Problemas técnicos

Se existe algo que caracteriza a vida dos concurseiros são as maledetas "dificuldades técnicas". Mas, afinal de contas, o que são dificuldades técnicas? Como podemos defini-las? Humm, vejamos o que diz nosso bom amigo o dicionário:

Dificuldade - s.f. Qualidade do que é difícil. Impedimento, obstáculo.

Técnica - s.f. Conjunto de métodos e processos relativos a alguma atividade. Maneira (hábil) de agir, método.

Somando as definições temos, então, que dificuldades técnicas são impedimentos ou obstáculos que surgem na aplicação de métodos ou processos relativos a alguma atividade. Simplificando, são as famosas "pedras" que surgem em nosso caminho.

O ônibus quebrado que impede o concurseiro de chegar a tempo para prestar uma prova é um problema técnico. Comprar pela Internet um livro para estudar determinada matéria e receber outro é um problema técnico. Concursos adiados são problemas técnicos. Aquele resfriado bem na semana da prova é um problema técnico. Enfim, poderia passar o dia citando exemplos de problemas técnicos comuns na vida dos concurseiros.

Pois bem, o que importa é que problemas técnicos acontecem independentemente da vontade ou cuidado do concurseiro, são totalmente externos, alienígenas, e, portanto, não podem ser envitados, mas apenas contornados. É aí que mora a diferença entre o concurseiro sério e o outros tipos de concurseiros, o primeiro está sempre preparado para lidar com os problemas técnicos que possam surgir em sua vida, enquanto os outros somente sabem reclamar e lamentar quando eles surgem.

Definitivamente, poucos são os concurseiros que não sofrem de uma mistura de egocentrismo com paranóia, alguns em menor grau e outros em maior grau. Egocentrismo é achar que se é o "centro do universo", enquanto paranóia é a famosa mania de perseguição. Junte as duas coisas e temos uma mania de que tudo o de ruim que acontece com a pessoa é meio que exclusividade dela, o quê aplicado aos concurseiros resulta no também famoso "putz, isso só acontece comigo!".

Ponham de vez uma coisa na cabeça, problemas técnicos acontecem vez ou outra com todo e qualquer concurseiro, não é exclusividade sua. Como já disse, o que diferencia os concurseiros é a maneira de lidar com esses problemas técnicos, nada mais.

Por exemplo, você acompanharam há algumas semanas o lançamento do 1o Workshop de Planejamento de Estudos por Horas Líquidas do blog. Por longos meses planejamos e preparamos esse workshop, que deveria acontecer nesse sábado (29/05). Daí o que aconteceu? Sim, problemas técnicos surgiram para "cortar nosso barato" e tivemos de adiar a realização do workshop para o dia 26/06 (um sábado no mês que vem). Esses problemas técnicos foram nossa culpa? Não. Esperávamos que surgissem? Nunca. Mas surgiram, então o que fizemos? Adiamos a realização do workshop para uma nova data e nesse meio tempo o aperfeiçoaremos um pouco mais.

Resumo da opera - Concurseiros sérios lidam com problemas técnicos de maneira séria, responsável e eficiente. Aconteceu o problema, o resolvem o quanto antes. Agora, concurseiros não tão sérios ficam "chorando as pitangas" achando que coisas do gênero só acontecem com eles e resolver a questão que é bom, nada!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

1 Response to "Problemas técnicos"

  1. Anônimo says:

    Olá caros concurseiros!

    Para quem acredita e confia em Deus, a despeito de questões religiosas e doutrinárias, esta é uma excelente forma de fazer uso da fé nEle.

    Não pedir a Deus o gabarito, ou coisa assim, mas sim a proteção suficiente, o cuidado com aquilo que foge à nosso comando, afinal, Deus não move uma palha para fazer nada que nós possamos fazer, mas Ele move os céus para fazer tudo que nós não podemos fazer.

    Fiquem em paz! ^^

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards