1ª Palestra – Auditor Fiscal da Receita Federal – Norton Fortes

Segundo o dicionário Houaiss, uma das definições de inteligência é “capacidade de apreender e organizar os dados de uma situação, em circunstâncias para as quais de nada servem o instinto, a aprendizagem e o hábito”. Essa é também a função dos setores de inteligência de organizações militares e civis, para que a tomada de decisões seja a mais acertada e eficiente possível. As pessoas também usam (ou deveriam usar) a inteligência para reunir e articular informações sobre situações que demandam decisões, como a compra de uma nova TV de plasma ou de um computador. Para os concurseiros então, a inteligência nesse sentido é muito importante e foi essa a essência da primeira palestra da Semana do Concurso organizada pelo Meta Concursos que assisti no sábado.

Norton Fortes é auditor fiscal da Receita Federal, o cargo dos sonhos de milhares de concurseiros por todo o Brasil e, por isso mesmo, um dos concursos mais aguardados e disputados do país. Durante pouco mais de uma hora, Norton contou sua trajetória na Receita Federal, primeiro como técnico (cargo agora chamado de analista fiscal) e então como auditor após um novo concurso. O mais interessante nessa palestra foi que ele falou abertamente sobre o dia-a-dia do trabalho do auditor, que em seu caso é na fiscalização externa, como é a ascensão na carreira, como é o clima de trabalho. Claro que ele também falou sobre como foi seu método de estudo e deu dicas importantes como estudar muita contabilidade para prestar concursos do AFRF.

Como esse blog não é voltado especificamente para concurseiros que visam o cargo de auditor fiscal, não vou relatar as minúcias do cargo de auditor fiscal que aprendi nessa palestra, mas posso mandar por email para quem tiver interesse. Quero frisar a importância que o próprio Norton sublinhou para procurar conhecer o máximo possível do cargo público que se almeja, como é o trabalho, como é o dia-a-dia de trabalho.

A importância de se fazer esse trabalho de inteligência antes mesmo de começar a estudar para um determinado concurso reside no fato de que não é pouca gente que luta para passar em determinado concurso, passa, mas então descobre que não é aquilo que quer fazer ... o que, por outro lado, acaba sendo a sorte de outros candidatos que acabam sendo chamados algum tempo depois. Claro que há o ganho de conhecimento e experiência para essas pessoas, mas a frustração é grande e muitas vezes pode ser fatal para o sonho da carreira pública.

Moral da palestra – Procure conhecer como é o trabalho diário do cargo público que você tem como alvo. Converse com quem já está empossado, pergunte, isso não vai te machucar, mas pode garantir que você não se frustre quando finalmente passar e só então descobrir que não é aquilo que você quer fazer. O salário de um cargo é muito sedutor quando ainda não passamos, quando estamos do lado de cá da cerca, mas depois que já se venceu a maratona daquele concurso, o salário é somente um detalhe e a satisfação profissional que se mostra o mais importante.

A V I S O

Vários leitores perguntam sobre o link de uma gravação para uma palestra sobre o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRF) que postei num artigo antigo, um dos primeiros do blog. Gente, infelizmente o site onde estava hospedado o arquivo MP3 dessa gravação deixou de existir e o arquivo com ela, arquivo esse que não tenho mais. Ficarei devendo!

———«»———«»———«»———

DICAS

→ Português

"Dia-a-dia" ou "dia a dia"?

A expressão "dia a dia" é com hífen? É sem hífen? Se você consultar um dicionário, terá como resposta "dia-a-dia", assim mesmo, com hífen, só que o uso do hífen dependerá do caso em que a expressão estiver aplicada.

Se a intenção é usar a expressão como um sinônimo de “cotidiano”, uma expressão substantivada, usa-se o hífen, então será “dia-a-dia”. Ex: O dia-a-dia do auditor fiscal tem muita análise contábil.

Agora, se a intenção é ter um sinônimo para “diariamente”, um advérbio de tempo, então não tem hífen, sendo “dia a dia”. Ex: Dia a dia eu estudo português, matéria cobrada em qualquer concurso público.

QUESTÕES COMENTADAS

→ Direito Constitucional

(ESAF/AFCE/TCU/99) - Assinale a opção correta:

a) É legítimo o provimento de cargos públicos mediante aproveitamento, transformação, acesso ou ascensão funcional.

b) O direito de greve do servidor público será exercido nos termos previstos em lei complementar.

c) Nos termos da Constituição, a estabilidade no cargo adquire-se após dois anos de efetivo exercício.

d) A disponibilidade do servidor público dar-se-á com proventos integrais.

e) O servidor estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo, no qual se lhe assegure ampla defesa ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada ampla defesa.

Resposta:

a) Errada. Não pode haver provimento por transformação de cargo público.

b) Errada. O direito de greve do servidor público será previsto em lei específica e não em lei complementar.

c) Errada. O estágio probatório é que dura dois anos, a estabilidade é adquirida com três anos.

d) Errada. A disponibilidade do servidor público dar-se-á com proventos proporcionais.

e) Correta.

Comentário: Essa questão é bem estilo da ESAF. Quem estudou um pouco de Direito Constitucional já eliminaria de cara as alternativas A, C e D, ficando entre a B e a E. A pegadinha nessas duas alternativas está no formato da lei. Só o candidato que estudou com mais atenção saberia com certeza de que a alternativa C é incorreta e a E é a correta. Eu fiquei numa dúvida brava, chutei na alternativa C e quebrei a cara, mas agora não esqueço mais que o exercício do direito de greve dos servidores públicos será definido em LEI ESPECÍFICA.

4 Response to "1ª Palestra – Auditor Fiscal da Receita Federal – Norton Fortes"

  1. Unknown says:

    Olá, gostaria de receber mais detalhes sobre a palesta sobre o cargo de auditor fiscal, sobre o dia-a-dia e as minúcuias do cargo. Meu email é carolcamposcastro@yahoo.com.br
    Muito obrigada
    Abraços, Carolina

    Yamini Amar says:

    Olá. Gostaria muito de receber o e-mail com os detalhes sobre o dia a dia do cargo de auditor fiscal. Faz tempo que estou procurando essas informações! Parabéns!

    Obrigada
    Ivy
    e-mail: ivyfasanella@hotmail.com

    Alice says:

    Olá!

    Fiquei interessada em saber sobre as atividades e o dia a dia de um auditor fiscal. Poderia me mandar o e-mail com esses dados?
    Meu e-mail é: ar.silvestre@yahoo.com.br.

    Obrigada,

    Alice

    Unknown says:

    olá, tudo bem? assim como as pessoas acima, gostaria de poder obter algumas informações no que tange ao dia-a-dia etc de alguém que exerce o cargo de auditor fiscal. Desde já, agradeço-lhe pelo espaço e auxílio.
    grande abraço!
    meu email é: diesquerdo@gmail.com

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards