isso que sinto é normal, e ela disse que é normal, sim. Disse também que isso é natural para muita gente essa coisa de aumento da insegurança proporcional ao conhecimento e experiência. “Tem a ver com a auto-cobrança cada vez maior. Você está sendo muito rigoroso, muito pouco complacente com você mesmo”.

Realmente a psicóloga está certíssima. Converso muito com outros concurseiros e todos os “veteranos” se cobram muito mais que os “novatos”. E como não poderia ser assim? É tanto esforço investido, tempo, sonhos. Não é brincadeira não, meus amigos.

Só que a realidade é uma só, lidamos com nossas fraquezas e inseguranças, ou nos deixamos levar por ela. Para mim a única opção que existe é a primeira e então estou aqui, a uma semana da prova, estudando de leve para descansar o cérebro, fechando em como será minha revisão essa semana das matérias da prova.

Resumo da ópera: Força, amigos concurseiros, força. Nossa luta não é nada fácil, os obstáculos são muitos, mas o prêmio no final da corrida vale a pena. Que Deus nos dê cabeça fria, paciência e muita disposição para estudar, que do resto damos conta.

Ricardo Alterosa é um concurseiro que não se deixa levar pela insegurança.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

3 Response to "O tempo só faz piorar"

  1. Thais Dias says:

    Ricardo!

    Adorei seu artigo.
    Realmente é assim mesmo que os concurseiros sérios se sentem, pelo menos quando estão há mais tempo nesse jornada.

    Camisa 9 says:

    É meu caro, Ricardo...paciência é uma virtude que só adquirimos com muito e muito treino..., mas vc vai conseguir!

    Bons estudos à todos!

    Cara, vc estudou, fez a sua parte se dedicando, então pense assim: EU POSSO, EU SEI, EU CONSIGO, EU VOU PASSAR, VOU SER APROVADO, VOU GABARITAR, ESSA É A MINHA PROVA!!! Frases positivas têm grande efeito. Pelo menos para mim funciona. É preciso ter altoconfiança, não deixar que pensamentos negativos se alojem em nossa mente.
    Fique tranquilo, vá lá e faça a sua parte: arrebente essa provinha!!! Depois vc nos conta!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards