COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - E agora?

A vida é mesmo feito de escolhas e para o concurseiro elas podem ser cruéis. Hoje vou contar uma história: começei o ano de 2008 empolgado com o esperado concurso do TST. Já tinha alguns meses que estava estudando, fiz cursinho das matérias que eu não me sentia preparado. Comprei livros, adquiri vários exercícios. Estudava, em média, 10 horas por dia. Estava muito afim e me sentia realmente preparado. O dia - 17 de fevereiro - foi ansiosamente aguardado, porém o que eu mais temia aconteceu. Eu tinha sido classificado para o TRF 3º Região e precisava fazer uma prova de digitação que já havia sido anulada uma vez por erro da banca. Quando olhei o dia da prova não acreditei, 17 de fevereiro às 17:30h em Campo Grande – MS. Ainda tentei recorrer, mandei requerimento para o TRF e para a FCC pedindo para fazer a prova no sábado e, assim, teria tempo de estar em Brasília no domingo para fazer a prova do TST. Resultado: indeferiram não só o meu requerimento como de todos e ali eu tive que tomar uma decisão. No primeiro momento pensei: putz, e agora? Gastei dinheiro e tempo para me preparar para uma prova que tinha tudo pra dar certo e, ao mesmo tempo, não poderia deixar de fazer a 2ª fase (muito mais fácil) de um concurso onde eu já tinha deixado milhares de candidatos para trás. Foram as noites mais mal dormidas da minha vida de concurseiro, mas cheguei à conclusão que eu não poderia, naquele momento, trocar o certo pelo duvidoso. Decidi, portanto, pela prova de digitação do TRF 3ª Região ao mesmo tempo em que desistia do sonho do TST, pra mim, um dos melhores lugares para se trabalhar aqui em Brasília.

Passado esse período de difícil escolha, fui ao Nordeste fazer a prova do TRF 5ª Região. Assim que voltei saiu o concurso do STF e, sem saber o resultado do TRF, meti a cara nos estudos e me dediquei muito no começo. Afinal, trabalhar na Suprema Corte do país, ainda mais na cidade onde você nasceu e viveu por toda a vida é o sonho de qualquer um. Mas ainda tinha o resultado do TRF pra sair e para a minha felicidade fui classificado, mesmo que não tão bem quanto gostaria. Ali nascia mais um problema. Teria que fazer a prova prática que corria o risco de ser no mesmo dia da prova do STF. Depois disso os meus estudos não foram mais os mesmos. Não consegui mais me concentrar e me dedicar, pois a pulga que estava em minha orelha coçava incessantemente, algo me dizia que seria no mesmo dia e eu não ia perder meu tempo mais estudando e me dedicando para uma prova que não iria fazer. A frustração seria muito grande. Dito e feito! Esta semana, recebi a cartinha com o dia e local da prova prática do TRF 5ª Região: 06/07/08 – 14:20h. Mesmo dia e mesmo horário da prova do STF. O mesmo pensamento me veio à cabeça: E agora? Dessa vez não demorei a decidir e escolhi pela prova prática. Aproveitarei o tempo (não precisa ficar estudando no hotel pra fazer prova prática neh?!) para repor as energias e me concentrar para os próximos concursos.

Resumo da ópera: Vida de concurseiro não é nada fácil. Cada concurso é uma nova escolha, um novo sonho e um novo desafio. Não sei se fiz as escolhas certas, mas procurei ser o mais sensato possível com elas. Os órgãos e bancas poderiam criar uma agenda comum para os concursos a nível federal do Executivo, Legislativo e Judiciário. Com certeza, durante o ano não temos 53 concursos desse nível. Enquanto isso não ocorre, ficamos a mercê de bancas que insistem em colocar concursos no mesmo dia, apesar de outros finais de semana estarem disponíveis. O que não pode acontecer é o concurseiro ficar pensando: E agora? Senta e chora? Não dá! O tempo passa e os concursos também. Faça as suas escolhas e tenha fé que tudo dará certo.

Tiago Gomes, um solitário e decidido concurseiro, especialmente para o Concurseiro Solitário.

Para aqueles que estão e virão para Brasília fazer a prova do STF, desejo uma boa prova! Não desejo sorte porque ela acompanha aqueles que estão preparados. Façam uma boa viagem e, se puderem, curtam um pouco a futura cidade onde irão morar. Não esqueçam de me chamar para a posse e pro churrasco! Dúvidas, críticas, sugestões e envio de materiais :-), mandem um e-mail pra: concurseiroviajante@gmail.com Abraço!

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Amanhã, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

5 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - E agora?"

  1. Anônimo says:

    Nossa, Tiago, duas vezes na mesma situação!!! Cara, imagino como deve ter sido difícil. Não sei se é impressão minha, mas parece que a FCC sempre fica concorrendo com o CESPE e prejudicando os candidatos. Na minha opinião deveria ser proibido esse tipo de coisa, mas eles não fazem isso pq é mais lucro pra eles mesmos. E ninguém tá nem ligando pra nós, concurseiros. Eu já tive que fazer escolhas entre concursos, mas não esse tipo. Tive que escolher antes mesmo de começar a me preparar o que é bem mais fácil do que depois que vc já tá lá todo empolgado ter que desistir. Mas, acho que vc foi bem coerente sim com suas escolhas. E espero que tudo dê certo.

    Abraços, Helineide

    Flavia C. says:

    Tiago, passei pela mesma "crise" TRF3-TST. Assim como você, não troquei o certo pelo duvidoso... e não me arrependo. Cavacos do ofício! Boa sorte no TRF5, já que não será meu concorrente de STF!

    Raquel says:

    Tiago, felicidades com sua escolha!
    Eu, no seu lugar, teria feito o mesmo.

    Bons estudos!
    Raquel

    Camisa 9 says:

    Não tenho palavras pra lhe confortar agora, cara! E mesmo calejado, por não ser a sua 1° vez nesse caso, creio que alguns sentimentos ruins devem ter-lhe vindo à cabeça, mas esqueça-os, OK!?!

    Você fez a escolha certa. Fez a escolha que 99,99% dos concurseiros fariam, concurseiros com bom-senso eu digo!

    Boa prova de digitação!

    *Como disse a Helineide, reiterando o que você disse sobre o calendário, creio que seria mais inteligente até para as bancas não se cruzarem para não haver dúvidas entre os concurseiros e eles investirem nos dois certames...

    **Li em algum lugar que essas coincidências, não são nada coincidentes e que fazendo assim, eles forçam os concurseiros decidir logo de cara aquele certame que mais lhe aprecia, fazendo isso pensam que só vai prestar aquela prova, quem realmente quer aquele cargo e não pra concurseiros com metralhadoras na mão que atiram pra todos lados, coisa essa que eu não condeno e só não faço por falta de estudo e de recursos.

    Pessoal, muito obrigado pelas palavras. Elas me confortam e me dão a certeza que fiz a escolha certa. Vida de concurseiro é olhar pra frente, de um jeito ou de outro, serei recompensado.

    Valeu!!!

    Tiago G.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards