Você tem concurseirite?

Ser concurseiro é um estado, uma condição, que nos intitulamos até alcançarmos nosso maior objetivo: ser um servidor público. Porém, quem não pertence a esse meio, muitas vezes, não compreende essa condição. Começa a falar bobagens e, não raro, somos taxados de “doentes”. Então resolvi falar um pouco sobre essa “mazela” que somos acometidos durante determinado período de nossas vidas.

Nem concordo com essa nomenclatura, mas se é para ter doença, que seja concurseirite. Vocês devem estar se perguntando – do que essa menina está falando? Pois vou explicar.

Todos nós sabemos que essa vida de concurseiro não é fácil. É cheia de pedregulhos pelo caminho e muitas idas e vindas. Mas quando ingressamos no meio, normalmente, é uma ida sem volta. Mesmo após a aprovação é difícil o afastamento, em definitivo, desse mundo.

Então, podemos observar comportamentos que são característicos de concurseiros, que hoje vamos considerar os portadores de concurseirite. Veja os sintomas:

1. Se você só pensa em concurso: dorme, acorda, come, trabalha, caminha, conversa, namora, pensando em concurso público. Você está com concurseirite.

2. Se você tenta convencer todos os seus amigos, familiares, conhecidos de que o concurso público é a melhor saída. Você está com concurseirite em um estágio mais elevado.

3. Se você sonha com o seu crachá pendurado no pescoço, até já abriu a conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica, seu filhinho fala – minha mãe (pai) vai trabalhar no TCU ou na Receita Federal (no órgão dos seus sonhos), quando você chega a uma reunião familiar todo mundo começa a perguntar – Passou? Passou? Você está com concurseirite em um estágio muito avançado.

4. E se você, além de todos os sintomas já citados, ainda: vai ao banheiro com a constituição, só assiste a “TV Justiça”, escuta a constituição em áudio no trajeto casa/trabalho, trabalho/casa, já fez até uma montagem do Diário Oficial e colou seu nome na relação de aprovados, quer colocar o nome do seu filho (que você terá depois, né? Agora não há tempo para fazer filho!) de Vicente Paulo, William Douglas, Maria Sylvia. Amigo, você está com concurseirite crônica.

Enfim, acho que todos nós, que sonhamos com a aprovação, apresentamos os sintomas citados, muitas vezes somos incompreendidos e desacreditados, mas, dentro de nós existe a certeza que nossa hora está por vir, que a fila vai andar e veremos nossos nomes estampados no Diário Oficial.

A melhor forma de lidar com essa loucura, que é a vida de concurseiro, é com muito humor. Afinal sorrir estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Se já sorrimos agora, imagina com o crachá no pescoço e o contracheque no bolso?

Esse artigo é de autoria da concurseira Giovanna Garcia e foi classificado em 1o lugar na Promoção "Envie-nos um artigo legal e ganhe um bom prêmio".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


5 Response to "Você tem concurseirite?"

  1. Isso sou eu portanto estou doente a muito tempo.

    Marcia says:

    Adorei o texto!
    Ri bastante com os futuros nomes de filhos. :D

    Pablo says:

    Preciso contrair essa "doença".

    Os demais serão publicados também?

    Unknown says:

    To vendo que estou com a doença..rsrs.. Não em estado tão grave a ponto de ir ao banheiro com a CF na mão e dar o nome nos filhos de Willian Douglas..rsrs

    Acho q poderia incluir como outros sintomas: sonhar com as leis, ou fazendo a prova dos sonho..rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards