Informação vale ouro

Acho engraçado como muitos concurseiros acham que para passar em concursos públicos bastar ter em mãos os melhores livros de cada matéria e estudá-los pelo tempo necessário. Não poderiam estar mais enganados.

Estudar sério e adequadamente para concursos públicos implica em reunir e manter atualizada uma série de informações sobre o quê estudar, como estudar, quando estudar, para quê estudar, além de informações sobre concursos públicos em geral, atualidades, estratégia de resolução de provas, ufa, a lista é grande.

O problema é que muitas dessas informações não estão reunidas em livros facilmente encontrados em livrarias, mas dispersos na Internet e apenas acessíveis através do contato com outros concurseirso, ou seja, é um tipo de "sabedoria concursídica" (para fazer paralelo com a boa e velha "sabedoria popular").

Por conta da necessidade de se dominar não somente o conhecimento formal encontrado nos livros, é necessário que os concurseiros se socializem, sejam na vida real ou virtualmente, a fim de também ter acesso e poder vir a dominar esse conhecimento informal, esse conjunto de informações tão importantes para sua caminha rumo à vitória na guerra dos concursos públicos.

Essa "socialização" exige, no entanto, dois cuidados por parte do concurseiro. Em primeiro lugar, é preciso filtrar muito bem as informações, pois do mesmo modo que acontece quando se garimpa ouro, o metal preciso está misturado com uma grande quantidade de "sujeira", ou seja, as boas informações devem ser colhidas em meio a um amontado de informações errôneas e inúteis. Em segundo lugar, o concurseiro deve tomar muito cuidado para não se deixar contaminar por uma série de crenças não muito saudáveis que rodam os concurseiros, como acreditar que se deve abrir mão do sono sagrado de cada dia para estudar.

Resumo da ópera - Garimpar informações concursídicas de qualidade é essencial para o concurseiro sério, mas como no garimpo da vida real, é preciso tomar muito cuidado para não acabar sendo vítima de acidentes de percurso que podem se revelar fatais.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———


1 Response to "Informação vale ouro"

  1. Antonio says:

    Parabéns Charles pelas suas postagens, assim como, aproveito para parabenizar a todos que contribuem com o blog. Saiba que o "concurseiro solitário" é uma pedra preciosa encontrada durante esse garimpo comentado acima!

    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards