Monólogo de um Concurseiro

“Não tenho tempo mais pra nada!

Os locais que eu freqüentava não convivem mais com minha presença. Os amigos envelhecem em retratos antigos, surrados de tanto manuseá-los em busca de vagas lembranças. Amores antigos foram deixados para trás e a vida se transformou em um grande marasmo.

Os cabelos penteados, as unhas bem cortadas, sempre uma fragrância agradável, frutos de uma imagem construída por anos, foram deixados de lado. A imagem já não se vende e o produto não engana mais.

Bons anos foram aqueles em que eu contemplava o nascer do sol depois de noitadas em discotecas ou em mesas de boteco. A segunda-feira era reservada para ouvir histórias e guardá-las na memória que há muito não guarda lembranças do tempo vivido.

De repente, começaram a me chamar de concurseiro. No começo estranhei, soava como um grande palavrão. Aos poucos fui me acostumando, mas a inquietude não passou. O tempo começou a passar ainda mais rápido. Os amigos se afastaram, a badalação também e me senti sozinho, o mundo ao meu redor ficou vazio. Esse é o preço que pago por ser chamado de concurseiro? Seria o “mundo dos concursos” o monstro do pântano que tanto tinha medo quando criança?

Vivemos tão pouco, acumulamos tão poucas histórias para contá-las nos bares da vida que estudar para concurso chega a ser, às vezes, melancólico. Antes o meu melhor amigo era o João, agora convivo diariamente com minhas novas amizades: Direito Constitucional, Administrativo, etc. Meu maior inimigo era o Antônio, agora é o Português. Para onde a vida me levou...

Ah! A vida... vida corrida, com suas pernas gigantes e sua velocidade constante, não chega a dar tempo ao tempo. Corre... corre... corre!”

Resumo da Ópera: Infelizmente muitos de nós encaramos os concursos dessa forma. Deixamos de lado amigos, família, lazer e descanso em busca do tão sonhado cargo público. Claro, todo sonho tem o seu preço, não dá pra levar a mesma vida de badalação e curtição. Mas com moderação dá para levar os estudos numa boa, sem que esse convívio social atrapalhe. Portanto, ligue para os amigos e familiares; curta a vida um pouco e não deixe de sonhar. As dores que sentimos no corpo são sinais da alma que está cansada de não ser explorada. Faça isso e terá tempo para tudo!

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário

Obs: A única forma de saber se o que escrevemos tem sentido são os comentários que vocês mandam para cada artigo do blog. Não deixe de comentar e dar a sua opinião. É muito gratificante ler cada comentário. Portanto, comente os artigos e troque uma idéia conosco. Ah! E se você quiser aprofundar a conversa sobre concursos comigo escreva para: concurseiroviajante@gmail.com. Grande abraço!

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Amanhã, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

7 Response to "Monólogo de um Concurseiro"

  1. Unknown says:

    Excelente texto! Me vi totalmente nessa história, hoje minha realidade é essa mesma, mas penso e tenho certeza que isso será temporário e vou ter muito tempo depois de aprovado, para me dedicar a tudo que tive que deixar de lado neste tempo de estudos.
    Um abraço a todos e bons estudos!

    Anônimo says:

    Ah, que post legal. É tão bom ver que não precisamos perder tudo que temos pra alcançar nosso objetivo. Algumas vezes, sinto que tenho que deixar tudo e todos e viver em clausura, apenas estudando. Mas, paro e vejo que se fizer isso, vou enlouquecer!Não existe sentido em parar a vida em busca de um sonho, um objetivo, pq quando eu chegar lá quem vai estar do meu lado para se alegrar junto comigo? E que graça terá essa vitória?
    Então, não abro mão da minha família e dos amigos queridos. Abro mão dos excessos. Mas, o que é básico não posso deixar de lado, pois é vital pra minha sanidade!

    Muito bom o post Tiago! Um alerta pra nós que, às vezes, achamos que só poderemos ter sucesso se sacrificarmos tudo em nossas vidas. Ainda bem que não é assim!

    Abraços, Helineide

    Danicat says:

    Olá adoro ler o blog ...acesso tdos os dias e quando estou desanimada nos estudos passo por aqui e já retomo com força total! Quanto a coluna de hoje...cada caso é uma caso como tudo nesta vida! Eu por exemplo procuro dar o máximo de mim durante a semana e no fds relaxo, dou atenção ao maridão, cuido da aparência, ligo p/ familiares e amigos e na segunda literalmente minha vida social desaparece, mas hoje eu tenho tempo de sobra disponível durante a semana o que me permite esse relax nos fds mas sei que não é a realidade de todos, muito pelo contrário, porém tenho certeza que dosando bem e sendo disciplinada dá p/ estudar bastante sem deixar a vida social de lado. abraços,
    Dani

    Raquel says:

    Nossa! Eu olho para as minhas fotos de quando comecei e penso que eu era tão garota! Ainda sou nova, mas eu era muito mais nova!

    Raquel

    Anônimo says:

    ola concurseiro.. pois é! e qdo a esta situação descrita por vc se liga a falta de $$$ para sair com os amigos? tendo em vista que vc optou por pagar cursinhos, comprar livros/materiais, que quase sempre são caros!? é vida de concurseiro é difícil...
    abrs (acompanho quase que diariamente seu blog!)

    dudu

    Fabiana says:

    Muito realista seu artigo, Tiago!
    Parabéns! Graças ao bom Deus, encontrei esse local onde trocamos as dúvidas, angústias... Aqui descobri que não estou sozinha.
    É a pura realidade quanto aos novos "melhores amigos", hehehe. Hj estou literalmente casada com o CPC. É uma relação de amor e ódio, tal qual as melhores poesias e romances da literatura. Alías deixa eu ir embora porque o "Renato Aquino" já está com ciúmes, hehehe!
    Bjo grande e continue sempre colaborando. Sempre me vejo num espelho. As histórias se repetem e é confortador saber que não estamos sós no mundo concurseiro.

    Camisa 9 says:

    Se você apresentasse essa sua vida num teatro eu choraria muito, mas depois me alegraria porque saberia que você alçaria a vitória.

    E a alcançará!
    E alcançaremos!

    *Helineide disse:
    "Não existe sentido em parar a vida em busca de um sonho, um objetivo, pq quando eu chegar lá quem vai estar do meu lado para se alegrar junto comigo? E que graça terá essa vitória?
    "

    E é verdade mesmo!
    Eu ainda dou umas saídas e uns desvios, porque ninguém é de ferro e nada de arrependimentos depois, sei muito bem o que faço!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards