A esperança que renasce a cada segunda-feira

Vida de concurseiro sério não é fácil ... ainda mais para o concurseiro sério que estuda em tempo integral.

Estaria me repetindo se voltasse a falar das dificuldades de abandonar toda uma vida profissional para voltar a me dedicar aos estudos visando alcançar a posse em um cargo público, tudo em nome de um futuro melhor, mais farto, tranqüilo e seguro.

Diante de todas as dificuldades que os concurseiros sérios têm de vencer todos os dias, não há como fazer diferente senão lutar, lutar mais um pouco, lugar um pouco mais ainda. Em se tratando de concurseiros sérios, desistir não é uma opção. E como é difícil enfrentar um, dois, vários leões a cada dia ... e também, lobos, ursos, girafas, macacos, toda a bicharada da floresta de dificuldades.

O Alcoólicos Anônimos tem um lema para sua luta contra a doença do alcoolismo, “Um dia de cada vez”. Esse lema curtinho carrega uma grande carga de verdade e sabedoria. Se o cara viver um dia de cada vez, ficar sem beber um dia de cada vez, estará livre do peso enorme, insustentável, de ficar sem beber o resto da vida. Esse lema é uma variação do famoso e poderoso “Um passo de cada vez”.

Aplicado à guerra dos concursos públicos, em minha visão estritamente pessoal esse lema se transforma em “Uma semana de cada vez”. Preocupo-me em estudar o melhor possível uma semana de cada vez, nada menos, nada mais. Faço isso para ter a tranqüilidade para estudar com qualidade, o que só consigo sem ter de ficar desesperado pensando que tenho apenas dois meses até a prova, um mês e meio, um mês, meio mês.

Vejo muitos concurseiros que se desesperam com a rapidez com que o tempo passa, com que o dia da prova se aproxima, e por isso compromete seus programas de estudo, botam a perder estratégias bem elaboradas, comprometem sua saúde e seu sono.

Não quero advogar que “estudar uma semana de cada vez” é a melhor estratégia. Longe disso, mesmo porque pessoas são diferente e uma solução ótima para mim não será a melhor para várias outras pessoas. Quero somente colocar que essa é uma boa estratégia que deve ser considerada com cuidado.

Dentro dessa estratégia de “estudar uma semana de cada vez”, a segunda-feira tem um valor especial. Melhor, não um valor, mas um significado especial. Como se trata do começo da semana, seu tom repercutirá por todos os dias restantes até o domingo seguinte. Se começamos a semana bem, dispostos, animados, positivos, teremos uma semana muito produtiva, pois o tom será de disposição, animação, positividade. Agora, se começamos a semana derrubados, deprimidos, tristes, desesperados ... putz, chega o natal mas não chega o final da maldita semana.

Resumo da ópera – Seja qual for sua estratégia de consideração do tempo de estudo até a data marcada para um concurso público que for prestar (ou até se não houver ainda data marcada), procure começar a semana na segunda-feira com um espírito positivo, animado e disposto, pode ter certeza de que isso refletirá ao longo de toda a semana.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




1 Response to "A esperança que renasce a cada segunda-feira"

  1. Anônimo says:

    Prezado colega, parabéns pelo seu blog e pela sua luta. Por um acaso encontrei seu blog e, na maior parte das vezes, seus posts são como um "dejà vu" para mim.

    Eu sou professor da rede estadual de MG, participei do último concurso em 2005, acompanhava o D.O. todo dia, até que fui chamado no último dia de vigência do concurso! Você (vocês, caso alguém mais esteja me lendo) sabe(m) o que é isso? É melhor do que passar em vestibular. Claro que agora, passados 2 anos, passou aquela euforia. Mas eu dou meu testemunho para que você não esmoreça, não desanime, você conseguirá ser funcionário público também.

    Estarei sempre acompanhando seu blog. Abraços e boa sorte!

    Marcos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards