COLUNA DA RAQUEL - Reta final: hora do desespero ou não

Muitos acompanham minha trajetória devem saber que estou a poucos dias da prova da Marinha.

Já estudei horrores, já estive me sentindo confiante, já passei pela fase do desespero algumas vezes, mas fui alertada para sair dela. Recentemente, ela veio com mais força e me trouxe cansaço, mas os amigos e familiares estão me dando lições para sair dessa. Por isso pego emprestado o jargão de Caetano Veloso e digo, "ou não" para o desespero.

O grande problema é que cometo um grande erro (ah, sou humana) e fico olhando para o que passou. Dou tanto valor ao que passou que acabo errando no julgamento sobre como estou agora. É verdade que ter sido reprovada dois anos consecutivos nesse concurso me deixou meio traumatizada, a despeito de ter levado meu estudo tão a sério. Contudo, um ano se passou e eu continuei estudando.

Só que eu deveria pensar mais que já estou estudando para o mesmo concurso umas três vezes, que faço cursinho e atormento os meus professores com dúvidas. Eu sou uma aluna simplesmente insuportável! Deveria lembrar sempre que, na maioria das matérias, estou na frente deles e que eu leio diversos textos extras. Enfim, eu deveria confiar mais em mim.

Ter a consciência de que estou fazendo todo o possível para a aprovação deveria ser um mantra a ser repetido à exaustão! Afinal, eu não faço mais nada na minha vida! Aos poucos fui me envolvendo nesse projeto a ponto de largar diversas outras ocupações. Só fiquei com atividade física que é pra estudar melhor, pois estava morrendo de dores no corpo no ano passado. Como podem ver, tudo envolve estudo.

Outro erro é ser muito perfeccionista, o que é um suicídio. Eu fico querendo ver o programa inteiro do concurso, mas é meio complicado. Não sei nem mesmo se é possível. Preciso parar com isso e fazer aquilo que está ao meu alcance. Eu sou uma concurseira séria!

Pois é, amigos concurseiros. O objetivo a ser alcançado é tão bom e nós lutamos por tanto tempo que não conseguimos acreditar que um dia chegaremos à aprovação.

Dias desses, estava me recordando de quando fiz meu primeiro concurso, aos 17 aninhos. Estudei a sério, obtive boa classificação, mas não fui chamada. O concurso era para formação de cadastro de reserva e só chamaram uma única pessoa. Como eu era imatura, desacreditei dos concursos. Toquei a vida, fiz vestibular, faculdade e virei fazedora de concursos. Estudava, mas ficava com preguiça de me esforçar pra valer porque achava que nunca daria em nada.

Tudo isso mudou quando descobri o que desejava fazer da minha vida. Isso aconteceu no último ano da faculdade, quando eu me sentia perdida e desanimada. Via meus colegas querendo ser Defensores Públicos, Delegados e ouvia alguns comentários atravessados sobre estudar para Oficial de Justiça. Diziam que era pouco. Tudo bem que eu não estava convicta do que fazia, mas foi engraçado vê-los tentando concurso de Oficial de Justiça depois de formados.

Nesse momento que descobri o concurso da Marinha. Um certame com matérias exóticas, poucas vagas, mas na medida certa dos meus sonhos. É menos complexo que concurso de Promotor de Justiça, pelo menos. Foi uma ligação que encontrei com os sonhos de infância e adolescência (quando adorava visitar o navio museu Bauru no RJ).

Foi esse sonho que me manteve ligada, apesar de todos os percalços, estudando para esse concurso. Não sei quando serei aprovada, mas me vejo em algum momento da minha vida fardada e marchando.

Resumo da Ópera - Ponha amor no que você faz, mas não sofra por "dor de cotovelo". Pense no quanto já caminhou, no que já aprendeu e também como seu erros te ajudaram até agora. Mesmo que julgue que a meta seja tão maravilhosa e distante, agarre-se na idéia de que, pelo menos, um dia a sua vez chegará. Pode não ser hoje, mas algum dia será. Quando estiver muito perto de uma prova, pense que fez o possível (como concurseiro sério) e não se torture tanto. Não sabote a si mesmo, ajude-se!

Raquel, uma legítima concurseira carioca.


———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA





Para entrar na atmosfera militar, aqui vai "Aquarela do Brasil" tocada pela Banda dos Fuzileiros Navais.

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(É hoje, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

5 Response to "COLUNA DA RAQUEL - Reta final: hora do desespero ou não"

  1. Parabéns Raquel pelo artigo.
    Não é somente com vc que ocorrem esses sentimentos. Comigo é a mesma coisa. Eu acalento um sonho faz 4 anos. Quero ser servidor federal, custe o que custar. Eu vou conseguir. Pode demorar 4, 5, 6.. ou mais anos. Mas, eu vou conseguir. Eu não desisto nunca!
    Tenho certeza que vc será aprovada nesse concurso. Estaremos torcendo por você.
    Abs.
    Alfredo Madeiro

    Raquel says:

    Obrigada pelas palavras de apoio, amigos concurseiros. Que elas retornem em dobro a todos vocês!


    Raquel

    Raquel says:

    Que engraçado! Essa foto usada no artigo é a mesma do dia 5 de março! Esse blog dá até pra fazer jogo dos 7 erros!

    E teve um artigo meu que, a despeito de eu ter enviado a música, ela não foi colocada. rsrsrsrs

    Só fui observar hoje, revendo posts antigos. Eles são ótimos para reavivar "mantras concurseiros"! Há artigos seus que merecem ser lidos mais de uma vez.


    Raquel

    Camisa 9 says:

    Estou torcendo por você Raquel!
    De verdade! E torcendo pelo Aldredo, pelo Charles e por todos os concurseiros sérios!
    Quero me tornar um em breve e fazer por merecer as coisas em minha vida.

    Quanto à você Raquel, não a conheço direito, apenas pelo o que você escreve e o que a minha mente se ocupa de pensar, mas aí vai mais um puxãozinho de orelha rsrs

    Você deve ficar tranquila, você estuda e estuda e qual é o prêmio de quem estuda?
    Fique tranquila e confie mais em si mesma, sem esquecer da humildade que eu sei que você tem de sobra!!!!
    A parte que você fala: "Não sabote a si mesmo, ajude-se", mostra que você já percebeu e entendeu o que deve fazer!

    Boa prova!

    Raquel says:

    Obrigada pela força, Camisa 9! Só falta você arrumar ânimo pra estudar! Força!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards