Estudando com MP3

Tenho uma amiga divorciada com dois filhos que trabalha das 8 às 18 horas e está fazendo de tudo para estudar com qualidade para concursos públicos. O tempo dela é curto e ela precisa usar todo e qualquer subterfúgio disponível para estudar. Tempos atrás sugeri que ela comprasse um tocador de MP3 e ouvisse aulas. Ela torceu o nariz, descrente, mas como não tinha nada a perder fez o que eu disse. Desde então o aparelhinho dela tem uma programação muito interessante, com um curso de direito constitucional entremeado com algumas músicas de jazz. Algum tempo atrás fomos comer uma pizza e ela falou da diferença do seu desempenho na prova de constitucional em um concurso que fez antes de comprar o tocador e uma que fez depois. “Menino, acertei muito mais questões. Como ouço o curso inteiro todos os dias da semana. Quando fiz a prova, lia a questão e lembrava do professor falando daquela parte da matéria e já sabia a resposta. Meu rendimento na matéria passou de 60% de acerto para 80% só ouvindo as aulas e lendo a constituição”.

Realmente vale a pena estudar ouvindo aulas e palestras em MP3. Eu venho fazendo isso desde que comecei a estudar e é mesmo como essa amiga disse, você lembra do que o professor disse na gravação e acaba acertando questões. Só que nem tudo é flores. Estudar dessa forma exige atenção, muita atenção. Uma coisa é ouvir música enquanto se pensa em outras coisas, enquando a mente divaga. Outra coisa é ouvir um professor martelando matéria e ter de prestar atenção sem nenhum suporte visual. É exatamente a falta desse suporte visual que dificulta um pouco prestar atenção. Mas não é nada que com algum esforço, disciplina e prática não se resolva.

São duas as principais vantagens desse modo de estudar. Em primeiro lugar está a portabilidade, claro. Como o tocador de MP3 cabe no bolso, você leva as aulas para onde quer que vá. Outra vantagem é a rapidez de estudo. Um curso de direito constitucional para concursos em MP3 dura menos de duas horas. Para ler um livro ou apostila com o mesmo conteúdo gasta-se muito mais tempo.

Só que há alguns porém, como não poderia deixar de ser. Em primeiro lugar está a já citada necessidade de prestar muita atenção para que o estudo seja eficiente. Outro porém está na continuidade. Não adianta muita coisa ouvir o curso aos pedaços, ouvindo alguns minutos, então parando para fazer outra coisa, ouvindo mais alguns minutos. Isso acaba comprometendo o entendimento da matéria, o que pode ser muito grave.

A receita para estudar ouvindo MP3.

1 – Escolha somente uma matéria ou palestra de cada vez.

2 – Entremeie a matéria com músicas calmas e curtas, para quebrar a monotonia e ajudar na concentração. Prefira música clássica, jazz, instrumental, ou seja, músicas tranqüilas.

3 – Cuidado com o volume. Se ouvir alto demais, não vai prestar atenção direito, além de ferrar com os tímpanos.

4 – Divida o curso ou palestra em blocos e ouça somente blocos inteiros. Logo, se não for dar para ouvir um bloco inteiro, nem comece a ouvir.

5 – Ouça toda a palestra e todo o curso em um único dia. Nada de ouvir metade em um dia e a metade no dia seguinte ou, pior, dias depois.

Onde estão as aulas, cursos e palestras em MP3 voltadas para concursos?

Muitos concurseiros não utilizam essa ferramenta de estudo simplesmente porque não sabem onde encontrar material de qualidade. Convenhamos, uma pesquisa rápida no Google com as palavras chaves “concursos+mp3” resolve o problema (onde vocês ouviram dizer que concurseiros preguiçosos chegam a algum lugar?). De qualquer forma, seguem algumas dicas:

Cursos de direito do professor Marcos de Araújo – Cursos de direito voltados para concursos muito bons, completos, interessantes de ouvir e com preços acessíveis. http://br.geocities.com/profdearaujo/principal.html

Audiojus - Cursos de direito e outras matérias para concursos e provas da OAB. Também muito bons e bem feitos, apesar de serem mais chatinhos de ouvir por conta da narração. Preços acessíveis. http://www.audiojus.com.br/

Várias palestras sobre concursos públicos, inclusive com o Willian Douglas. Gravações de boa qualidade. Gratuito. http://www.concursos.katalink.org/index.php?/categories/7-Palestras

Há também muitos cursos e aulas que foram gravados por concurseiros e disponibilizados na Internet de graça. Alguns estão com a qualidade de gravação melhor, outros pior. Alguns estão completos, outros têm somente um pedaço. De qualquer forma vale pesquisar e avaliar cada achado, pois pode-se encontrar muita coisa boa no ciberespaço.

Resumo da ópera – Quem está na guerra dos concursos públicos para vencer, tem de usar toda e qualquer arma disponível ou que possa inventar. O tocador de MP3 é uma delas.

Quem tiver dicas de links para cursos, aulas e palestras em MP3, por favor, me enviem.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

3 Response to "Estudando com MP3"

  1. Anônimo says:

    Adorei seu artigo sobre estudar usando o MP3, ja uso e vale muito a pena, uso muito no ônibus e é um tempo que de perdido passa a ser bem utilizado. Bons estudos e parabéns seus artigos são fantásticos.
    Ass:Parobé
    brancaparobe@yahoo.com.br

    Anônimo says:

    Ah, valeu então por postar sobre o mp3. Vou comprar o meu amanhã.
    Esse link aqui: http://www.oreidasapostilas.com.br/curso_direito_mp3.htm tem várias matérias de graça. Também no site da Câmara dos Deputados tem a Constituição para baixar, mas é demorado e às vezes trava.
    ótimos artigos, estou sempre acompanhando ;)

    Larissa says:

    Oi Renata,
    Amei sua postagem!!!! Meu Deus, aonde estava que n tinha ainda te encontrado??? hehee... pois bem, estou ainda no caminho do concurso e por isso estou um pouco perdida... vou pensar e mt neste método do mp3. Além disso, acho q vou entrar em um curso preparatório para o concurso da caixa econômica.
    Beijocas e valeu por tudo!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards