Nada como um concursos após outro

Particularmente acho a Corrida com Obstáculos a modalidade mais interessante do atletismo. Nessa prova homens e mulheres têm de correr cem metros (cento e dez para os homens) saltando sobre uma dezena de barreiras de 84 centímetros de altura, a primeira a 13 metros da largada e as seguintes em intervalos de 8,5 metros. Ao contrário do clássico “100 metros rasos” onde o importante é a velocidade, nessa prova o que faz a diferença é mistura ótima de velocidade com coordenação, o atleta deve saltar cada obstáculo sem deixar que isso diminua sua velocidade.

Se a guerra dos concursos públicos fosse uma corrida, seria dessa modalidade. Nós, concurseiros, seríamos os atletas, a pista seria o caminho que devemos percorrer para chegar à tão desejada posse, a linha de chegada, os obstáculos seriam os concursos prestados. Ao contrário do que você possa estar pensando, nessa minha comparação não passar em um concurso não seria derrubar um obstáculo, nada disso, nessa corrida os obstáculos são fixos, temos de transpô-los de um jeito ou de outro para chegar à linha de chegada ou nada feito.

Concurseiros enfrentam muitas situações onde param e se perguntam “como me motivar a continuar?”. Esse tipo de questionamento surge, inevitavelmente, no dia seguinte ao que se prestou um concurso. Durante semanas ou meses você estudou para um determinado concurso, pensou naquele concurso, dormiu, comeu, sonhou aquele concurso. Sua vida foi dedicada para se preparar para aquele concurso. Então chega o dia da prova, você faz o seu melhor, vai para casa e dorme o sono dos justos. No dia seguinte acorda e a primeira coisa que vem à mente é um “e agora, José?”.

Não há uma única maneira de lidar com esse momento de, digamos, vácuo motivacional. Tem gente que simplesmente passa por cima e continuar estudando. Outros passam horas procurando por uma resposta. Outros preferem assistir ao primeiro filme do “Rocky, Um Lutador” para resolver a questão enquanto assiste ao personagem correndo pelas ruas geladas da Filadélfia para então subir as escadas da prefeitura e ficar pulando no alto com os punhos erguidos ao som daquela musiquinha contagiante (se você não se lembra dela, baixa a música do dia ao final desse artigo).

Para me manter motivado prefiro a técnica da Corrida de Obstáculos, na qual sempre estou inscrito para algum concurso. Fiz a prova de um, já tenho de estudar para outro. É assim que mantenho meu momentum, minha motivação para estudar. Sinceramente, não saberia lidar com fazer um concurso e então não ter nenhum outro marcado, ter de estudar sem um prazo definido para ser cobrado em prova. Tem gente que consegue, admiro essas pessoas, mas não é o meu caso.

Obrigatoriamente chegamos à velha discussão do “prestar muitos ou poucos concursos, eis a questão”. Eu sou dos que advogam prestar muitos concursos. Acho que somente prestando concursos continuamente podemos tanto aumentar nossas chances de aprovação quanto manter a motivação e ajustar continuamente o modo de estudo. Sinceramente não tenho problemas com os concursos nos quais não passei. Se não passei era porque não estava preparado o suficiente, mas todos eles serviram para me mostrar falhas na minha estratégia de estudo, matérias que já dominava e outras que precisava martelar mais e com mais força. Não entendo como muita gente pode ver demérito, vergonha, em prestar concursos com seriedade e não ser aprovado. É a coisa da fila que anda, quem está na frente é atendido primeiro, quem está na guerra dos concursos por mais tempo, estudando a mais tempo, controlando melhor seus pontos fortes e suas fraquezas, alcançará primeiro a aprovação, ponto final.

Resumo da ópera - Não importa como você faz para se manter motivado após as provas de cada concurso que prestar. O que realmente importa é não dar espaço para o desânimo e seguir em frente, estudando, se esforçando, se dedicando, acreditando que sua vitória não falhará, mesmo que tarde um pouco. São em momentos como esses que muitos bons concurseiros esmorecem e abandonam a luta. Não tenha dúvidas, isso acontece com muito mais freqüência do que você possa imaginar e são muitos os sonhos de aprovação que são abandonados em uma crise de falta de motivação.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como, após fazer as provas de um concurso, você se motiva a continuar estudando? Você prefere se inscrever em outros concursos para ter em novas datas de prova a motivação necessária? Prefere confiar somente em sua força interior para se motivar?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
A musiquinha do Rocky Balboa correndo pelas ruas da Filadélfia que falei no artigo se chama "Gonna Fly Now" e foi composta por Bill Conti. Nessa versão para vocês baixarem tem até ele agradecendo, depois da luta, a sua amada Adria ... hehehehe ... adoro esse filme.

2 Response to "Nada como um concursos após outro"

  1. Camisa 9 says:

    Fazer um concurso atrás do outro não é estressante pra vc? Matérias diferentes, muitas viagens e o custo então.
    Bem, cada um é cada um, não é mesmo, se para você funciona, que bom.
    Espero que você consiga aquilo que almeja.

    Abraços, cara

    Anônimo says:

    Essa vida de concurso não é mole, curti bastante seu blog, estou focando por enquanto um só, acho que um atrás do outro ia me deixar maluco. Criei um tb. que falo sobre minha rotina de estudos pro trt de AL. Se quiser dê uma passada lá.

    http://vidadeconcursos.blogspot.com/

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards