2ª Palestra - Traçando a Melhor Estratégia de Estudos - Fábio Gonçalves

Mais uma vez vou começar com uma definição do dicionário Houaiss. Estratégia: a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos. Traçar uma boa estratégia de estudos é de suma importância para os concurseiros que querem ser aprovados em concursos públicos, pois somente com a otimização dos estudos e recursos para estudar esse objetivo pode ser alcançado sem mais esforço do que o necessário.

A segunda palestra que assistir no Fim de Semana do Concurso realizado pelo Meta Concursos foi do Fábio Gonçalves, diretor do famoso curso de concursos carioca Academia de Concursos, considerado um dos melhores do país. O cara realmente sabe do que fala e tem muita experiência na orientação e preparação de concurseiros.

Nessa palestra, Fábio falou sobre como evitar focar em alguns concursos e com isso deixar passar a oportunidade de também se preparar para uma série de outros concursos para cargos afins com o que o concurseiro almeja. Para fins práticos ele dividiu sua fala em estratégia para concursos de nível médio (sendo que quem concorre mesmo para esses concursos tem diploma de curso superior) e concursos de nível superior. Para os concursos de nível médio ele usou como exemplo o concurso para a Polícia Rodoviária Federal e mostrou como estudando para esses concursos o candidato também estaria estudando grande parte, senão toda, matéria para concursos como de escrevente e técnico judiciário ou de oficial de justiça. Só que o contrário não se verifica, ou seja, estudar para oficial de justiça não prepara o concurseiro para prestar provas para a Polícia Rodoviária Federal. No caso dos concursos de nível superior ele usou como exemplo o famoso concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal, demonstrando como quem prepara para esse concurso também já está se preparando também para concursos similares como para ICMS ou TCU.

A idéia por trás dessa palestra é que o concurseiro inteligente monta sua estratégia de estudos procurando um concurso específico para focar, mas que também o prepare para vários outros concursos para cargos similares. Esse trabalho de inteligência (no sentido de planejamento e também de esperteza) é fundamental para a otimização do tempo e esforço, algo que pode ser a diferença entre ser aprovado ou não em concursos públicos.

Resumo da ópera – Não basta o concurseiro ter disposição para estudar e vontade de ser aprovado, é preciso estudar e se esforçar com inteligência. Claro que não é proibido que alguém defina um concurso específico, estude e preste provas unicamente para esse concurso, mas se há tantos outros concursos para cargos similares, porque não fazer uma ponte? Não há lei que impeça ninguém de ser empossado em um cargo e alguns meses depois pedir exoneração para ser empossado em outro cargo melhor ou que tenha mais haver com o perfil da pessoa. Parafraseando o comercial de TV, não basta ser concurseiro, tem de planejar.

QUESTÕES COMENTADAS

→ Português

Quais são os seis erros que existem nessa frase?

“6 hospitais brasileiros sendo dois públicos conquistarão certificação de saúde em 2.006”

Vamos lá, leia com cuidado e tente achar os erros antes de ver a resposta.
...
...
...
...
...
...
...

Vamos à resposta.

1º erro – Não se inicia frase com numeral, os gramáticos recomendam ser ele grafado por extenso.

2º erro – “sendo dois públicos” se trata de uma oração explicativa intercalada, que deve estar entre vírgulas.

3º erro – “sendo”: gerúndio empregado incorretamente.

4º erro – Se a conquista da certificação deu-se em 2006, o fato ocorreu no passado, já que estamos em 2007. Logo, a forma verbal do verbo “conquistar” deve ser flexão do pretérito perfeito e não do futuro, assim o correto é “conquistaram” ao invés de “conquistarão”.

5º erro – “Saúde” tem acento no “u”, uma vez que essa vogal é a segunda no hiato “a-u” e é antecedida por outra diferente de “u”.

6º erro – “2.006” está incorreto porque o ponto em números só se justifica quando o numeral expressão quantidade (como em “existem 4.500 pessoas na fila de espera”). Na grafia de anos ou números de ordem (numeração de casas na rua, por exemplo), o ponto não dever ser utilizado.

Assim, a frase escrita de forma correta é:

“Seis hospitais brasileiros, sendo dois públicos, conquistaram certificação de saúde em 2006”

Adaptado de:
http://www.paulohernandes.pro.br/descubra/pagina.html

→ Matemática

Vamos a uma questão de matemática (que é cobrada em muitos concursos) para variar.

Um recipiente contém 5 litros de um combustível composto de 8% de álcool e o restante de gasolina. Para que a porcentagem passe a 20%, deve-se acrescentar de álcool no recipiente:
a) 1/4 litro
b) 1/2 litro
c) 3/4 litro
d) 1 litro
e) 3/2 litro

Essa questão tem uma pegadinha.Vejamos:

5 litros de combustível sendo 8% de alcool (0,4 litros) e 92% de gasolina (4,6 litros).

Quanto de alcool acrescentar para a mistura final (que terá mais de 5 litros) ficar com 20% de alcool?

A mistura final terá 80% de gasolina, que será os mesmos 4,6 litros pois não será adicionada mais gasolina à mistura. Usando uma Regra de Três Simples temos:

4,6 ------ 80%
x ------- 100%

x = (4,6 x 100) / 80

x = 5,75 litros >>> Esse será o volume final de combustível após a adição do alcool adicional.

Se a mistura inicial tinha 5 litros e o que será adicionado será só álcool:

5,75 litros – 5 litros = 0.75 litros ou 3/4 litros de álcool (letra C do gabarito).

Sacaram a pegadinha? A questão tem cara de ser de porcentagem, mas na verdade está cobrando somente uma Regra de Três Simples! Daí vale repetir um dos mandamentos concurseiros, “sempre leia com muita atenção o enunciado da questão para entender o que está sendo pedido”.

2 Response to "2ª Palestra - Traçando a Melhor Estratégia de Estudos - Fábio Gonçalves"

  1. Anônimo says:

    Olá, tudo bem!
    A questão de português "me pegou" no tempo verbal... mas note que saúde, no enunciado, já está escrito com acento... aí não vale, né?
    Beijos e bons estudos!

    Carla

    Unknown says:

    A questão de matemática é referente a concurso de nível médio?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards