Quando as coisas não saem como planejamos

Sempre falamos muito de planejamento aqui no blog, sublinhamos sua importância na vida e preparo do concurseiro, sugerimos modos de torná-lo mais eficiente, alertamos para o suicídio concursídico que representa sua falta.

Esse final de semana uma série de eventos me chamou atenção para algo a respeito de planejamento que nunca tocamos em nenhum artigo publicado no blog, quando acontecimentos fortuitos ferram com nosso planejamento.

Tinha planejado terminar de estudar uma matéria chata, de gravar a mim mesmo recitando parte da matéria para ouvir durante minhas caminhadas diárias, de terminar de montar o Final de Semana Vitaminado do Blog, de terminar de escrever o guia de estudos para o TRE-MG para o blog, de ler três revistas de atualidades da semana passada. Mas como no poema de Drummond, “no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho”.

Dormi muito mal de sexta para sábado, culpa de um suspeito quindim, e acordei me sentindo um lixo. Não tomei café da manhã direito, procurei algum remédio e sentindo um pouco de alívio, tive coragem apenas para me arrastar até a cama e dormir novamente, dessa vez melhor que durante a noite. Acordei para almoçar, comi pouco, publiquei metade do Final de Semana Vitaminado, bateu enjôo, tomei mais remédio e cama novamente. Acordei no final da tarde bem melhor, mas sem coragem para fazer muita coisa. Resultado, sábado perdido. No domingo acordei muito melhor, mas ainda sentindo a ressaca do sábado. Não querendo comprometer a segunda-feira de estudo, decidi que o melhor a fazer seria tirar o dia de folga, dormir até tarde, não fazer absolutamente nada que não fosse lazer.

E lá se foi o final de semana, não fiz 1/5 do que tinha planejado fazer e por melhor que tenha sido o planejamento, os acontecimentos não permitiram que tudo desse certo como eu queria.

Coisas assim acontecem, gente, com todos nós. Não há planejamento no mundo que leva coisas assim em conta. Nunca sabemos quando faltará energia elétrica, quando o quindim não está tão fresco quando o confeiteiro garante, quando aquele problema de canal no segundo dente molar irá começar a doer impiedosamente. São acontecimentos fortuitos, alheios a nossa vontade ou controle, logo não devem ser fontes de frustração, desânimo e, muito menos, culpa.

Conheço concurseiros que, simplesmente, faltam se auto flagelarem quando algo assim acontece. Não importa que qual seja o motivo além do seu alcance que ferrou seu planejamento de estudo, essas pessoas tomam para si a culpa e se sentem mal, frustram-se, criam mil caraminholas em suas cabeças. Isso, claro, é errado e uma grande, enorme bobagem.

Nos Estados Unidos existe um ditado que resume muito bens situações como a que vivi nesse final de semana ... “Shit happens” ... traduzindo ... “merda acontece” ... interpretando ... acontecimentos não esperados e muito menos desejados que afetam negativamente o que temos intenção de fazer ou que esperamos que se sucedam acontecem independentemente de nossa vontade ou interferência!

Resumo da ópera – Devemos, sim, planejar muito bem, o melhor possível, nossos estudos. Sem planejamento não chegamos a lugar nenhum. Isso é fato e ponto final. Agora, temos sempre de ter em mente que “merda acontece” e por melhor que seja o planejamento, algumas vezes independe de nossa vontade o acontecimento de fatos que põem tudo a perder e temos de refazer todo o planejamento, tirar o atraso, colocar as coisas em dia. É chato, mas acontece.

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



"Shit Happens"

2 Response to "Quando as coisas não saem como planejamos"

  1. Simone says:

    Adorei o texto. Planejei estudar nesse fim de semana, mas também não deu nada certo. Como você mesmo disse "shit happens". Abraços.

    Camisa 9 says:

    Éh..tirando a parte triste de você ter perdido o seu final de semana e o blog também, ficou bem "funny" o seu post de hoje. Que bom que você melhorou pra escrever aqui hoje e que já está de pé para continuar a estudar.

    Vídeo bem engraçado...melhor do que as video-cassetadas de domingo rsrs

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards