Grupo de estudo para concurso público

De vez em quando recebo e-mails de leitores do blog com a seguinte dúvida: estudar em grupo ou sozinho, qual é a melhor estratégia? Sem dúvidas que o estudo em grupo é muito válido, entretanto essa técnica deve ser usada apenas como complemento, assim como o curso preparatório ou aquele curso online. Nunca se deve abandonar o estudo sozinho, pois ele é fundamental para uma boa preparação.

Para muitos concurseiros que não conseguem ter uma organização ou tão pouco, uma disciplina no ato de estudar, um grupo de estudo sendo bem organizado pode ser uma boa alternativa. Principalmente quando todos os participantes estão em busca do mesmo objetivo.

Atualmente, além do grupo de estudo presencial, outra modalidade que está sendo muito difundida atualmente na internet é a online, existentes principalmente nos fóruns de sites específicos para concursos como o próprio ATÉPASSAR – GRUPOS DE ESTUDO, parceiro do blog. Tendo como principais vantagens: a comodidade de não precisar se locomover da sua casa, manter contato com pessoas da sua mesma área de interesse e conseguir até hospedagem nas casas dos colegas virtuais, quando prestar provas em outras cidades. As desvantagens são inúmeras: falta de compromisso na entrega do material, entrega de material clonado (estilo CTRL+C – CTRL+V) ou mal elaborado, fora das regras definidas pelo grupo. Entretanto uma boa organização e planejamento são suficientes para afastar essas “pragas virtuais”.

Há inúmeras criticas quanto ao estudo em grupo, sendo que muitos desses críticos nunca sequer tiveram a experiência de participar, ou se participaram não contribuíram muito para seu sucesso. Então como falar se algo não funciona antes mesmo de testar?! Considero válida toda e qualquer forma de estudo, desde que organizado e voltado verdadeiramente para sua finalidade. Grupo de estudo é diferente de grupo de conversa fiada ou grupo para passar o tempo.

Destaco algumas das principais vantagens (EXPERIÊNCIA PRÓPRIA) do estudo em grupo (online ou presencial):

a) Economia na compra de livros e cursos preparatórios;

b) Troca de conhecimentos e informações entre os participantes;

c) Melhora do aprendizado, pois quem mais aprende é justamente quem ensina;

d) Mudança na rotina, aumentando a motivação.

Embora muitos concurseiros já pratiquem essa atividade, alguns ainda não conseguiram uma técnica ideal para aprimorar o estudo, como é caso de uma leitora do blog que assina como Katarina e, que recentemente postou no shoutbox as seguintes dúvidas:

Oi gente! Estou aqui hoje para compartilhar um problema que estou vivenciando com outros dois amigos, tb concurseiros: Estudamos para concursos há dois anos. São concursos jurídicos com inúmeras matérias temos o dia inteiro par estudar e fazemos dois blocos de 4 horas pela manhã e mais 4 a tarde, cada um com uma matéria diferente. Aos sábados nos reunimos para estudar em conjunto e tirar dúvidas. Ocorre que, constatamos que somos muito lentos! falando por mim agora, só consigo estudar em média 30 páginas de livro a cada 4 horas! Já tentei aumentar o número, mas isso me deixa exausta e depois não consigo nem olhar para o livro! Desta forma, passo as vezes o dia inteiro e não consigo sair de um capítulo (o que geralmente ocorre!). Alguém conhece alguma técnica para melhorar este desempenho. Quero estudar mais, mas quero reter o conteúdo! não adianta ler 100 páginas e não ficar nem 10 na cabeça!! Desde já agradeço! obs.: meus amigos não se diferem muito de mim na lentidão e o desespero aqui está coletivo! Seria cômico se não fosse trágico!”.

Com base nesse texto, deixo algumas sugestões tanto para o grupo da colega Katarina como para outras pessoas que estão participando ou pretendem participar de grupos de estudo:

1 - forme grupos no máximo com 5 integrantes e que estes integrantes estejam estudando matérias comuns a sua área de atuação como, por exemplo: concursos para Tribunais (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil etc.) e Fiscais (Direito Tributário, Direito Financeiro, Contabilidade etc.);

2 - diversifique as atividades do grupo a cada encontro. Existem inúmeras atividades que um grupo de estudo pode realizar, além da leitura, exemplo: resumos (fichamentos), simulados de questões (elaborando e comentando) simulados de aulas (cada participante simula uma aula como se fosse o professor), simulados de provas (simulação do dia da prova), elaboração de mapas mentais, cartões de memória, processos mnemônicos (melhora a capacidade de memorização, eliminando os famosos “brancos”) etc.;

3 - não compare seu grupo a outros grupos e nem você e seus colegas aos outros, cada um tem um ritmo próprio e uma forma diferente de fazer alguma coisa. O máximo que pode acontecer é aproveitar os métodos dos outros e adaptar para sua realidade;

4 - o estudo de 2 matérias por dia está excelente e vai depender também do ritmo de cada participante. O importante é não deixar o estudo virar rotina;

5 - criação de regras de convivência. Assim o participante saberá que existem regras e limites dentro do grupo (serve também para afastar curiosos). Dê também um nome para seu grupo (cria personalidade e autoestima para seus participantes);

6 - encontros do grupo em locais próprios para o estudo, como bibliotecas e com o planejamento já definido (atividade do dia, hora para começar, tempo de intervalos e hora para terminar). Esse encontro pode ser uma ou duas vezes por semana (dependendo da disponibilidade de tempo de cada um);

7 - quanto ao estado psicológico dos participantes (nervosismo e ansiedade), uma atividade física regular (corrida ou caminhada 3x por semana), relaxamento através de música clássica, mascar chiclete (sem açúcar) para aumentar a atenção na hora da leitura e outras pequenas mudanças de hábitos (sono e alimentação controlados).

Resumo da ópera - Mais do que um simples grupo de estudo, essa técnica visa ampliar o horizonte do concurseiro que não consegue definir um planejamento e ter disciplina no estudo, além de explorar alternativas de conhecimentos através do relacionamento com pessoas que buscam o mesmo objetivo em comum (passar em concurso público). Portanto, antes de dizer que algo não funciona, experimente ver se o problema não é com você mesmo.

Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” (Confúcio)

Fontenele é um concurseiro que acredita no estudo em grupo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———






1 Response to "Grupo de estudo para concurso público"

  1. Excelente artigo Fontenele! Essa questão sobre os grupos de estudo é realmente uma grande dúvida para os concurseiros. A questão primordial aqui é se auto-conhecer. As pessoas que começam a estudar colocam metas muito altas para si mesmas (como estudar um capitulo inteiro por dia). Isso é muito relativo. Primeiro é preciso encontrar um "ritmo de estudo". Aquilo que você consegue fazer por dia, por semana, por mês. E isso leva tempo, dedicação, disciplina. Depois de conhecer esse seu "ritmo" que você consegue propor para si mesmo um planejamento adequado de estudo. Em grupo não é diferente. O grupo tem que achar o seu ritmo também. Se cada um tiver paciência, vai conseguindo se adequar. É isso. Adorei o artigo, parabéns. Abraços!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards