COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Piratas Concurseiros

Caro leitor, tire as crianças da sala porque o assunto hoje é muito sério. Caso não deseja receber uma boa dose de realidade, sugiro que não leia esse artigo.

Na última sexta e segunda, foram publicados aqui ótimos artigos sobre o consumismo concurseiro e sobre buscar materiais de estudo na internet. Na verdade, uma coisa leva a outra. O consumismo concurseiro aumenta a cada dia, gerando uma “indústria” de materiais para concursos de todos os tipos: livros, apostilas, e-books, áudio-aulas, vídeo-aulas, cadernos de questões, entre outros. Esse material é distribuído em livrarias, bancas, cursinhos, ambulantes e na bendita internet. Até aqui tudo bem, mas até que ponto estes materiais são confiáveis? Qual a procedência? Quem são as pessoas por trás desta indústria?

Entram em cena os piratas concurseiros. Pessoas sem caráter, sem vergonha e sem escrúpulos que se utilizam do sonho de milhões de concurseiros para lucrarem vendendo materiais baratos, cheios de erros, desatualizados, retirados de apostilas e livros antigos. Esses cafajestes utilizam nomes de autores consagrados para venderem um material de baixa qualidade. Jogam na lama o nome de pessoas do bem que estudaram e trabalharam a vida inteira para construir um nome e uma carreira.

Outro tipo de pirata concurseiro é aquela pessoa “boazinha” que disponibiliza na internet material de estudo “gratuito”. Geralmente são resumos, livros escaneados e exercícios que a gente faz... faz... faz... e o gabarito nunca dá certo. Estes materiais servem para duas coisas: fazer o concurseiro aprender errado e desestabilizá-lo emocionalmente, principalmente o material com questões. O candidato estuda certinho, aprende a matéria e aí pega algum material de estudo de um “concurseiro amigo” com “N” questões e, pelo gabarito, não consegue acertar muitas delas. Isso cria uma apreensão muito grande, podendo até atrapalhar de vez os estudos para determinado concurso, pois a pessoa se acha uma burra, pois não consegue acertar nada. Na verdade a pessoa sabe bem a matéria, só que o bendito gabarito simplesmente está todo errado!

Por último, existem os piratas concurseiros que “chupam” e surripiam boas idéias de outros concurseiros e as utilizam indevidamente. Dão dicas como se fossem suas, passam para frente materiais como se fossem seus e se vangloriam nas costas de pessoas que lutam para ajudar concurseiros a alcançar o sucesso nos concursos públicos. Estes verdadeiros piratas roubam o que há de mais valioso para o ser humano, a dignidade e o orgulho de ver o trabalho reconhecido por pessoas de várias vertentes.

Portanto concurseiro, todo cuidado é pouco com os materiais que circulam por aí. Existe muita coisa boa, mas infelizmente os bons pagam pelos maus. Desconfie de tudo que vê e não acredite em material fácil e barato. Livros e apostilas no Brasil são caros, sempre foi. Não arrisque o seu sonho utilizando material de origem duvidosa.

Resumo da Ópera - Existe muito Capitão Gancho no mundo dos concursos. Gente sem um pingo de vergonha que só visa ganhar dinheiro e está pouco preocupado com o seu sucesso. E também têm aqueles que se utilizam do sucesso alheio para angariar um bom dinheiro e status. Todo cuidado é pouco. Um concurseiro que entra de verdade nessa guerra, não pode cair nessas armadilhas dos inimigos. Os piratas concurseiros estão soltos. Guarde os seus tesouros e lute para defende-los com unhas e dentes.

Tiago Gomes, um solitário e indignado concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

Este artigo é de livre divulgação. Pode copiar, colar, imprimir, divulgar, encadernar, publicar, pendurar, etc. Se você é um pirata concurseiro e a carapuça serviu, ótimo. O artigo foi feito pra você.



É expressamente proibida a cópia dos artigos publicados nesse blog para distribuição comercial ou gratuita, re-publicação, ou disseminação sem que haja a prévia permissão, por escrito, dos respectivos autores, observando o disposto na Lei de Direito Autoral no 9.610.

A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além de indenizações civis em dinheiro por uso indevido e não autorizado de material protegido.

AVISO - Quem se interessar pelo cargo de Ofícial de Justiça, dê uma olhadinha no artigo publicado hoje no blog do Professor Douglas e que trata do assunto. O link é www.professordouglas.com

———«»———«»———«»———

G A B A R I T O - Simulado RI-STJ #4

1 – C - Art. 8º
2 – C - Art. 9º
3 – C - Art 9º §1o V
4 – C - Art. 9º §2o V
5 – C - Art. 9º §3o III
6 – E - Art. 8º
7 – E - Art. 9º
8 – E - Art. 8º
9 – E - Art. 8º
10 – E - Capítulo II Seção I
11 – E - Art. 10º II
12 – E - Art. 10º III
13 – E - Art 10º VI
14 – C - Art. 10º I
15 – C - Art. 10º V
16 – C - Art. 10º VIII
17 – C - Art. 10º IV
18 – E - Art. 10º VIII
19 – E - Art. 10º VII
20 – E - Art. 10º VII

Amanhã publicaremos um novo simulado inédito e exclusivo. Não perca!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Quando Gilberto Gil criou e produziu disco Kaya N´Gan Daya (2002), criou um dos, se não o melhor, tributo à Bob Marley feito por um brasileiro. Na verdade, Gil é o patrono do reggae brasileiro e apaixonado na obra de Marley. Destaque para ótima música e clipe de "Three Little Birds", cantada à mineira pelo nosso ex-ministro. Dedicado à Débora... beijão!

3 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Piratas Concurseiros"

  1. Tiagão! Apoiadaço!
    Diga não aos capitães gancho!

    Raquel

    Danicat says:

    Pessoas...tenho que confessar ainda fico meio perdida com tanta opção de material, muitas vezes não sei p/ onde correr, fico na dúvida se é bom ou ruim, fico com vontade de comprar tudo que vejo haha, porém tenho salvação...e claro com a ajuda de vcs e das dicas que postam aqui tenho procurado focar mais meus estudos e escolhido com mais atenção meu material de estudo e gastado menos tbm! bjosss

    Camisa 9 says:

    O negócio é investir seu tempo em analisar o material. Eu disse "investir" e não "perder tempo". Porque se você pensar que está perdendo tempo procurando um bom material de estudos...então você mesmo é perdendo seu tempo estudando!

    Éu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards