Concurseiros surdos

Certa vez li um artigo de arqueologia (assunto que me fascina) no qual em certo ponto o autor dizia algo mais ou menos assim:

A evolução das sociedades é baseada no acúmulo de conhecimento, onde cada geração dá sua parcela de contribuição para o banco central do conhecimento. Infelizmente o ser humano tem uma tendência nata a não querer ouvir seus pares sobre modos diferentes de fazer as coisas. Isso vem desde o tempo em que nossos antepassados viviam nas cavernas, continua hoje e, com toda certeza, acompanhará nossos tetranetos quando forem colonizar outros mundos. Resistimos a aceitar que outras pessoas possam conhecer soluções mais eficientes que as nossas. Queremos trilhar os caminhos mais curtos e empregar o menor esforço para fazer as coisas, mas resistimos quando outras pessoas querem nos dar receitas melhores que as nossas”.

É interessante como temos uma resistência menor quando se trata de ouvir conselhos de estudo, de orientação ou de motivação quando são dados por professores ou de concurseiros vitoriosos que já garantiram sua vitória na guerra em que ainda lutamos. Claro que esse pessoal sabe mais e tem muito a ensinar, isso é fato, mas onde está escrito que outros concurseiros igualmente ou até menos preparados que nós não podem saber de segredos e truques muito eficientes que talvez não conheçamos?

Essa é a surdez a que me refiro, a resistência em ouvir conselhos quando esses não vêm de fontes “aprovadas pelo público e pela crítica”. Se você é leitor desse blog, você não é surdo, afinal de contas, você está lendo conselhos de alguém que ainda não venceu na guerra dos concursos públicos, mas luta como você, tem as mesmas decepções, esperanças, dificuldades.

No começo do ano encontrei com uma amiga que me disse que me disse estar se preparando para um concurso público que seria promovido por uma prefeitura da região onde resido. Disse para ela que já estava estudando havia seis meses e que poderia dar algumas dicas se ela quisesse. “Não precisa se preocupar. Estou fazendo um cursinho e estou legal. Obrigada”. Não esquentei a cabeça, se ela não quis aceitar minha oferta de ajuda, não faria um drama. Duas semanas antes da prova encontrei-a novamente e perguntei como estavam indo os estudos. “Não conseguirei dar conta de estudar toda a matéria do edital. Estudei como os professores disseram, mas como nunca tinha visto as matérias de direito, estou cheia de dúvidas e agora não dá tempo de rever tudo. Se Deus quiser o que estudei será suficiente para eu passar”.

Vocês acham que essa menina estava na lista de aprovados do tal concurso? Podem ter certeza de que não. O maior erro dela foi não ouvir. Não digo ouvir somente a mim, mas a todos os concurseiros que estão por aí dispostos a ajudar. Se ela tivesse me ouvido, lido artigos sobre técnicas de estudo em blogs e sites de concursos, lido mensagens de motivação e dicas em forums concurseiros, com toda certeza ela teria se saído muito melhor. Não digo que os professores do cursinho onde ela estudou a orientaram de forma errada, mas com certeza não a orientaram o suficiente.

Vejamos três bons motivos para ouvir outros concurseiros:

1 – Não adianta querer achar que se sabe todas as técnicas de estudo, todos os modos de resumir a matéria, todas as dicas, porque ninguém sabe tudo. Logo, ouvir outros concurseiros é aumentar seu arsenal de armas de estudo.

2 – Muitas vezes conhecemos boas técnicas e dicas, porém essas não são as mais eficientes. Ouvir outros concurseiros poderá significar descobrir versões melhoradas e mais atuais das técnicas e dicas que você usa, o que significará melhor estudo com menos esforço.

3 – A variedade de conhecimento é a chave para o sucesso. Um concurseiro que conhece um amplo leque de técnicas e dicas terá muito mais chances de se sair melhor nesse mar de variedade que são os concursos públicos do que o concurseiro que tem somente algumas poucas cartas na manga. Lembre-se que uma técnica pode ser ótima para uma banca, porém muito ruim para outra.

Resumo da ópera – Um dos maiores pecados de muitos concurseiros é ser surdo, não ouvir os colegas concurseiros, não dar alguma atenção ao que eles têm a ensinar somente porque estão no mesmo nível de preparo que você ou em um nível menos adiantado. Ouça sempre, pois no mínimo você vai conhecer mais uma técnica ruim que não deve ser usada. Agora, se você encontrar concurseiros surdos, não gaste muito seu tempo tentando obrigá-los a ouvir. É aquela história, “ouve quem quer, fala quem tem juízo”.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Todo mundo conhece pelo menos alguns concurseiros que nunca ouvem conselhos, dicas, orientações. O que você acha dessas pessoas que querem fazer tudo sozinhas? Você acha que fazendo isso elas se prejudicam e ao seu estudo? Ou você acha que estão certas de não ouvir outros concurseiros?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA

A música de hoje é um clássico do cinema, o tema do filme “Cantando na chuva”, só que com uma roupagem moderninha na voz de Jamie Cullum, boa para um barzinho tranqüilo numa noite chuvosa de sábado. Uma dica, se você nunca assistiu a esse filme, assista, é muito bom.

0 Response to "Concurseiros surdos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards