Estudando noite afora

“Como só estudo a noite depois que chego do trabalho, estipulei um horário fixo das 21 às 24hs, mas acabo sempre passando do horário do fim, quando vejo já é mais de 23hs”.

Pessoas são diferentes, seja nos gostos, nas crenças, na disposição para fazer as coisas, no modo de ver a vida e por aí vai. Porque seria diferente com o bioritmo?

Bioritmo é nosso relógio biológico, nossos ritmos energéticos. Dependendo do bioritmo da pessoa ela estudará melhor de madrugada, cedo, a tarde ou a noite. O que importa é a pessoa usar o bioritmo a seu favor e não desrespeitar os limites do seu corpo e do seu cérebro, já que quando isso não é feito, os resultados costumam ser muito agradáveis em termos de fadiga e doenças.

Nosso amigo concurseiro que enviou a passagem acima parece ter um bioritmo que favorece o estudo a noite. Acontece com muita gente. Então, porque não aproveitar isso.

Vejam bem. Não há nenhuma receita definitiva de estudo. Bom seria se tivesse, até eu acho isso. Mas não tem. Tudo vai depender da pessoa, do seu bioritmo, da sua garra, do modo como absorve conhecimentos, dos conhecimentos acumulados anteriormente.Se uma pessoa tem gás para estudar até mais tarde, porque não aproveitar isso? Eu aproveitaria, sem abrir mão de alguns cuidados como:

- Dormir no mínimo 7 horas diariamente;

- Alimentar corretamente;

- Fazer atividades físicas.

Agora, não acho que seja nada indicado passar por cima desses cuidados para estudar madrugada afora. A pessoa pode até fazer isso por algum tempo, mas uma hora o organismo cobrará a conta com juros e lá vai a pessoa ficar doente, sem poder trabalhar ou estudar, ou seja, prejuízo em dobro.

É engraçado como no Brasil os professores não estão preparados para ensinar a estudar. Na maioria das vezes nem eles sabem como estudar. Há técnicas de estudo, há limites a serem respeitados. Se houvesse uma orientação nesse sentido, com certeza o rendimento dos estudantes brasileiros seria muito melhor.

Vira e mexe recebo emails de concurseiros desesperados com o pouco tempo que têm para estudar. Tem gente que não pode se dar ao luxo de parar tudo para somente estudar. Mas o que fazer se não lidar com a situação da melhor forma possível e estudar cada minuto disponível? Claro, sempre existe a opção de se acomodar com a situação e não se preocupar em melhor de vida estudando para concursos públicos. No mais, é passar por cima das dificuldades, estudar e ter sucesso, seja mais cedo ou mais tarde.

Resumo da ópera – Se você, como nosso amigo, têm gás para estudar até mais tarde, faça isso obedecendo seu bioritmo e até o ponto que não force demais seu organismo. Muitas vezes a animação é maior que nossa resistência e temos de ter muito cuidado nesses momentos. Só para ilustrar, há uma reportagem muito interessante na revista Veja da semana passada que fala do aumento no número de mortes entre trabalhadores japoneses por excesso de trabalho. Os caras fazem tantas horas extras continuamente que uma hora simplesmente caem mortos. Pensa bem, cair morto e no dia seguinte sair o resultado de um concurso com seu nome na lista de aprovados.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

1 Response to "Estudando noite afora"

  1. Anônimo says:

    Mais uma vez Parabéns pelo blog, é um serviço a humanidade, muito show.
    Passou um filme na minha cabeça nesse seu artigo, eu que gosto de fazer loucura pra estudar. Ja pensou: passar na prova e morrer... isola, eu hein... brincadeirinha. Valeu o puxão de orelhas.Bons estudos.
    brancaparobe@yahoo.com.br

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards