Êta vida cheia de dúvidas

No artigo de ontem disse que estava para começar a estudar para o concurso público promovido pelo Ministério da Fazenda, aquele que oferece 2.000 vagas para todo o país e que, nos últimos dias, vem sendo alvos de comentários do tipo “por conta da Crise o Governo Federal não vai chamar os aprovados tão cedo”. De qualquer forma, como esse é um dos melhores cursos do momento, decidi por ele.

Pois bem, não é que ontem mesmo, no final do dia, foi publicada uma notícia no site do Jornal dos Concursos (clique aqui para ler), que dizia o seguinte:

Os interessados no concurso de agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo podem contar com mais uma boa notícia! O governador do estado de São Paulo, José Serra, retificou a autorização para a realização do concurso, alterando de 500 para 600 o número de vagas que serão oferecidas.

Ainda segundo a notícia, esse concurso foi autorizado no final do ano passado e que falta apenas ser escolhida a banca organizadora para que seja publicado o edital. O que mais chama a atenção nesse concurso, além do número de vagas, é a remuneração, em torno de R$7 mil. Também o fato de que apenas graduados em meia dúzia de cursos superiores poderão concorrer às vagas é outro alento.

Essa notícia me deixou com uma pulga atrás da orelha ... continuo firme no meu propósito de conquistar uma vagas nesse concurso do Ministério da Fazenda ou fico de olho nesse concurso e se for lançado antes das provas do outro, mudo de time?

Dúvidas, dúvidas ... você concordam comigo que a vida do concurseiro, de vez em quando, parece ser marcada por dúvidas demais?

Um concurso como esse do Ministério da Fazenda, ainda mais por ter como banca a ESAF, não será brincadeira e para ter alguma chance real de abocanhar uma das vagas oferecidas, será preciso estudar muito, mas muito mesmo, e muito seriamente, algo que somente poderá ser feito estando o concurseiro 110% focado nesse concurso. E como dá para estar 110% focado num concurso quando se está de olho em outro que pode sair a qualquer dia? Complicado.

Esse será o segundo grande concurso promovido pelo estado de São Paulo esse ano, já que no próximo final de semana há o concurso para o cargo de Analista em planejamento, orçamento e finanças públicas, aquele que oferece também 600 vagas. Considerando isso e que o último concurso para esse cargo de Fiscal de Rendas foi realizado em 2006, é de se esperar que havendo um novo concurso para o cargo esse ano, o próximo deverá ocorrer somente lá por 2013, o que torna essa oportunidade ainda mais atraente.

Dúvidas, dúvidas ...

Mas é aquela velha história, não dá para “trocar um pássaro na mão por dois voando”. Concurseiros na mesma situação que eu não podem se dar ao luxo de trocar um concurso com data marcada por outro que ainda será lançado.

Diante disso tudo, resolvi fazer o seguinte. Vou estudar para o concurso do Ministério da Fazenda com atenção total até sair esse bendito edital do concurso de São Paulo. Quando sair, vou analisá-lo, ver a data das provas e tal. Dependendo do quanto estou confiante para o concurso do Ministério da Fazenda, o quanto já estudei e quanto tempo falta para prova, daí decido por continuar somente com o Ministério da Fazenda ou abandonar esse concurso e me dedicar apenas ao concurso de Fiscal de Rendas de São Paulo. Essa estratégia é a melhor que posso adotar no momento.

Resumo da ópera – Vida de concurseiro é isso, dúvidas, estratetizações e muito estudo. Não adianta tomar decisões sem antes analisar cada possibilidade como se fosse num jogo de xadrez, pois é o caminho mais curto para a frustração e o fracasso.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

2 Response to "Êta vida cheia de dúvidas"

  1. É negão, o problema para Fiscal é se for 21 matérias, como no concurso passado...

    Boa sorte,

    André

    Unknown says:

    MAS DESEJO MESMO É BOA SORTE PARA EU E VOCÊ E TODOS AQUELES QUE PRECISAM PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards