Final de Semana Vitaminado

Chegamos a mais um Final de Semana Vitaminado aqui no blog, o primeiro do último mês do ano! É, gente, o tempo passa e passa muito rápido.

Nesse final de semana não contaremos com a presença da Fabi Pacheco, que está no Rio de Janeiro prestando mais um concurso para Magistratura. Contamos com vocês para se juntarem a nós em uma corrente de pensamento positivo para essa nossa amiga concurseira, para que o sucesso esteja ao seu lado nesse concurso.

SURPRESA - Que tal fazermos uma brincadeira interativa para mostrarmos nosso local de luta diária nos estudos para concursos públicos? Como? Simples. Peço que vocês tirem uma foto de sua mesa de estudo e nos enviem por email para
concurseirosolitario@gmail.com para que no próximo final de semana possamos montar uma galeria com as fotos. Contamos com a participação de vocês.

Então, boa leitura!

Equipe do Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———

O Uso da Internet nos Estudos
Thaís Dias

Eu sou do tipo de pessoa que não consegue viver sem internet. Posso ficar sem televisão, mas não sem internet. Também não há nada que dê para assistir na TV hoje em dia, a não ser telejornais.

Acontece que como tudo na vida, sempre há o bom e o ruim. Na internet também é assim. A quantidade de informação que circula pelos milhões de sites é gigantesca e por isso mesmo que devemos ter certa cautela. Cautela sim!

Imagine você, concurseiro, anos de estudos perdidos devido há um material duvidoso com erros gritantes. Claro, que o concurseiro sério já tem seu pezinho atrás com os materiais, até mesmo os que vêm de apostilas.

O problema na verdade é como saber se o material há erros ou não ou como saber onde procurar informações corretas.

Eu, particularmente, uso a internet como forma de pesquisas de assuntos que desconheço e também baixar leis de sites do próprio Governo, que sem dúvida é a fonte mais confiável, pois a atualização é constante.

Acontece que não só queremos as leis. Também queremos explicações, doutrinas ou algo mais aprofundado. Dependendo do assunto já é difícil achar qualquer explicação que seja, quanto mais procurar o assunto aprofundado.

O meu método de pesquisa é simples. Uso sites com credibilidade e que sei que não vão publicar qualquer coisa em suas páginas.

A ferramenta de busca é muito importante e nisso aparecerão centenas e milhares de páginas com o assunto abordado. O legal é olhar página por página, site por site e ir comparando o que cada uma vai dizendo. Se não há divergências e se todos acabam dizendo a mesma coisa, presumo que está correto o assunto. Mesmo assim, se tiver dúvida, o interessante é ter algum conhecido ou amigo concurseiro que possa quebrar esse galho de sua dúvida.

Isso acontece mais com matérias jurídicas, pois a maioria de sites “famosos” tem a parte de educação escolar que tem matérias básicas como português e matemática.

Claro, que sempre há os sites que oferecem apostilas e informações desde que você pague por esse serviço. Já comprei muitos livros pela internet mas de sites ou editoras conhecidas, mas serviços ou aulas-vídeos nunca comprei. Deve-se ter muito cuidado com esse tipo de compra. Você deve conhecer muito bem o site, para depois não ter problemas com cobranças indevidas e material ruim.

Para quem tem costume de participar de fórum ou debates em sites e acabam pegando algum material, mas cuidado ainda! Por dois motivos: você não sabe se o arquivo tem vírus e se o material está correto. Você pode ser um concurseiro de boa vontade que gosta de ajudar, mas conheço também os que não gostam. Nestes fóruns de discussão também não confio, principalmente naqueles que tem ranking. Há pessoas que mentem nota na sua frente, porque não irão mentir pela internet?!?!

Nos espaços de troca de informação ou até mesmo de ajuda ocorre uma disputa de ego e de quem sabe mais que ninguém merece! É melhor fugir disso.

Ah! Um detalhe fundamental. Quem não consegue ficar longe da internet, assim como eu, deve limitar o seu tempo em frente ao computador. Isso porque eu não me controlo!! (rsrsrs) Só fico o tempo realmente necessário em frente ao computador.
Por mais que eu pesquise e tudo mais, sempre acabo no meu email e no orkut. Sei que não deveria, por isso limito o tempo no computador.

Resumo da Ópera - A internet é muito importante para o nosso dia e saber usá-la ao seu favor é essencial. Cuidado com tudo que lê, não acredite em tudo que veja. Saiba distinguir os materiais e o sites idôneos. Se tiver em dúvida, peça ajuda e informações sobre os sites. Use-a de forma complementar aos seus estudos e não como meio principal.

Alguns sites que uso:

http://educacao.uol.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Direito

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,5604,00.html (Repare que há uma coluna de um professor famoso de português, com muitas dicas importantes)

http://www.portrasdasletras.com.br

http://jus.uol.com.br/doutrina/

Um pouquinho de humor também é importante ... Rafinha Bastos (aquele do CQC)



———«»———«»———«»———

Concurseiro Não Tem Idade

Malu Heli
Sonhei que estava em meu carro, meu lindo carro, cheirando ainda a novo, totalmente equipado com as mais novas tecnologias. E lá estava eu dirigindo aquele carro maravilhoso, vestida com a melhor roupa. E tinha aquela sensação. Uma sensação inexplicável, boa demais. Aquela sensação de despreocupação. Olhei pelo retrovisor e o que eu vi? Um imenso sorriso de felicidade genuína. Não, não era aquele tipo de felicidade de comercial. Era algo real, palpável. Eu sabia que estava bem, porque tinha conseguido realizar meus sonhos. Sabia que tudo aquilo era verdadeiro. No meio daquela maravilhosa sensação eu pensei: “Como foi mesmo que eu cheguei até aqui?” Não conseguia lembrar-me se havia sido uma jornada dolorosa, se havia sido muito cansativo. Não lembrava sequer se em algum momento de minha jornada eu havia pensado em desistir. Era tudo tão bom. Estava a caminho do meu trabalho. E depois teria algumas coisas para fazer. Em minha agenda estavam as passagens de minha viagem de férias para a Europa. Eu, na Europa? E pensar que aquela altura do campeonato eu já havia conhecido todo o Brasil. Como nosso país é lindo! Com o final de semana se aproximando para onde eu iria? Essa era minha maior preocupação no momento. Que sensação boa!

Então, eu vi que estava sonhando acordada. Mas, percebi uma coisa: não conseguia, em nenhum momento, lembrar de todo sacrifício que tive que fazer para chegar até ali! Tudo estava bom demais para que eu pudesse me ater a coisas passadas. Claro que eu sabia que tudo aquilo advinha do meu esforço e que sem dedicação nada disso teria se tornado realidade. Porém, não me lembrava de nenhum tipo dor. Só lembrava o prazer de poder dizer que tudo aquilo tinha sido conquistado por mim. E só conseguia desfrutar daquela sensação boa demais, aquela sensação de ter feito meu sonho se tornar realidade, aquela sensação de segurança, enfim, de dever cumprido. Um dever que foi cumprido comigo mesma e não com os outros.

Você hoje pode ter tido uma imensa dificuldade para levantar da cama. Acordou e pensou: Não agüento mais ter que estudar! E naquele momento milhares de coisas começaram a passar na sua cabeça: tudo que você já tinha estudado e não tinha conseguido; todo o dinheiro que foi gasto com inscrições, livros e apostilas; os relacionamentos e festas perdidos. Mas, não é só isso, não é mesmo? Essas coisas todas você sabe que poderá recuperar. O pior é aquela sensação de fracasso, de frustração, de se sentir um zero a esquerda. Aquele peso na sua cabeça e aquela vozinha lá dentro da sua cabeça que insiste em dizer que você não vai conseguir e que é muito difícil.

Você está cansado, não é mesmo? Como tudo é difícil! Tão bom seria se as coisas fossem mais fáceis, você deve pensar.

Não se desespere. Todo mundo um dia já acordou com essa sensação. Cansaço faz parte do nosso caminho. Frustração e fracasso são os melhores amigos do cansaço e sempre andam juntos. E, por isso mesmo, quando um decide fazer uma visitinha todos vão junto, para nossa tristeza.

É tão difícil aprender a lidar com esse cansaço que muitos concurseiros cometem “concurcídio” (gente, essa palavra eu inventei, tá?). E para piorar a situação, justo nesse dia aparece alguém para te colocar para baixo. Ou então, acontece alguma coisa que só te faz se sentir mais fracassado.
Quem disse que concurseiro só tem que lutar com os livros, leis, provas e ter muita disciplina? Penso que deveria existir uma pílula anti-cansaço.

Só que neste momento, concurseiro, neste exato momento em que você está prestes a desistir de tudo e se atirar feito um louco na frente do inimigo para ser encravado de tiros, neste justo momento, eu te digo: SONHE! Isso mesmo! Sonhe acordado assim como eu fiz no início do artigo. Sonhe, sonhe e sonhe! Feche os olhos e tente sentir aquela sensação gostosa, boa demais que você terá quando for nomeado, quando estiver colhendo os frutos do seu esforço! Será bom demais! Cometer suicídio concurseiro agora que você está tão perto? De jeito nenhum!

Ao invés de desistir, vá perguntar a sua mãe ou sua esposa ou qualquer mulher que já teve filhos do que elas mais lembram na hora do parto. Eu nunca tive filhos, mas até hoje todas as mães que conheço sempre se recordam daquele momento em que seus bebês nasceram com muito prazer. E quem disse que parir uma criança não é doloroso? Com toda certeza, dói muito. Mas, qual é a mãe que lembra da dor diante daquela sensação maravilhosa de ter seu filho nos braços? Creio que nenhuma.

Quando alcançarmos nossos sonhos, quando estivermos com nossos filhos nos braços não nos lembraremos desse momento. Só teremos aquela sensação maravilhosa. Eu sei que agora está dolorido, cansativo e que tudo é muito exaustivo. E você pensa em como arranjar motivos para continuar, em como encontrar forças para não desistir. Por isso que te digo, concurseiro, não desista, mas apenas SONHE!

Resumo da Ópera – Passar por momentos de cansaço, de crises durante essa jornada é simplesmente normal. Isso fará de você um concurseiro mais experiente e, com certeza, dará um gosto melhor a sua aprovação. Saiba que você não está sozinho nesse barco e que todos aqueles que chegaram lá também se sentiram assim em algum momento de suas vidas. Mas, tenho certeza que eles conseguiram sonhar e, assim, encontrar forças para continuar lutando. Se você hoje amanheceu assim, cansado, apenas SONHE!

———«»———«»———«»———

Guia de Estudos para o Concurso do TRE-MG
Charles Dias

NÃO PERCA - Amanhã publicaremos esse guia de estudo.

———«»———«»———«»———

Simulado de Direito Administrativo
Malu Heli

1.A organização administrativa brasileira tem como característica a:

a)Não previsão de estruturas descentralizadas.
b)Ausência de relações de hierarquia.
c)Ausência de mecanismos de coordenação e de controle finalístico.
d)Personificação de entes integrantes da Administração indireta.
e)Inexistência de entidades submetidas a certas regras de direito privado.

2.A criação de subsidiárias de uma empresa pública:

a)É vedada pela Constituição Federal.
b)Depende de autorização legislativa, em cada caso.
c)Depende de autorização por decreto do chefe do Poder Executivo em questão.
d)Depende de autorização por simples ato de gestão societária praticado pelo Poder Público, enquanto acionista controlador.
e)Depende de autorização judicial, em cada caso.

3.Sociedade de economia mista e empresa pública diferem quanto ao seguinte elemento:

a)Regime de seu pessoal.
b)Composição de seu capital.
c)Natureza de sua atividade.
d)Patrimônio.
e)Forma de sujeição ao controle estatal.

4.São exemplos da aplicação do princípio da impessoalidade, EXCETO:

a)Licitação.
b)Concurso público.
c)Precatório.
d)Otimização da relação custo/benefício.
e)Ato legislativo perfeito.

5.NÃO se compreende dentre possíveis manifestações do poder hierárquico, no âmbito da Administração Pública:

a)O acolhimento de um recurso, por autoridade superior àquela que proferiu decisão administrativa.
b)A delegação de competências.
c)A avocação de competências.
d)O acolhimento de um pedido de reconsideração pela autoridade que proferiu decisão administrativa.
e)A coordenação das ações de servidores subordinados.

6.Assinale a opção correta acerca das autarquias:

a)As autarquias são detentoras, em nome próprio, de direitos e obrigações, poderes e deveres, prerrogativas e responsabilidades.
b)As autarquias são hierarquicamente subordinadas à administração pública que as criou.
c)As autarquias são criadas e extintas por ato do chefe do Poder Executivo.
d)Ao criar uma autarquia, a administração pública apenas transfere a ela a execução de determinado serviço público, permanecendo com a titularidade desse serviço.
e)As autarquias não estão sujeitas ao controle externo do Poder Legislativo.

7.Atividade da administração pública, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a
propriedade dos indivíduos, mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de abstenção (non facere), a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo.
Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de direito
administrativo. Editora Malheiros. 20.ª ed., p. 787.

A definição objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder:

a)Regulamentar.
b)Discricionário.
c)De polícia.
d)Hierárquico.
e)Disciplinar.

8.Acerca dos processos licitatórios, assinale a opção correta:

a)Considera-se deserta a licitação quando nenhum dos interessados é selecionado em decorrência de inabilitação ou desclassificação.
b)A modalidade de licitação denominada pregão, nos termos da legislação vigente, somente pode ser adotada no âmbito da União.
c)É inexigível a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado.
d)Na modalidade de licitação denominada pregão, caso o licitante vencedor seja inabilitado, o pregoeiro deverá declarar a licitação fracassada e realizar novo julgamento.
e)Havendo interesse público superveniente, a administração poderá deixar de firmar o contrato, ainda que o resultado da licitação já tenha sido homologado.

9.Assinale a opção correta no que concerne à responsabilidade civil do Estado:

a)Nos Estados absolutistas, negava-se a obrigação da administração pública de indenizar os prejuízos causados por seus agentes aos administrados, com fundamento no
entendimento de que o Estado não podia causar males ou danos a quem quer que fosse (the king can do no wrong). Segundo a classificação da doutrina, a teoria adotada nesse
período era a teoria do risco integral.
b)Perante o transportado, a responsabilidade da transportadora que exerça função pública sob concessão é contratual e subjetiva.
c)A Constituição Federal de 1988 adotou o princípio da responsabilidade civil subjetiva para as autarquias.
d)De acordo com a teoria da responsabilidade objetiva, o Estado responde pelos danos causados por seus agentes a terceiros, independentemente da prova de culpa ou da
demonstração do nexo causal.
e)Uma sociedade de economia mista prestadora de serviço público responderá por danos causados a terceiros independentemente da prova de culpa.

10.Com relação aos atos administrativos, assinale a opção correta:

a)A revogação do ato administrativo incide sobre ato inválido.
b)A revogação do ato administrativo tem efeitos ex tunc.
c)Somente a administração pública possui competência para revogar os atos administrativos por ela praticados.
d)O Poder Legislativo pode invalidar atos administrativos praticados pelos demais poderes.
e)O ato administrativo discricionário é insuscetível de exame pelo Poder Judiciário.

ATENÇÃO - O gabarito será publicado na 2a Feira.

———«»———«»———«»———

Simulado de Racioncínio Lógico
Thaís Dias

ATENÇÃO - O gabarito será publicado na 2a Feira.

———«»———«»———«»———


E terminamos por aqui, amigos concurseiros!

Não se esqueçam de nos enviar uma foto da sua mesa de estudos para concurseirosolitario@gmail.com

Até o próximo final de semana!

3 Response to "Final de Semana Vitaminado"

  1. Juliana says:

    Thaís, concordo com você!
    A net é muito útil, mas precisa ser bem dosada.
    Que atire a primeira pedra quem nunca foi dar "só uma pesquisadinha" e acabou se distraindo e perdendo hoooras no pc...
    Foi uma das coisas que senti mais dificuldade para me policiar, mas consegui! Agora só entro para ler o blog do CS ou quando realmente preciso. =)
    Quanto aos fóruns, debates e afins, muitos "Osamas" passeiam por lá! rsrs (existem exceções, claro!)
    Nessas horas, prefiro ser o sapinho surdo.
    E em muitas vezes, sou o sapinho cego!rsrs

    Juliana says:

    Hoje fiz questão de buscar o carro zerinho que meu pai comprou (para ele, claro!rs).
    No caminho, me lembrei do artigo de hoje da Malu, e por alguns segundos fiquei ali, sonhando, sentindo aquele cheirinho de carro novo, imaginando como sendo o meeeeeu carro, e eu passeando toda poderosa, totalmente independente, dona da minha vida e das minhas contas!rs

    Foi como colocar um pezinho no futuro e sentir que tudo, tudo, tudo valeu e vale a pena!

    Malu, parabéns pelo artigo!

    Camisa 9 says:

    E é Thaís tudo tem dois lados não é mesmo. A internet me ajuda muito em estudo e pesquisas, mas eu também tenho problemas com tempo e mails, orkut (menos ultimamente), mas ainda assim devo aprender a usar o meu tempo na net. Vivendo e aprendendo.

    Obrigado, Malu. Continuarei sonhando, mas agindo para esse sonho se realizar!

    Legal saber do seu prazer de dirigir o carro novo Juliana! Também quero sentir essa sensação!

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards