Quando a campainha toca ...

Comentando o artigo de ontem, um leitor do blog desabafou o seguinte no shoutbox:

“Charles, um contratempo que me irrita profundamente é quando você tem aquele planejamento diário de estudos, e, na hora que você senta para estudar, chega visita em casa. Tenho uns 5 tipos de arrepio quando acontece isso. E dá-lhe paciência...”

Visitas podem, realmente, ser uma faca de dois gumes na vida dos concurseiros. Como assim uma faca de dois gumes? Bem, vamos abrir um pouco esse assunto.

O lado positivo das visitas ... programadas

Uma coisa são visitas programadas, aquelas em que os visitantes contatam com algumas semanas de antecedência os visitados e comunicam sua intenção de visitá-los a fim de permitir que os mesmos se preparem para mudar sua rotina diária a fim de bem recebê-los.

Visitas desse tipo não são problema, a não ser para pessoas extremamente desorganizadas ou esquecidas que não aproveitam esses dias anteriores à chegada das visitas para organizarem suas agendas a fim de poder tanto receber bem os visitantes quanto causar o menor impacto possível em suas vidas rotineiras. Isso também vale para concurseiros.

Recentemente um casal de amigos veio passar um final de semana aqui no “sur di Minas” comigo e com meus pais. A visita foi programada com duas semanas de antecedência, o que deu tempo para que nos preparássemos, desde bolar o cardápio e onde levar os visitantes que conhecessem e tivessem uma boa impressão da cidade, até para que eu pudesse adiantar minha programação de estudos para que nos três dias que ficaram aqui pudesse me dedicar exclusivamente a eles sem que isso me ferrasse os estudos. No final a visita foi ótima, pois esse casal de amigos é gente que me é muito querida, são pessoas simples e alegres, e a folga para recebê-lo me fez muito bem, pois de um lado descansei e de outro desliguei-me completamente dos estudos.

O lado negativo das visita ... de surpresa

Visitas de surpresa, daqueles que chegam cinco minutos antes do almoço de uma sexta-feira, com mala e cuia, bem, aqui mora o problema.

Diz a etiqueta que visitas devem ser sempre anunciadas com antecedência para permitir que os anfitriões se preparem para tal, evitando assim que os visitantes os surpreendam com a casa desarrumada, com a despensa meio vazia ou atrapalhem compromissos que tenham assumido.

Acho que não há nada pior para um concurseiro do que receber visitas a uma semana de uma prova de concurso importante para a qual se vinha estudando muito seriamente há meses. E olha que essa visita não precisa nem ser especificamente para o concurseiro, mas que seja recebida em sua casa. Daí ferrou programação de estudo, revisão e tal.

Quando a visita é programada, o concurseiro sério organiza seu programa de estudos, recebe bem os visitantes e aproveita esse tempo para também descansar. Claro que se a visita for prolongada, digamos por uma semana, cabe ao concurseiro explicar com antecedência que não pode deixar de estudar tanto tempo e que terá de, pelo menos, dedicar algumas horas do dia aos estudos, ou seja, cabe ao concurseiro administrar a crise de forma a bem receber os visitantes e ao mesmo tempo não negligenciar os estudos.

Resumo da ópera – Receber visitas pode ser ótimo quando elas têm “desconfiômetro” e comunicam sua intenção de visita com antecedência, mas pode ser um problema quando não fazem isso. Mas como não vivemos em um mundo onde o “deconfiômetro” é equipamento de série nas pessoas, logo muitas não têm o danado, o melhor que podemos fazer é dar um jeito de lidar com as situações que confrontarmos da melhor forma possível sempre tendo em mente que nossa luta na guerra dos concursos públicos é mais importante que tudo, pois é nossa luta por um futuro melhor para nós mesmos e não há ninguém que se preocupa mais com nosso futuro que nós mesmos ... right?

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA


O clipe de hoje é de uma música muito legal da Whitney Houston entitulada "It's Not Right But It's Okay". Procurem na web a tradução da letra ... é um recado para homens e mulheres ... hehehe.

0 Response to "Quando a campainha toca ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards