Ajuda com exercícios

Todo concurseiro sério sabe que fazer exercícios de concursos anteriores faz parte da estrada que leva ao sucesso, afinal de contas, cada banca tem seu próprio estilo de cobrar as matérias, seu jeito de criar as famosas “pegadinhas” e, também, seu jeito muito próprio de errar nos enunciados ou opções de respostas.

Se até algum tempo atrás o maior problema era conseguir questões de concursos anteriores, hoje o problema é outro. A Internet facilitou muito a vida dos concurseiros também nesse ponto e hoje é possível encontrar dezenas de sites oferecendo provas de quaisquer bancas e de quaisquer concursos. O maior problema, agora, é restrito aos concurseiros que não fazem cursinho, é o tal do “não sei fazer essa questão, quem pode me ajudar?”.

São vários os concurseiros que já vi reclamando que passam apertado com essas questões que não conseguem resolver. Ficar com a dúvida é tão ruim quanto nunca ter feito a questão, mas há soluções para esse problema.

Solução 1 – Procurar por amigos concurseiros que possam ajudar na resolução das questões em dúvida.

Solução 2 – Procurar na Internet pela resolução das questões.

Solução 3 – Pedir ajuda em um bom fórum concurseiro para resolver as questões.

Tá, mas como faço isso?” Calma, não é difícil.

A primeira solução é de aplicação direta, é chegar para os amigos concurseiros e perguntar “fulano, você pode me ajudar a resolver essa questão aqui?”.

A segunda solução significa acessar o Google, fazer uma pesquisa utilizando parte do enunciado da questão entre aspas mais a palavra “resolução” e verificar os resultados que retornarem. Com sorte você encontrará a resolução da questão em algum site ou fórum.

A terceira solução, por sua, vez demandará que você se inscreva em um bom fórum de concursos (concurseiros, PCI, CorreioWeb, ...) e poste a questão na sala específica da matéria juntamente com um pedido de ajuda com a resolução. Com certeza logo algum outro concurseiro que saiba resolver a questão o ajudará.

Outra coisa muito importante é prestar muita atenção para a adequação da resolução encontrada/fornecida. Não é difícil de encontrar por aí resoluções equivocadas, pouco práticas ou mesmo erradas, que apesar de aparentemente estarem corretas e levarem à resposta certa, na verdade não estão tão corretas assim. Para isso o melhor é ter duas resoluções que devem ser compatível, senão exatas.

Resumo da ópera – Não fazer questões anteriores de concursos é uma grande falha no esquema de estudo de muitos concurseiros. Não que isso atrapalhe os estudos, mas torna o aprendizado menos efetivo e mais lento. Agora, ficar com dúvidas quanto a resolução de questões, isso, sim, é um grande problema que deve ser evitado a todo o custo. Nunca se sabe, talvez justamente aquelas questões nas quais você está em dúvida sejam cobradas em um concurso que prestar, somente com dados diferentes, e você não vai saber resolve-las, mas somente pensar, algo do tipo “putz, já vi essa questão”.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
"American Pie" é uma canção escrita e gravada por Don McLean em 1971 e regravada por Madonna em 2000. A canção transformou-se num estrondoso sucesso e chegou ao primeiro lugar nos tops norte-americanos. Sua letra extensa e enigmática contém dezenas de referências a vários artistas, canções, lugares e acontecimentos da história do Rock and roll. O significado das suas metáforas tem sido debatido durante anos pelos admiradores da música na Internet, o que gerou diversas hipóteses que tentam esclarecer cada frase escrita por Don McLean.


6 Response to "Ajuda com exercícios"

  1. Raquel says:

    A solução é boa. Andei fazendo isso durante um tempo. O Google é a solução para quase todos os problemas e aflições concurseiras (risos).

    Raquel

    Não conheço ninguém que tenha passado em um concurso dentro das vagas, nos tempos atuais, que não tenha feito milhares de exercícios de cada matéria. É o método mais fácil e prático de fixação da matéria. É fundamental para todo concursando... é o segredo do sucesso!!!

    Muito bom o post, parabéns Charles!

    Anônimo says:

    Como eu não faço cursinho, muitas vezes me deparo com essa dificuldade de dúvidas em relação a resolução das questões. Faço exatamente aquilo que vc disse, só que antes de procurar pelos amigos, tento encontrar sozinha mesmo, depois nos fóruns e por último vou a amigos que possam me ajudar. Mas sempre procuro conferir e tentar raciocinar sobre a resposta. Não dá pra aceitar tudo de olhos fechados.

    E realmente fazer exercícios é essencial, não só pra conhecer a banca, mas também para ter uma maior fixação da matéria estudada. Até mesmo quando erramos tudo é proveitoso, pois temos a tendência de não esquecer o que erramos. Isso aprendi com um professor na faculdade que disse que quando era aluno errou uma questão numa prova e nunca mais esqueceu esse assunto.

    Então, a regra é: exercícios sempre.

    Abraços, Helineide

    Nos últimos tempos, não conheço ninguém que tenha passado em um concurso dentro das vagas que não tenha feito milhares de exercícios de cada matéria. É o método mais fácil e prático de fixação do conteúdo. É fundamental para todo concursando... é o segredo do sucesso!!!

    Muito bom o post, parabéns Charles!

    Flavia C. says:

    Caramba, uso os mesmíssimos métodos!

    Camisa 9 says:

    “putz, já vi essa questão”
    Parece até que vc tem 80 anos ou que faz concurso desde os 13 anos ou que você lê pensamentos!!!!

    Eu não era muito de fazer exercícios, mesmo sabendo que isso erado e o pior de tudo é: Não olhar novamente as questões que você acerta...isso pode ser até um tema futuro.

    *Só pra vcs saberem. A 1° colocada em um concurso aí (acho que foi Escrevente Técnico Judiciário em 2007, acho que foi em Sampa ou foi o de Santos ou Campinas em 2006) saiu da escola que eu também fiz. Ela disse que fez por volta de 5000exercícios, não sei o tempo preciso que isso demorou, mas ela disse que cairam exercícios iguais, ou muito muito muito mesmo parecidos!!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards