Quinteto Fantástico - Português

Existem algumas matérias que são cobradas em praticamente todo e qualquer concurso público. Alguns as chamam de núcleo base, outros de matérias básica, eu as apelidei de Quinteto Fantástico. Será esse o assunto da semana, falarei sobre essas matérias, sobre sua importância, dizer como as estudo e dar algumas dicas de material de estudo.

Comecemos por um dos bichos-papões que assustam grande parte dos concurseiros, a famosa Língua Portuguesa. Sim, nosso idioma pátrio, reconhecido mundialmente como idioma difícil de ser dominada, mas aclamada como muito bonita e completa. Como não poderia deixar de ser, essa matéria tem grande peso em qualquer concurso público, visto que é esperado que servidores públicos dominem o idioma oficial do país que representam e para o qual trabalham.

Podemos dividir essa matéria em três frentes:

Português – Parece meio estranho dar esse nome para essa frente, mas é assim que ela é chamada por muitos concurseiros. Ela trata do entendimento da língua, da interpretação e compreensão de textos, da correção na escrita. Essa frente não é tão simples ou fácil quanto parece e demanda esforço e tempo para ser dominada. Não é a toa que muita gente sofre nas garras de questões de interpretação de texto ou penam porque não compreenderam corretamente uma passagem.

Gramática – Esta é a frente teórica da matéria, onde estão agregadas as regras da língua, de acentuação, pontuação, classes gramaticais, sintaxe e tal. Na língua portuguesa a gramática é especialmente difícil porque em meio a tantas regras há um número semelhante de exceções. As exceções é que matam. Vem a regra e diz que algo é assim, mas é preciso conhecer as vinte e duas exceções de não aplicação da regra ... fudeu.

Redação – Não pensem que essa frente tem haver única e exclusivamente com a redação em si, mas abrange qualquer questão aberta/dissertativa que deverá ser respondida pelo concurseiro com um texto, por menor que seja. Essa frente une as duas anteriores e aspectos próprios como estrutura textual, começo/meio/fim e tudo o mais.

Algumas pessoas têm facilidade com a Língua Portuguesa, principalmente àquelas que têm uma certa facilidade nata para o entendimento da matéria e contaram com bons professores no primário e ginásio (o que não é o meu caso em ambos). Outras têm um pouco mais de dificuldade com a matéria e precisam malhar mais os livros, ralar mais para entender a matéria (o meu caso).

O que importa é que essa matéria é cobrada em TODOS os concursos, geralmente com o maior número de questões por matéria e peso, derrubando muitos e muitos candidatos. Não são poucos os concurseiros sérios que se ferraram por conta de uma nota baixa em Língua Portuguesa. No artigo de ontem mesmo, a Flávia relata que aconteceu isso com ela na prova da CGU. Eu também já me ferrei em um concurso porque fiz feio em Língua Portuguesa.

Por conta de sua importância estratégica, a matéria deve ser estudada diariamente. Isso mesmo, todo santo dia, de domingo a domingo até o dia em que você tomar posse no cargo público dos seus sonhos e dizer “agora não preciso mais prestar concursos”. Antes disso, é suicídio não estudar Língua Portuguesa.

Não tenho vergonha de dizer que, de todas as matérias, Língua Portuguesa é a que tenho maior dificuldade. Não sei por que, acho que por conta de algum trauma de tantas professoras horríveis que tive no primário e ginásio, tenho um certo bloqueio nessa matéria. Como sempre gostei muito de literatura, a leitura ajudou a cobrir uma grande lacuna no meu conhecimento formal da matéria. Sou daqueles que não fazem feio quando se fala de ortografia, acentuação ou pontuação, mas que não sabem, ou melhor, não sabia dizer por que aquele acento vai naquela palavra ou porque aquele plural é daquele modo.

No começo torcia o nariz só de pensar em estudar Língua Portuguesa. Não ia mal nas provas da matéria, tinha uma média de 70% de acertos, mas notei que não era suficiente e que se queria mesmo concorrer por uma vaga, teria de aumentar essa média de acertos, o que somente se daria estudando a matéria. Comecei a estudar e em três meses minha média de acertos subiu para 85%.
Como tenho dificuldade com a matéria, o estudo é lento. Já perdi a conta de quantas apostilas e livros da matéria tentei usar e descartei por não me adaptar ao estilo do autor. Mas não desisto, mesmo porque a minha melhora é visível e sei que isso me coloca mais perto da aprovação. Então lá vou eu, todos os dias, estudar pelo menos meia hora da matéria.

Quanto ao material de estudo, são três os títulos com que melhor me adaptei e que recomendo.

- Curso Regular de Português – Prof. Claudia Kozlowski (www.pontodosconcursos.com.br).

- Gramática pela Prática – Ernani Pimentel (www.vestcon.com.br).

- Redação em Concursos – Maria Emília Barcellos da Silva e Rosane Reis (www.editoraferreira.com.br).

Não poderia deixar de dar também de indicar como INDISPENSÁVEIS as dicas semanais de português da professora Dad Squarisi no CorreioWeb (Clique aqui para acessar).

Quanto à forma de estudar, descobri que para mim funciona melhor o bom e velho “repetição e exercícios”.

Resumo da ópera – Não estudar Língua Portuguesa é loucura, exceto para quem consegue garantir 95% de acertos em qualquer prova de concurso que faça. As questões de português são muitas, seu peso é maior e, geralmente, se o candidato não fizer uma nota mínima na matéria será desclassificado, não importando que tenha gabaritado todas as outras matérias. Portanto, estude Língua Portuguesa, por menos que goste da matéria.

———«»———«»———«»———

Ahhh, ontem o primeiro bate-papo online do Concurseiro Solitário foi muito legal. Participaram umas 15 pessoas e apesar das travadas do servidor de chat, o bate-papo foi ótimo, muito proveitoso. Domingo que vem haverá outro, não deixe de participar!

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você acha que seu nível de conhecimento de português, gramática e redação são suficientes para dar conta das provas de concursos públicos? Quanto você estuda essas matérias? Que material de estudo usa?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———
MÚSICA DO DIA
Não sei como está o clima onde vocês estão, mas aqui o final de semana foi chuvoso, o dia amanheceu escuro e chovendo e o resto dia não será diferente. Nada melhor para animar uma segunda-feira cinza assim que uma musica de praia, como esse velho, porém sempre atual sucesso dos The beach Boys chamado “Kokomo” (que inclusive fez parte da trilha sonora do filme “Cocktail”, sucesso do início dos anos 90 com Tom Cruise).

2 Response to "Quinteto Fantástico - Português"

  1. Anônimo says:

    Olá!!!
    Gosto muito do seu blog. Apesar de só conhecê-lo há uma semana, já li todos os posts de fevereiro e março e ainda vou ler os de janeiro e do ano passado, pois vc tem me ajudado bastante, não apenas como meio de incentivo, mas tb de orientações práticas para os estudos.
    Gostaria de compartilhar com vc um comentário que vi em uma comunidade voltada para o concurso do TRT de Alagoas e que me deixou um tanto indignada. Vou colar o comentário aqui: "os tópicos desta comunidade refletem bem...
    Companheiros,
    fico triste de ver a lista de tópicos nesta comunidade: só fala em concurso, fim do 13° salário, permuta, salario, enfim: só fala em questoes de melhorias próprias. Isto é o que observo em geral em relacao ao judiciário brasileiro: a maior preocupacao com a melhoria pessoal dos seus funcionarios, salários exorbitantes (tambem no TRT 19a regiao) em relacao às salários médios do brasil, os prédios onde sao instalados sao verdadeiros castelos de luxo (em Maceió por exemplo nao tem nenhum hospital que se compara com os novos prédios que abrigam o judiciário, em termos de conforto e luxo). E, pelo que percebo das preocupacoes dos candidatos à cargos, os "concurseiros", como tambem pelo que estou sentindo em conversas com jovens concluintes de cursos de direito, o que interessa mesmo é a estabilidade, o menor esforco, maior conforto e seguranca, status e altissimos salários. Posicionamento politico só se for para melhorias próprias. Ou alguem já viu algum topico nesta comunidade por exemplo a favor da reforma agraria? Ou contra uma ou outra injustica social? E sao tantas..... "
    Achei o comentário muito preconceituoso e respondi da seguinte forma: "Acho que vc está equivocado!
    Em primeiro lugar, acho que não é certo julgar toda uma classe de pessoas (aqueles que são formados em Direito e os servidores do poder judiciário) apenas por uma minoria que vc conhece. E além disso, essa é uma comunidade voltada exclusivamente para informações acerca do concurso do TRT 19°, o que não significa, necessariamente, que todos os membros da comunidade só pensam em sim mesmos e não se importam com os problemas e injustiças do nosso país.
    E quanto a dizer que todo mundo só busca melhorias pra si acho tb injusto, uma vez que é normal de todo ser humano buscar em primeiro lugar benefícios para si e para os que estão ao seu redor, para então procurar fazer algo pelo todo. Como uma pessoa pode pensar em ajudar os outros se não estiver bem consigo mesmo? Fica complicado, né? Todo mundo aqui tem estudado, batalhado por um lugar no serviço público o que não implica que só queremos facilidades, viver na sombra e água fresca. Pelo contrário. Pelo menos do pouco que tenho visto dos concurseiros a maioria pensa em não apenas atingir seus objetivos pessoais, mas tb em prestar bons serviços à sociedade dentro de sua área de atuação. Se fosse pra viver assim, só pensando nas injustiças, o país inteiro teria que parar, e não apenas o poder judiciário.
    Concordo com vc em relação à falta de investimentos em hospitais, especialmente em Alagoas. Realmente é gritante a falta de interesse dos comandante do Estado, aqueles que nós elegemos tão mal. A verdade é essa: votamos mal e não exigimos de nossos eleitos que cumpram as suas promessas e por isso padecemos. A culpa não é apenas dos servidores do poder judiciário, mas da sociedade alagoana como um todo.

    Procure não julgar as pessoas antes de conhecer seus reais motivos e interesses.
    Buscar melhorar profissionalmente não é vergonha nenhuma e faz parte do modelo capitalista que nosso país adota. Se vc não está satisfeito, vai ter que trocar de nacionalidade."
    Não sei se respondi bem e nem sei se a pessoa que escreveu vai ler, mas gostaria, se não for pedir muito, que vc escrevesse algo sobre esse tipo de comentário. Sobre as pessoas terem esse pensamento de que quem é concurseiro só pensa em ganhos próprios e não visa o bem geral da sociedade. Se vc já escreveu sobre algo do tipo, me desculpa mas é que ainda não li todos os posts...heheheheh..
    Se vc quiser mandar alguma resposta pra mim esse é o meu e-mail: magraem2007@gmail.com
    Bom era isso! Sobre o post de hoje vou comentar lá na comunidade do orkut.
    Abraços e bons estudos!!!
    Malu

    Anônimo says:

    Ao conjunto dessas matérias básicas resolvi dar um apelido mais, digamos, realista: "Kit de Sobrevivência na Selva" :O)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards