Considerações a respeito da seriedade na vida dos concurseiros

SERIEDADE - s.f. Qualidade do que é sério; gravidade de maneiras; inteireza de caráter; honestidade; digno de confiança.

Aqui no blog sempre nos referimos aos "concurseiros sérios". Usamos essa nomeclatura para "separar o jóio do trigo", aqueles que tomaram a firme decisão de estudar para concursos públicos para passar, demore o quanto demorar, doa o quanto doer, daqueles que ainda não tomaram essa decisão, que estudam para concursos públicos com alguma dedicação, sim, mas que não é suficiente para garantir conquistar uma vaga no serviço público, de um dia acharem que é difícil demais e desistirem.

A seriedade é um aspecto muito importante para quem estuda para concursos públicos, uma vez que é a mola propulsora que impulsiona os estudos do concurseiro em direção a vitória. O concurseiro que não é sério fica "chovendo no molhado" anos a fio e sempre "morrerá na praia", e por mais que faça nunca terá feito o bastante, até o dia em que se cansará e desistirá de lutar sem nunca ter vencido. Triste, mas é a realidade.

Um concurseiro sério não é sério apenas em relação a estudar para concursos públicos, é sério em tudo o que faz em sua vida, em todos os compromissos que assume. Não é possível ter seriedade seletiva, ou seja, ser sério para algumas coisas e deixar a seriedade de lado em outras. Logo, uma pessoa que não é séria em tudo o que faz, também não será um concurseiro sério.

Estudar para concursos públicos como se deve é um compromisso, isso é fato. Como alguém que não assume nenhum compromisso em sua vida com seriedade poderá assumir o compromisso de estudar sério para concursos públicos? Simplesmente não dá. O problema é que muita gente se engana achando que isso é possível. A pessoa não é séria no trabalho, não é séria nas amizades, não é séria nos compromissos que assume, mas quer acreditar que é séria nos estudos ... isso não passa de enganar a si mesmo.

Por que vocês acham que em toda e qualquer prova de concurso público tem uma leva de gente que simplesmente não aparece para fazer a prova? Tudo bem que uma pequena parcela falta justificadamente, mas a grande maioria falta porque não assumiu com seriedade o compromisso de prestar concursos públicos. Uma vez li que nos grande concursos o número de inscrições feitas e não pagas chega a 30%, ou seja, quase 1/3 dos que se inscreveram nem ao menos pagam a taxa de inscrição. Coloquem aí 10% que faltam no dia da prova, outros 30% que vão fazer a prova sem terem estudado mais do que algumas horas e, por fim, mais uns 20% que acharam que estavam estudando sério quando na verdade de seriedade nos estudos não havia nada ... isso dá 10% de concurseiros sério que realmente estão disputando as vagas dos concursos públicos!

Resumo da ópera - Se você é um concurseiro que tem a seriedade como um dos pilares de sua vida, que cumpre os compromissos que assume, que é sério em suas amizades e no seu trabalho, parabéns, você tem tudo para ser também sério nos estudos para concursos públicos e sua posse é uma questão de tempo de estudo suficiente para passar. Agora, se seriedade é para você uma palavra sem sentido e algo que não faz parte do seu dia-a-dia, seja nos compromissos que assume (mas que não se preocupa muito em cumprir) ou nas amizades e trabalho (que não se preocupa muito em honrar), é melhor rever seus conceitos para não passar anos estudando de forma insuficiente e morrendo na praia sem nunca ter reais chances de vencer na guerra dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




1 Response to "Considerações a respeito da seriedade na vida dos concurseiros"

  1. Anônimo says:

    Parafraseando uma das falas do filme 300: Só os duros e fortes podem se chamar Concurseiros... só os duros... só os fortes!

    Fiquem em paz!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards