Coluna do SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia (Parte 2)

Devo confessar, meu desejo de passar em concurso é enorme. Já fui classificado em alguns, não fui chamado pra nenhum até o momento, mas meu nome está lá, ninguém tira. Essa é a graça do concurso público. Mas o que mais me mantém estudando é o exercício que faço. Transformo esse desejo em motivação diária que me faz vencer a inércia da vida. Como? Olhando para o futuro, me colocando no lugar de pessoas que chegaram lá e seguindo uma série de conselhos e dicas que juntei ao longo do caminho.

Falando em dicas, neste artigo trago mais algumas delas. Lembro que são dicas que uso e que serve pra mim, mas podem não servir pra você. Tire o máximo de proveito, afinal, conselho é bom e melhor ainda é colocá-los em prática quando funcionam.

9. Estudar cansa: não existe uma pessoa que eu conheça que apenas estuda para concursos, não trabalha, e que diga que prefere estudar à trabalhar. Estudar é uma atividade cansativa e cruel. E quando todos os seus amigos vivem em festas é pior ainda. A praia, o clube, as festas podem esperar, sua vida não. Lembre-se que estudar é um pequeno sacrifício que você faz hoje em prol do seu futuro.

10. Dez Milhões de concorrentes, e daí?!: não importa a quantidade de candidatos e sim a qualidade do seu estudo. Saiba que se você se preparar bem pra uma prova, não vai importar a quantidade de pessoas inscritas. Existe muita gente que entrou na moda dos concursos de pára-quedas, aliás essa é a grande maioria. Portanto, estude e não se preocupe com quantidade de inscritos.

11. Tempo é dinheiro: assim como no mundo dos negócios, em concursos tempo também é dinheiro. Imagine você fazer cursinho, comprar livros caros e no final gastar seu tempo surfando na Internet ou vendo televisão. No final das contas você não vai conseguir aquele salário almejado e ainda perderá todo o dinheiro que investiu tentando.

12. “Apressado come cru”: o ditado é antigo, mas atual. Quanto mais pressa você tiver para passar em concurso, mais dificuldade terá para estudar e mais ansioso ficará no dia da prova. Tenha paciência, planeje seu estudo. Toda hora sai um novo concurso, não tente abraçar o mundo.

13. Tenha horários: a disciplina ao estudar traz grandes benefícios. Procure planejar seu dia, sua semana e seu mês. Reserve seu horário de estudos e liste o restante das atividades no tempo que sobrar. Organize o seu horário e seja persistente mesmo se o cansaço bater.

14. Rede de contatos: assim como no mercado profissional, tenha a sua rede de contatos concurseiros. Troque informações, materiais e dicas. Mas cuidado, tem muita gente que só quer “sugar”. Corra dessas pessoas e mantenha atualizadas suas fontes de pesquisa.

15. Toda hora é hora: concurseiro de verdade é aquele que só pensa nisso 24 horas por dia, não perde tempo e estuda sempre que tem a oportunidade. Seja no ônibus, no carro, na fila do banco, na academia, toda hora é hora de estudar.

16. Planejamento: isto é o que eu dou mais valor ao estudar para concursos (isso vale um artigo dedicado). O planejamento é a semente da sua conquista, é com ele que você irá trilhar o seu sucesso, vai se disciplinar e vai enxergar perfeitamente o seu objetivo.

17. Aprenda fazendo: aqui vai uma historinha. Conheço uma pessoa que não tinha mais pra onde correr, por conta do desemprego perdeu tudo. A sua única forma de voltar a trabalhar era como servidor público. Ele não sonhou baixo, focou em um cargo que lhe traria todo o seu padrão de vida perdido e se trancou em um quarto, fez 1.000 exercícios de cada matéria e no final obteve êxito. Fazer provas anteriores é a chave do sucesso em concursos públicos, não basta estudar a matéria teórica. Conheço gente que nunca abriu um livro de Direito Constitucional, aprendeu a matéria toda através dos exercícios. Pense nisso.

18. “...afinal eu sou gente”: é verdade, mesmo tendo virado um chato, um verdadeiro anti-social, é preciso relaxar, procure se divertir um pouco, mas cuidado! Relaxar não significa extrapolar, saiba que uma noite mal dormida e bebidas alcoólicas fazem muito mal ao cérebro. Um dia de lazer, pode virar três dias sem estudos.

19. Muito não basta: não pense que é porque estudou 14 horas por dia durante 6 meses é o bastante. Pensando assim você estará menosprezando seu concorrente que pode ter estudado 2 horas por dia , porém com mais qualidade que você. Estude com vontade sempre, pois você só saberá se a sua preparação foi suficiente no dia da prova.

20. Continue sonhando!: Essa foi a primeira e também será a última dica de preparação para o concurso dos seus sonhos. Durante a sua preparação, sonhe e mantenha-o vivo. O sonho é o seu combustível nessa empreitada.“Sonhe porque o amanhã é feitos dos sonhos criados, acariciados e cuidados no hoje”.

Resumo da Ópera: “Se não puder destacar-se pelo talento, vença pelo esforço”.

Bons estudos!

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

3 Response to "Coluna do SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia (Parte 2)"

  1. Unknown says:

    Como sempre acompanho o blog quase diariamente e sempre encontro ótimos textos. Tenho um conselho também. Trabalho e comecei o estudo para concursos recentemente e aproveitando um hábito adquirido na faculdade, estudava sempre no deslocamente casa/trabalho/casa, mas com isso nunca me sobrava tempo para outras atividade como a leitura de livros não-técnicos. Mas isso também não é bom, afinal uma das melhores maneiras de estudar português é lendo muito, portanto, tenho aproveitado este deslocamento diário para ler bons livros, com vocabulário variado, porque além de ser útil para as provas de concurso também é uma boa forma de relaxar.

    Raquel says:

    Meus parabéns ao Tiago. Excelente artigo!

    Camisa 9 says:

    Parabéns Thiagão.
    Todas dicas são excelentes e, no meu caso, me servem absolutamente.
    Ad dicas 11,17 e 20 são as que mais me motivaram.
    Bons estudos.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards