Cursos preparatórios, o que são e como escolher?

É impressionante a quantidade de cursos preparatórios para concursos públicos que surgem a cada dia e que prometem verdadeiros milagres, como se a aprovação do candidato dependesse integralmente da participação em um desses cursos. É preciso saber de antemão que qualquer que seja a técnica usada para o estudo (independente de concursos), esta será apenas mais uma peça, um apoio para reforçar o conhecimento e servir de motivação, lembrando que nenhuma técnica substitui o estudo realizado em casa, sozinho.

Entre esses cursos temos:

Online – É um curso onde o professor disponibiliza o material através de diversos recursos multimídia (texto, vídeo, áudio etc.) e acompanha seus alunos através de fóruns, e-mail etc. É muito procurado por pessoas que não possuem muito tempo para estudar ou moram em lugares onde não existem cursos preparatórios, além do principal motivo que é a excelente qualidade do material, que dependendo do curso, conta com professores renomados, especialistas em concursos públicos.

Videoaulas – Outra oportunidade bastante interessante de assistir aulas de professores especializados na área de concursos públicos de todos os cantos do país. Os cursos são veiculados através de diversos vídeos gravados e que são acompanhados com exercícios em textos (disponibilizados para downloard para os alunos matriculados). Ótima ferramenta para quem não tem horário fixo para estudar e que através de um celular ou um aparelho de MP4 pode acompanhar as aulas em qualquer lugar (metro, ônibus, filas, sala de espera etc.).

Telepresencial (Curso à Distância) - Idêntico ao curso presencial, porém a única diferença é que o professor não se encontra na sala de aula, o que não impede que as perguntas sejam respondidas como se ali estivesse através de vários recursos (áudio, Chat). Geralmente esse tipo de curso consiste em reunir vários alunos em uma ou várias salas, em dias e horários pré-definidos, para assistir, em um telão, a transmissão de uma aula ou uma palestra que está sendo ministrada em outra cidade. Antes era necessário viajar ou esperar para assistir as aulas gravadas.

Presencial – Sendo esta a forma mais tradicional e a que apresenta mais reclamações por parte dos alunos. Geralmente os preparatórios vendem pacotes de cursos extensivos (sem edital publicado), entretanto, o seu carro chefe são os pacotes específicos (com edital publicado), com duração em média de três meses. Muitos alunos preferem comprar as matérias isoladamente, aquelas desconhecidas e que sentem mais dificuldade em aprender.

Agora que já conhecemos um pouco desses cursos são necessários alguns cuidados na hora de escolher qualquer um deles:

- O principal cuidado antes de comprar um curso preparatório é assistir uma aula demonstrativa (teste drive). Se o curso não disponibilizar esse serviço, esqueça e procure outro.

- Procure informações sobre cursos preparatórios através dos próprios concurseiros, nos fóruns, blogs e sites afins. Se o curso tiver algum problema eles não mediram criticas e reclamações contra o mesmo. Investigue também sobre os professores.

- Não compre cursos que disponibiliza uma aula de cada matéria por semana, principalmente se estiver iniciando agora o contato com essas matérias. Passar muito tempo sem rever as matérias pode levar sua motivação para o espaço.

- Desconfie daqueles cursos que apresentam altos índices de aprovação, pois na sua grande maioria, são apenas cursos caça níqueis, utilizam a mídia para mostrar vários candidatos que passaram em primeiríssimos lugares e que é sabido que esses mesmos candidatos já estudavam há vários anos para concurso e nem mesmo frequentaram esses ou outros cursos.

- Outro ponto bastante importante na escolha do curso é a metodologia usada nas aulas como os exercícios, os simulados, o acompanhamento individual do aluno. Muitos deles desistem logo no início por conta de não acompanharem a metodologia usada no curso.

- Não escolha o curso apenas por causa da apostila ou outro material disponibilizado “gratuitamente”, isso também é um truque bastante usado, uma espécie de isca para atrair alunos desinformados. Muitos cursos somente copiam a legislação na internet, formatam o texto, imprimem e encadernam, como se esse material fosse suficiente para o aluno acompanhar as aulas e o conteúdo programático exigido nos editais dos concursos. É muito comum ouvir os alunos perguntando, por exemplo, logo no primeiro dia de aula: “que dia vou receber a minha apostila professor?”.

- Leia todo o contrato e se for o caso, recorra ao órgão de proteção ao consumidor (PROCON). Quanto mais denuncias, melhor será a qualidades dos cursos oferecidos.

Resumo da ópera – Toda técnica usada para melhorar o aprendizado é sempre bem-vinda e dentre essas técnicas os cursos preparatórios são uma ótima ferramenta para manter-se atualizado, motivado e em forma para enfrentar as provas dos concursos. Contudo, é necessário ter uma boa dose de precaução antes de escolher um desses cursos, pois além do valor investido (uma boa grana), também está em jogo o seu valioso tempo e o desejo certo pela aprovação, que poderá ser frustrado por conta de uma opção errada.

Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?”. (Rudyard Kipling)

FONTENELE é um concurseiro que estuda em cursos preparatórios sérios.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Cursos preparatórios, o que são e como escolher?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards