Hora de arrumar a bagunça

Concurseiros são especialistas em juntar papelada, isso é fato. São livros, apostilas, impressos, editais, resumos, anotações, simulados, e por aí vai. São pilhas e pilhas de papelada que são usados com mais ou menos freqüência, companheiros de luta dos concurseiros em seu estudo diário.

O problema é que tudo em excesso atrapalha. Estudo em excesso atrapalha a saúde e a concentração. Concursos em excesso atrapalham o preparo correto para enfrentar as provas. Livros em excesso dificultam o estudo. Papelada solta, então, nem digo, atrapalham de todos os modos possíveis, para guardar, para encontrar algo, para organizar, para qualquer coisa.

Que tal aproveitar o final de ano para tirar uma folga e organizar toda essa papelada que você juntou ao longo do ano? Eu farei isso, preciso fazer isso, e tenho certeza de que o mesmo vale para você também.

Até para organizar a papelada é preciso de método, senão a tarefa se torna uma tortura e no final se perde tempo e esforço para se conseguir, apenas, uma bagunça um pouco maior que aquela que havia no começo. Por isso vou apresentar para vocês meu método de organização da papelada, que venho usando faz alguns anos e funciona muito bem.

1º Passo – Juntar a papelada

A primeira coisa a fazer é juntar em um mesmo lugar toda a papelada que você irá organizar. Não adianta nada ter papelada no quarto, na sala, no banheiro, no guarda-roupa, e então fazer várias organizações parciais em cada lugar, porque depois da segunda organização parcial você perderá a paciência e não quererá mais mexer com isso. Então, junte tudo em um único lugar.

2º Passo – Separar por utilização

Essa seleção é, geralmente, muito difícil para o concurseiro. Nela é necessário dividir a papelada em quatro grupos. O primeiro é o grupo do material que será muito utilizado nos seus estudos do próximo ano. O segundo é o grupo do material que será utilizado eventualmente, ou seja, que é importante para seu estudo do próximo ano, mas que não será usado constantemente. O terceiro grupo é o que vai para doação, aquele material de boa qualidade que você não utilizará mais, mas que será muito útil para outros concurseiros se doado diretamente para eles ou para uma biblioteca pública. O quarto grupo é o que vai para o lixo, aquele material que não tem mais valo de estudo e também não pode ser aproveitado por mais ninguém, como anotações e resumos..

3º Passo – Separar por tipo

Ao contrário da seleção anterior, essa seleção é muito fácil de ser feita, bastando agrupar o material por matérias. Por exemplo, tudo o que é de Direito Constitucional fica junto, mas separado de tudo o que é de Arquivologia e assim por diante.

IMPORTANTE – Por razões práticas, o 2º e 3º passos deverão ser realizados simultaneamente.

4ª Passo – Destinação

Agora que você tem seu material separado por grupos, chegou a hora de dar uma destinação a eles. Os materiais de uso contínuo deverão ficar em um local de fácil acesso e que permita manter a organização. Os materiais de uso eventual poderão ficar guardados em um local menos acessível. O material destinado para doação deverá ser acondicionado em caixas e doado o quanto antes, para não ficar atulhando sua casa. O material que irá para o lixo deverá ser acondicionado em sacos de lixo e descartados no lugar apropriado o quanto antes (se tiver coleta seletiva de lixo em sua cidade, coloque a papelada na lixeira para papéis).

Resumo da ópera - Pronto, feito isso você terá todo seu material organizadinho por matérias e prioridade de uso, terá dado um fim no material que não usará mais, fazendo a doação do material bom que você não usa mais terá também feito uma boa ação, e descartando a papelada no lixo reciclável terá também ajudado a preservar a natureza. Bom para todo mundo e seu estudo agradecerá muito pela organização.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Ouvi essa música pela primeira vez numa coletânea das mais tocadas no Reino Unido em Outubro. Muito legal o som nervoso do Kaiser Chiefs. A música se chama "Ruby".

3 Response to "Hora de arrumar a bagunça"

  1. kaf says:

    Adorei!

    Farei deste post meu ritual de passagem de ano!

    Valeu Chales!

    Camisa 9 says:

    Nossa qe bagunça aérea no clipe rsrs
    Já conhecia a música há um bom tempo, mas não o clipe e essa música no Guitar Hero III (GH3)...é umas das mais legais de se tocar..nos modo fácil e médio :p

    Camisa 9 says:

    Excelente postagem em tempos de maiores e menores cuidados com o meio-ambiente...a começar pela nossa casa!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards