O diabo mora nos detalhes


Estou pensando seriamente em lançar uma campanha nacional pela criação de uma lei que garanta constitucionalmente a cada concurseiro no Brasil o direito de receber inteiramente grátis do governo uma lupa (s.f. Lente convergente que amplia os objetos) de 15cm de diâmetro feita com matérial ótimo de primeiríssima qualidade e, pelo menos, poder de ampliação de 10x (amplia o objeto original uma dezena de vezes).

Não, concurseiros, não surtei com tanto estudo, não. Estou falando muito sério. Concluí que uma grande parte dos concurseiros, sérios inclusive, simplesmente não se apegam a detalhes, um pecado capital na guerra dos concursos públicos, algo impensável.

Ilustrarei essa questão com três exemplos muito práticos.

Exemplo 1 - Não há um concurso que eu prestei em que na sala de aula em que fiz prova não houve pelo menos um concurseiro lerdo que não leu com cuidado o edital e não levou a maledeta caneta preta transparente para fazer prova. Já vi gente chegar com estojos enormes que tinham até kits de canetinhas hidrocor coloridas (daquelas usadas por crianças) e não tinha uma caneta tipo Bic preta sequer!

Exemplo 2 - Também não há um concurso em que algumas centenas de concurseiros não perdem a prova porque apenas descobrem que estão no local errado de prova quando chegam lá minuts antes do fechamento dos portões!

Exemplo 3 - Desde que começamos a anunciar o 1o Workshop de Planejamento de Estudos por Horas Líquidas estamos dizendo que o evento será presencial em São Paulo (Capital). Mesmo assim já recebemos um punhado de inscrições que foram canceladas logo que enviamos um email alertando para isso. Ontem coloquei um aviso enorme junto da ficha de inscrição e mesmo assim recebemos algumas inscrições que também foram canceladas pelo mesmo motivo!

Concurseiros, PRESTEM ATENÇÃO AOS DETALHES! Isso vale para a hora de escolher concursos públicos para prestar, ler editais, estudar, prestar prova, preparar recursos, juntar a documentação necessária para a posse!

Já bem diz o ditado popular que "o diabo mora nos detalhes", isso quer dizer que muitas vezes é nas pequenas coisas, nas entrelinhas, que temos de tomar mais cuidado para que nossos esforços para algo não sejam em vão. Aviões jumbo moderníssimos caem por conta do mal funcionamento de pequenas válvulas ou por um simples parafuso com defeito. O Titanic afundou porque seus projetistas não deram atenção a detalhes como desenhar o leme com tamanho suficiente para o tamanho do navio. A Toyota está para quebrar por conta de um recall mundial no valor de bilhões de dólares causado por uma ponta de tapete que pode travar o acelerador dos automóveis da marca causando acidentes. Detalhes, concurseiros, detalhes.

Presta atenção detalhadamente em tudo é um exercício que deve ser feito de forma frequente e consciente. Amargo até hoje a lembrança das questões em provas de concursos públicos que errei porque não prestei atenção a "detalhes" como prazos e competências quando estava estudando! Passei a me policiar nesse aspecto. Ainda erro algumas questões por conta disso, afinal de contas, são muiiiiiiiiiiitos os detalhes no estudo de algumas matérias, mas também hoje erro muiiiiiiiiiiito menos por conta disso.

Resumo da ópera - Dê a atenção devida aos detalhes ou sofra as consequências, simples assim!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


1 Response to "O diabo mora nos detalhes"

  1. Anônimo says:

    Saudações a todos!

    Pois é caros amigos, o texto está certíssimo!
    Lembrem-se: não é em montanhas que levamos topadas, e sim em pedrinhas espalhadas pelo caminho.

    Fiquem em paz e um excelente final de semana a todos! ^^

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards