CONTINUAÇÃO - Final de Semana Vitaminado

Guia de Estudos para o Concurso do TRE-MG
Charles Dias

Como prometido hoje vou dar uma sugestão de guia de estudos para o concurso do TRE-MG. Antes de começar, porém, se faz necessário chamar a atenção dos concurseiros que irão prestar esse concurso para qiese atentem a dois pontos muito importantes.

1º - Esse concurso será realizado apenas em março do ano que vem, a matéria para estudar é relativamente tranqüila e a prova será curta, com apenas 60 (sessenta) questões, logo a briga será muito, mas muito feia mesmo. Será coisa de quem fizer menos de 95% de acertos não ter a mínima chance de estar concorrendo realmente para uma das vagas oferecidas ... talvez até mais!

2º - Não pense que será fácil ficar mais de três meses estudando exaustivamente as mesmas matérias, porque não será. O preparo a longo prazo para um concurso público é mais ou menos como levar uma vida monástica, onde a repetição e a disciplina sem fim são o carro-chefe, as palavras de ordem.

Vamos então à minha sugestão de guia estudos para esse concurso, lembrando que estou focando no “CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA 1: ADMINISTRATIVA”. Comecemos analisando as matérias.

Ahhh, peraí, outra coisa ... saquem só essa passagenzinha do edital:

“8.4 Para cada candidato não eliminado segundo os critérios definidos no subitem 8.3, será calculada a nota final nas provas objetivas (NFPO) pela média ponderada das notas obtidas nas provas P1 e P2, atribuindo-se os pesos 1 e 3, respectivamente, conforme a seguinte fórmula NFPO = (NP1 + 3NP2) / 4.”

Ou seja, a prova P2, a de conhecimentos específicos, terá peso três vezes maior que a prova P1 de conhecimentos básicos! E do que se tratam esses conhecimentos específicos? Hehehehe, veremos logo a frente.

Outra coisinha muito importante. Ao contrário das costumeiras provas da CESPE onde são apresentadas para os candidatos afirmações que devem ser avaliadas como certas (C) ou erradas (E), nesse concurso a banca utilizará o sistema tradicional de enunciado + cinco alternativas, para que os candidatos marquem a que considerarem correta.

Comecemos com a prova P1, de Conhecimentos Básicos.

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODAS AS ESPECIALIDADES) – Como já tinha dito na análise do edital desse concurso no final de semana passada, não há surpresas nessa matéria. É o português nosso de concursos públicos de cada dia, ou seja, é preciso saber tudo muito bem. Considerando que teremos no mínimo 10 (dez) questões dessa matéria, é bom estudá-la seriamente.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA (PARA TODAS AS ESPECIALIDADES, EXCETO PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS) – Os tópicos dessa matéria estão bastante tranqüilos, nada de diferente como Linux ou Open Office, o que facilitará em muito seu estudo. Aqui a palavra-chave é decoreba ... decoreba de atalhos, decoreba de funções, decoreba de nomes em inglês. Considerando a média de questões cobradas dessa matéria em provas de concurso e sua importância para o dia-a-dia do servidor público, aposto que serão cobradas 04 (quatro) questões dessa matéria.

ARQUIVOLOGIA (SOMENTE PARA A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA – ÁREAS 1 E 2) – Essa é uma matéria não muito difícil e bastante agradável de estudar. Nenhum segredo aqui e, também, aposto que serão cobradas 04 (quatro) questões dessa matéria.

RACIOCÍNIO LÓGICO (PARA TODAS AS ESPECIALIDADES) – Essa matéria é o bicho-papão de um grande número de concurseiros. Apesar de não ser difícil, requer concentração, estudo contínuo e muito raciocínio. E nesse edital estão previstos vários tópicos, bastante coisa para estudar. Aposto que serão cobradas apenas 02 (duas) questões dessa matéria nesse concurso.

Vejamos. Português será preciso estudar muito bem queira ou não. Arquivologia é tranqüila, mas é preciso estudar com seriedade e atenção. Informática é chatinha de estudar, mas também não dá para dar bobeira. Quanto ao raciocínio lógico, bem, dá para abordar a matéria com duas estratégias bastante diferentes. A primeira é para quem não gosta dessa matéria e, simplesmente, deixa-se de estudá-la, apostando para que sejam cobradas em provas apenas duas questões mesmo e que, estudando melhor as outras três matérias, se possa compensar as duas questões perdidas com maior índice de acertos em outras matérias. Outra estratégia é estudar a matéria muito bem e garantir o máximo de chances de acertas as questões apresentadas em prova. Qual estratégia você deve usar? Só você pode dizer, mas pessoalmente não acho que a primeira seja um bom negócio nesse concurso, não, visto o pequeno número de concorrência e o alto nível de concorrência esperado.

Passemos para a prova P2, de Conhecimentos Específicos.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL – Sinceramente esperava um maior número de tópicos complexos nessa matéria, ao invés disso temos apenas três tópicos muito básicos de Direito Constitucional, que todo concurseiro sério com pelo menos um ano de estudo deve ter na ponta da língua. Decoreba pura. Para essa matéria chuto que haverão 05 (cinco) questões.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO – Agora “a porca torce o rabo”. Diferente da matéria anterior, temos aqui um número maior de tópicos que tratam de assuntos complexos e de estudo mais difícil. Essa matéria promete dar muito trabalho aos candidatos desse concurso. Para essa matéria chuto que serão, pelo menos, 10 (dez) questões.

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL – Independente do número de tópicos e sua complexidade, essa matéria é exótica, longe do foco de estudo de grande parte dos concurseiros, e, por isso mesmo, considero que deva ser tratada como matéria muito difícil, mesmo que não seja. Como o concurso é de um tribunal eleitoral, esperem pelo menos 10 (dez) questões dessa matéria.

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS – Aqui temos nada mais nada menos que nossa velha conhecida Lei n.º 8.112/90, longa, complexa, cheia de decoreba, difícil. Para essa matéria teremos, pelo menos, umas 05 (cinco) questões.

REGIMENTO DOS JUÍZOS E CARTÓRIOS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS – Mais uma matéria exótica, bem exótica, e, portanto, deve ser considerada como muito difícil. Para essa matéria também aposto em 05 (cinco) questões em prova.

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS – Como a matéria anterior, temos outra matéria exótica-difícil, que deverá cobrar também 05 (cinco) questões.

Tendo em mente que essas matérias terão as questões “pesando” três vezes mais que as questões das matérias de Conhecimentos Básicos, seu estudo se torna muito, mas muito mais importante. Se vocês querem mesmo saber, tenho por mim que é suicídio prestar esse concurso sabendo menos que 90% dessas matérias na ponta da língua!

Para facilitar a vida, consideremos que temos 03 (três) meses fechados de 30 (trinta) dias para estudar tudo isso e então fazer a prova. A questão é como planejar a distribuição de tempo para cada matéria, para cada tópico, para estudar lei seca, doutrina, fazer questões de provas anteriores e tal.

Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes.

Considerando o peso três da prova P2 de Conhecimentos Específicos, tenho por mim que o mais prudente será dedicar um mês ao estudo das matérias de Conhecimentos Básicos e dois meses para estudar as matérias de conhecimentos específicos.

Claro que não é para estudar Conhecimentos Básicos o mês de dezembro todo e depois Conhecimentos Específicos janeiro e fevereiro inteiro, nada disso, o tempo de estudo deve ser intercalado. Assim para os três meses, 10 dias deverão ser dedicados ao estudo das matérias de Conhecimentos Básicos e 20 dias às matérias de Conhecimentos Específicos, intercalados de acordo com a disponibilidade de tempo e particularidades de cada concurseiro.

Muita gente nos pergunta quanto tempo devem dedicar ao estudo de cada matéria. Bem, não temos como responder isso, pois tudo dependerá de vários fatores, como o quanto cada um sabe de cada matéria, qual a familiaridade de cada um com elas e tal. Alguns candidatos a esse concurso precisarão estudar apenas uma semana de Raciocínio Lógico para saberem a matéria, outros precisarão de duas semanas, um mês inteiro. Varia muito.

Resumo da ópera – Esse concurso não será bolinho, não, gente. Podem apostar que será um dos mais concorridos de 2009 e com concurseiro com melhor preparo. Não pensem que festas de final de ano, férias de janeiro e carnaval vão afastar os concurseiros sérios que querem brigar feio nesse concurso porque não vai. Então, se você quer mesmo ter alguma chance de abocanhar uma das vagas oferecidas pelo TER-MG, então é melhor começar a estudar hoje mesmo e com muita, muita seriedade.

———«»———«»———«»———


E terminamos por aqui, amigos concurseiros!

Não se esqueçam de nos enviar uma foto da sua mesa de estudos para concurseirosolitario@gmail.com

Até o próximo final de semana!

2 Response to "CONTINUAÇÃO - Final de Semana Vitaminado"

  1. Unknown says:

    Eu incluiria na lista de sites confiáveis o "blog da Dad", colunista do jornal "Correio Braziliense". Esse blog trata de vários temas relacionadoas à Língua Portuguesa. Vale muito a pena.
    Bons estudos, meu povo!!!!!!!

    Camisa 9 says:

    Bastante coisa pra se estudar em apenas 3 meses, mas quem acredita e estuda sempre alcança.
    Meu foco é TRT...

    Boa Prova galera

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards