Informática – Um problema para muitos concurseiros

Para alguns concurseiros as matérias de direito são os bichos papões que devem ser vencidos na luta por um cargo de servidor público, para outros é o raciocínio lógico e matemático, para vários é o português, mas a informática vem sendo uma dor de cabeça para muito e muitos concurseiros.

Mas porque essa matéria pode ser uma armadilha? Como estudá-la corretamente? A resposta para essas perguntas é diferente dependendo do nível de conhecimento da matéria. Vejamos.

Para quem não sabe nada de informática

A armadilha para quem não tem conhecimentos de informática está em se deixar levar pelo medo da matéria e não estudar direito ou mesmo não estudar nada. É suicídio ir fazer uma prova sem ter estudado um mínimo que seja qualquer matéria.

Para esse grupo, a melhor forma de estudar é começar pelo básico. Procure apostilas gerais e superficiais em um primeiro momento, que expliquem o que é um computador, quais suas peças, o que é o ambiente Windows, o que faz os principais programas, como funciona a Internet. Depois que se tiver entendido esses princípios superficiais, aí, sim, deve-se aprofundar no assunto, estudando por apostilas mais complexas. Somente ler não adianta, é preciso sentar-se diante de um computador para ver e utilizar na prática tudo o que foi descrito nas apostilas. Esse estudo prático é imprescindível e não deve ser deixado de lado.

Para quem já sabe alguma coisa de informática

Quem já tem conhecimento do básico de informática terá menor dificuldade para estudar a matéria. Nesse caso é necessário dar mais atenção aos detalhes. Memorizar atalhos, funções de ícones, procedimentos. Como quem está nesse nível de conhecimento ainda não fixou muita coisa, fica fácil corrigir noções e conhecimentos errados.

A armadilha fica por conta de achar que tudo é fácil e relaxar no estudo.

Para quem já sabe muita coisa de informática

A armadilha é clara, achar que já se sabe tudo e não precisa estudar. O famoso “salto alto”, o clima de “já ganhei”.

Quem está nesse nível corre risco maior do quem não sabe nada, já que é inevitável o pensamento de “já sei isso, não preciso estudar”. O resultado é inevitário, a pessoa vai quebrar a cara. Digo isso por experiência própria. Isso acontece porque a informática cobrada em concursos é bem mais detalhista que a informática prática. Sem estudar nada, quem é usuário veterano de computadores acerta, no máximo, 70% da prova. Os outros 30% serão de “eu já vi isso em algum lugar” ou “como é isso mesmo?”.


Resumo da ópera – Se tem Informática no edital, essa matéria deve ser estudada com seriedade, seja qual for o nível de conhecimento que se tenha da matéria. Isso porque concursos públicos se tornaram uma guerra de poucos pontos. Por uma questão não acertada muitos concurseiros são reprovados e essa questão pode muito bem ser aquele atalho de teclado que não foi memorizado como deveria ter sido.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

0 Response to "Informática – Um problema para muitos concurseiros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards