Novas reflexões - a beleza de estar no limbo

Gostaram do artigo do último domingo? Achei que vocês ficaram meio mudos. Creio que poucos devam ter gostado.

Hoje trago novas reflexões sobre minha atual condição: estou no limbo concurseiro e estou adorando estar. Isso parece maluquice, mas não é. Eu sinto que o pior da minha vida concurseira já passou - aquela fase em que se está aprendendo a estudar- dando lugar a uma fase de aperfeiçoamento. Pode ser que eu demore a ser aprovada de vez e nomeada, mas pelo menos vejo que meus estudos estão dando resultado. Estou extremamente alegre porque sinto que já faltou muito mais a caminhar que agora. Isso exerce em mim um efeito psicológico benéfico porque sinto que se eu me esforçar mais um pouco, dá samba (risos).

Com esse tipo de percepção, agora vejo algumas coisas que não conseguia visualizar antes. Vi que não devemos ser esnobes e, tampouco, deixar que pessoas que agem assim nos incomode, nos derrube. Isso porque a vida é caprichosa e você pode acabar indo melhor em uma prova que a pessoa que te esnobou. Aconteceu isso comigo. Lembra da moça que disse que alguns concursos são "molinhos"? Tô imaginando a cara de vergonha dela diante do resultado do concurso. Ela foi bem mal, coitada.

Outro aspecto que comecei cada vez mais ficar certa disso, é de que não se estuda errado como querem afirmar alguns concurseiros falsos e fazedores de concurso que insistem em encher nosso saco. Eles, recém-chegados no nosso universo, pensam serem verdadeiras autoridades no assunto e dizem que você não foi aprovado até então porque estuda errado. É dose aturar gente assim!

É muito fácil dizer isso e afirmar que não podemos ficar nervosos, como se fôssemos algozes de nós mesmos. Agora, eu não caio mais nessas armadilhas. Vejo mesmo que não estudo errado, mas que ainda falta um caminho a percorrer para finalmente "correr para o abraço".

Também estou farta de ouvir algumas pessoas perplexas (até perdôo porque não são concurseiras) com a minha escolha de estudar para concursos. Elas acham que escolhi sofrer e que gosto disso. Não, não, não, não gosto! Sacrifícios fazem parte da luta. Todo mundo quer ter opinião sobre tudo, até sobre aquilo que não sabem. Esses falastrões quase me destruíram.

Bem, eu insisto duramente que devemos persistir em estudar com seriedade e humildade. Nunca pense em se acomodar por ter estudado na Universidade "X", ter a impressão de que domina determinado assunto ou em que desestabilizando o concorrente, você será aprovado. Neste último caso, você teria que ter um trabalho Hercúleo, pois teria que fazer com todo mundo e esqueceria do foco da sua prova! Nenhum concurso é fácil, isso já virou clichê. Umas provas são mais complexas que outras, mas nunca fáceis.

Portanto, se alguém vier te importunar com críticas vazias, faça cara de paisagem para não se magoar. Aceite as críticas que forem construtivas e com sugestões, mas não essas palavras mal usadas. Isso porque, nós concurseiros, sofremos muito porque precisamos vencer nossas angústias, a preguiça diária, acreditar num sonho distante, lidar com escolhar diárias difíceis, ser exímios estrategistas. Muitos de nós deixamos a vaidade de lado, arriscamos relacionamentos e tudo o mais que temos em prol daquilo que ainda não temos. Não ponha tudo a perder por causa de pessoas assim.

Resumo da Ópera - Não deixe ninguém desacreditar você. Deixe essas pessoas com o queixo caído, boquiabertos com o seu sucesso. Peça apoio aos amigos, familiares e namorados (as) porque essa nossa vida é muito dura. Portanto, quando chegar no limbo concurseiro, fique feliz e estude mais! Tenha sangue frio e confie em si mesmo. Você pode acabar desbancando os esnobes.


11 Response to "Novas reflexões - a beleza de estar no limbo"

  1. Raquel says:

    Desculpem-me pelos erros erros de vírgula e pela repetição de algumas expressões. Eu revisei o texto, mas deixei passar alguns detalhes.

    Comentem! Adoro saber se o texto ajuda em alguma coisa.

    Raquel

    Anônimo says:

    Obrigada pelo post, Raquel!

    Pra mim é difícil estar no limbo. Chegar tão perto e ver o sonho escapulir pelas mãos. Tenho dificuldade em ver beleza nisso. Mas, isso que vc falou hoje me ajudou a ver que também é bom estar no limbo. Tenho que aprender a olhar que estou quase lá e não olhar para os obstáculos. Ser mais positiva.

    Quanto às pessoas que tentam nos derrubar, também estou aprendendo a lidar com elas. Algumas coisas ainda me abatem, mas a maioria já deixei pra trás. Só que tem dias que já estamos cansados e um pouco frustrados e quando vem alguém falar besteiras simplesmente nos deixamos abater. Como vc disse é dura nossa caminhada. Muito recompensadora no final, mas os caminhos são tortuosos sim.

    Parabéns pelo post.

    Ah, eu gostei muito do post do último domingo. Tanto que comentei lá também. Aliás, comento todos os dias pq vcs todos escrevem muitoooo bem. E me ajudam bastante!!!!

    Abraços, Helineide

    Milly says:

    Olá!
    Mais uma vez me surpreendo com a capacidade que vc tem para expor a dor e a delícia dessa vida de concurseiro. Com certeza absoluta, essa vida não tem nada de fácil. Além das horas de estudo, há as pessoas que não entendem e fazem questão de menosprezar aqueles que escolheram o caminho do cargo público. Assim como vc, não foram poucas as vezes em que escutei bobagem. Uma de minhas melhores amigas chegou a perguntar o que meu pai achava disso...afff, vc não tem idéia do qunato isso me chateou, chorei uma noite inteira. Mas, ao contrário do que ela imagina, tenho todo o apoio do meu pai e, o melhor, 5 aprovações para esfregar na cara dela!!!Para fugir desses comentários tomei uma atitude simples e, ao mesmo tempo drástica: não atendo aos telefonemas de alguns desses amigos.Abçs Milly

    Anônimo says:

    Primeiro !!!

    Sério, seus dois artigos foram ótimos, sobre este "limbo" em que estamos: nem estamos no início da jornada, nem no final dela, e não sabemos quando ela acabará...

    E descreveu perfeitamente sobre vários "tipos" que encontramos no caminho !!!

    Parabens, e continue escrevendo sim, OK?

    Fabiana says:

    Oie amiga!
    Sim, se não se importar, a partir de hj quero te chamar de amiga, pois não são os amigos que te falam a coisa certa na hora certa?
    Adorei teu post!!
    Guria! Eu tb estou no limbo. Fiz um concurso agora e fiquei no "quase" para passar. E nem estou chateada com isso, pois finalmente aprendi a estudar. Já estava ficando chateada que eu não aprendia o caminho das pedras. Agora eu aprendi!! A aprovação agora é uma questão de tempo!! É engraçado ver meus amigos concurseiros virem me falar: Não fica chateada! Bola pra frente! Essas coisas que se falam para os amigos não desistirem da vida concurseira. Eu não estou chateada e eles não acreditam em mim...
    Sim, minha amiga, tenho sorte de ter amigos que se preocupam de verdade comigo. Mas essa seleção foi dura! Há um ano "cortei" de vez os "falsos amigos" e minha vida concurseira só melhorou. Quanto aos familiares, esses não tem como cortar, então vou levando...
    E não se preocupe quando ninguém comenta sobre o texto, é pq ele caiu como uma luva na vida da gente e estamos de queixo caído até mesmo para comentar.
    Continue sempre assim. Foi aqui que descobri que essa vida concurseira é igual para todos, com suas provações, vitórias parciais, angústias... Isso é experiência para uma vida inteira e não até a aprovação!
    Bjo grande no coração dessa sua nova amiga
    Fabi!

    Anônimo says:

    Muito bom seu texto, como sempre um incentivo a nós mesmos, eu ainda tenho um caminho grande a percorrer falta disciplina, acreditar mais em mim enfim itens necessários a um concurseiro de verdade. Adorei sobre a questão da universidade x, não estudo numa pública e por isso prefiro não falar muito o que penso pois ja me disseram que com a minha universidade não conseguirei, pura baboseira... Grande abraço e boa sorte. Camila Parobé

    Anônimo says:

    Oi Raquel!

    Adorei o texto! Tô louca para chegar no limbo. Tô tentando. Passei pela fase do choque, acreditava que seria fácil passar em concurso. Depois dos resultados dos primeiros ou vc desiste e diz q foi falta sorte, ou encara que vc não é tão bom quanto acreditava, e que terá que dar mais sangue,estou assim agora... Espero não demorar muito para entrar no limbo. rsrsr : )

    Raquel says:

    Obrigada, vocês são uns amores!
    Ficamos tão fragilizados e sempre vem alguém para nos jogar mais para baixo ainda. Que péssimo!

    Quanto a estar no limbo, realmente, é algo que anima. Só que, infelizmente, não é possível nem mesmo estar no limbo em todas...fica para o próximo artigo. Não percam!

    Raquel says:

    Fabi, claro que pode!
    Estamos todos nos mesmo barco. Reitero o trocadilho: este é um blog de concurseiros solidários!

    Camisa 9 says:

    Excelente post!
    Te perdôo sim rsrs

    "Isso porque, nós concurseiros, sofremos muito porque precisamos vencer nossas angústias, a preguiça diária, acreditar num sonho distante, lidar com escolhar diárias difíceis, ser exímios estrategistas."

    Esse trecho é a minha nova motivação! Fora preguiça e que venha a "Estrategi" do latim!! rsrs

    Raquel says:

    Haja Tropa de Elite!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards