Um pequeno grande salto

Hoje estou feliz, gente.

Não, ainda não recebi nenhuma boa notícia de aprovação, nomeação ou data de posse, mas mesmo assim o motivo dessa felicidade tem tudo haver.

Quem acompanha o blog já me ouviu dizer (já me leu, para ser mais exato) que estudo apenas durante o dia. Realmente nunca tive o dom para estudar a noite com qualidade. Quando fiz faculdade optei pelo curso noturno e no dia seguinte a cada aula tinha repassar a matéria dada, assim como aconteceu com todos os outros cursos que fiz no período noturno ao longo dos anos.

Desde que comecei a estudar para concursos públicos no ano passado, esse bloqueio me incomodava. Tentei várias vezes quebrar o que chamo de “barreira das 18 horas”, o horário limite para meu estudo eficiente, mas os resultados foram medíocres, minha mente parecia entrar em marcha lenta após esse horário. Convencido de que não adiantava ficar “batendo em ferro frio”, tratei de organizar meu estudo diurno para dar conta de tudo até às 18 horas e poder, então, descansar com tranqüilidade.

Só que algo incrível aconteceu. Desde o começo da semana passada, sem ter programado ou pensado em fazer isso, quebrei naturalmente a maledeta “barreira das 18 horas”. Isso mesmo, passei a continuar estudando sem perda de qualidade até por volta das 20 horas!

“Putz, todo esse barulho por causa disso?”. Exatamente. Essa mudança é para mim uma grande conquista, ainda mais por ter acontecido de forma natural. Foi a quebra de um paradigma pessoal que já tinha por indestrutível.

Só para vocês terem uma idéia de como isso representa para mim um ganho estratégico na guerra dos concursos públicos, basta tomar como exemplo as provas realizadas a tarde, como será a prova para técnico judiciário do STF que prestarei daqui a algumas semanas. Essas provas vespertinas terminam, geralmente, entre 18 e 19 horas. Enquanto estava submetido à “barreira das 18 horas”, tinha de montar minha estratégia de prova considerando esse fator. Vocês não imaginam como essa limitação atrapalha. Agora não preciso mais me preocupar com isso, o que por si só já traz uma dose extra de tranqüilidade que, com toda certeza, permitirá que eu faça uma prova muito melhor.

No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong, antes de se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, disse a antológica frase "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". Para os concurseiros sérios, pequenas conquistas como a que estou comemorando são grandes saltos pessoais. Parafraseando o famoso astronauta, “um pequeno passo para outras pessoas, um grande salto para o concurseiro” ... em direção à posse, claro.

Todo concurseiro sério quebra pelo menos um paradigma pessoal em sua luta na guerra dos concursos públicos e levará isso consigo para o resto da vida. Notem que ganhamos não somente conquistando um trabalho bem remunerado, estável, conseguido como recompensa pelos nossos esforços pessoais, não, ganhamos também quebrando paradigmas pessoais que gerarão outros dividendos ao longo do tempo. O fato de ter conseguido passar a estudar com qualidade total após às 18 horas, algo que sempre me incomodou muito, permitirá que após a posse possa continuar meu aprimoramento educacional com muito mais qualidade e tranqüilidade.

Resumo da ópera – Estudar para concursos públicos é dureza, algo muito mais complicado e extenuante do que quem está de fora possa imaginar, mas vale a pena. Os ganhos envolvidos são vários, diretos e indiretos, e alguns nos são entregues antes mesmo da posse, como incentivos para continuarmos lutar, como indicadores de que estamos no caminho certo. E isso nos deixa felizes, contentes conosco mesmo. E que venham os próximos livros, apostilas, horas de estudo e concursos concorridos.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Que paradigmas pessoas você já quebrou enquanto estuda para concursos públicos? Quais você pretende quebrar?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA





Robyn Rihanna Fenty obyn Rihanna Fenty, mais conhecida por seu segundo nome, nasceu em Barbados (Caribe) e é atualmente uma das cantoras que mais fazem sucesso ao redor do mundo, emplacando vários hits que teimam em não sair do topo das "mais tocadas" de diversos países. "Don´t Stop the music", música do seu terceiro album, é um desses casos.

5 Response to "Um pequeno grande salto"

  1. Raquel says:

    Eu já consegui quebrar algumas barreiras. Aprendi Direito Penal. Isso é incrível!


    Raquel

    Anônimo says:

    Nossa, parabéns por vc ter conseguido vencer essa barreira do horário! eu imagino como isso vai ajudar e muito nos estudos.

    Eu ainda tenho algumas em relação aos estudos que preciso vencer. Aos poucos eu chego lá. Quero que seja algo natural, sem ser forçado, como aconteceu com vc.

    Abraços, Helineide

    Anônimo says:

    Sei bem o que vc postou no blog. Quebrar tais paradigmas demonstra superação, dedicação, obstinação. É isso aea...

    Gil

    Parabéns CS!!! fico feliz por ter conseguido, mas realmente os especialistas em métodos de aprender dizem que a mente fica melhor apta a captar alguma coisa pela manhã entre 08 e 11h e à noite entre 18 e 20h, vi este artigo numa Istoé se não me engano... Felicitações por ter conseguido essa conquista pessoal!

    Camisa 9 says:

    PARABÉNS DE VERDADE!
    "CONQUISTE UM OBJETIVO( no seu caso foi uma vitória natural, mas nada natural, porque mesmo que você tenha tentado esquecer isso, o seu cérebro não esqueceu e continuou batalhando e VENCEU) E SE FAÇA FELIZ!"

    CONQUISTE UM OBJETIVO E SE FAÇA FELIZ!

    Creio que agora, você se tornará uma pessoa melhor, por não ter mais essa barreira incômoda e se tornará um concurseiro com mais sucesso do que já tem!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards