Trocar experiências, reclamar da vida, apenas conversar

Quando incluí no blog um shoutbox, fiz apenas com a intenção de oferecer aos leitores do blog uma ferramenta mais prática e fácil de usar para que pudessem comentar os artigos postados aqui. E no começo foi para isso mesmo que ela serviu, o que já me deixou satisfeito.

Para minha surpresa, bastante agradável diga-se de passagem, assisti como rapidamente essa ferramenta vem evoluindo e se tornando num verdadeiro ponto de encontro de concurseiros solitários que visitam o blog e não se importam em trocar experiências, reclamar da vida, postar dúvidas, responder dúvidas, ou apenas conversar um pouco.

É interessante como desde que comecei a estudar para concursos públicos há dois anos, as coisas têm mudado.

Foi exatamente o isolamento mantido pelos concurseiros que me levou a criar esse blog. Em meus primeiros meses de estudo espantei-me em como os concurseiros eram reticentes em trocar informações, em manter contato virtual, em tirar dúvidas. Todos pareciam fazer questão de serem ilhas em um mar de isolamento.

Mas como disse, as coisas vêm mudando. Hoje há muito mais interação entre os concurseiros, muito mais companheirismo. E fico muito feliz de pensar que esse humilde blog tem sua parcela de contribuição nessa importante mudança de mentalidade, por menor que seja.

Desde sempre acreditei em compartilhar informação. Concordo em número, gênero e grau de que informação é poder, mas discordo que o sigilo garanta esse poder, muito pelo contrário. Informação tende a ser falha, isso é fato. Se nos isolamos em nosso mundinho “informativo”, estamos sujeitos a tomar decisões erradas por conta de informações incompletas e/ou incorretas. Agora, trocando informações, compartilhando-as, comparando-as com as de outras pessoas, aí, sim, podemos chegar a um denominador comum muito mais poderoso e próximo da perfeição.

Informação é poder, desde que seja informação de qualidade, de boa qualidade. Não adianta nada ter uma montanha de informação de segunda categoria, meio incorreta, meio fantasiosa. Melhor ter apenas um bocado de informações de ótima qualidade, você estará muito melhor servido assim.

Como estudar para concursos públicos? Qual a melhor forma de otimizar os estudos? Como cada banca cobra as matérias em prova? Qual o caminho mais curto para a vitória? As respostas para essas perguntas não são absolutas, mas as melhores somente são obtidas quando se troca informações, se junta pedaços de informações daqui e dali, costura-se tudo com a experiência e impressões pessoas de cada um e, voilá, temos informações de ótima qualidade.

Existe um velho ditado que diz “dividir para conquistar”. Aplicado ao mundo baseado em informações que vivemos, digo com toda certeza de que esse “dividir” deve ser lido como “compartilhar”. “Compartilhar para conquistar”, sinônimo de “um por todos e todos por um” e “viemos para somar”.

Resumo da ópera – Não tenham receio de trocar informações sobre concursos públicos, seja dicas de livros ou experiências pessoas com técnicas de estudo. Nenhuma informação é tão valiosa que não mereça ser compartilhada, muito pelo contrário, quanto mais valiosa, mais importante se torna seu compartilhamento. Lembre-se sempre que a troca de informações é uma via de mão dupla, sempre que você oferece alguma informação, você recebe algo em troca, e é na diversidade de informações que reside a verdadeira sabedoria.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

0 Response to "Trocar experiências, reclamar da vida, apenas conversar"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards