Como lidar com contratempos

Se tem algo que aprendi nessa minha vida de concurseiro é que contratempos devem ser encarados com paciência, muito paciência. Contratempos me lembram um jogo de tabuleiro da minha infância chamado Ludo, o da imagem aí encima. O objetivo desse jogo era fazer as quatro pedras darem a volta no tabuleiro para finalmente correrem pelos círculos da cor da pedra e então chegar ao centro do tabuleiro, quando então eram retiradas do jogo, ganhando quem retirasse primeiro do jogo todas as suas peças. O problema é que nessa reta final o jogador precisa tirar no dado um número que seja exatamente quantas casas falta para levar uma pedra ao centro, senão se vai até o centro e volta até percorrer o número de casas coincidente com o número tirado no dado ... se você precisa de quatro no dado para levar uma pedra ao centro e tira seis, avança quatro casas até o centro e volta duas, para somar seis, sacaram? Pois bem, tenho por mim que contratempos na vida do concurseiro é a mesma coisa.

Há vários tipos de contratempos, desde os mais inocentes (como um maldito vírus de computador que infectou minha máquina e me deixou fora do ar domingo e ontem), os não tão inocentes assim (como não poder pagar o boleto de inscrição de um concurso no último dia porque se está numa cidadezinha com somente um banco e você descobre que é um feriado local somente faltando uma hora para encerrar o expediente bancário) e também os graves (como perder a data de interposição de recurso em prova de concurso e não estar na lista de aprovados por 0,05 pontos).

Contratempo são, claro, irritantes. Não há como não perder a esportiva como temos de lidar com um deles, que geralmente surgem do nada como surpresas desagradáveis, sendo mais graves conforme a maior inconveniência do momento. Só que isso não significa que devemos perder a fleuma (Pachorra; ânimo imperturbável; impassibilidade) por mais de um minuto. O melhor é usar aquela velha estratégia de xingar baixinho algumas vezes, respirar fundo e lidar com a situação usando de toda frieza e impassividade necessárias para garantir o menor estrago possível. Claro que não é fácil fazer isso, mas é menos destrutivo e mais construtivo do que chutar, xingar, amaldiçoar, brigar por um longo tempo.

Não é a toa que digo que uma das virtudes mais importantes que o concurseiro pode cultivar é a tranqüilidade, a serenidade. Um concurseiro tranqüilo consegue lidar com os contratempos, com as vicissitudes, com as dificuldades de modo muito mais eficiente no sentido do “controle de danos” que um concurseiro que perde a paciência facilmente, que vive irritado e somente vê as coisas pelo lado negativo. Não adianta, gente, isso pode parecer conversa de mestre ninja de filme meia-boca, mas é por aí mesmo.

Resumo da ópera – Contratempos existes e vão aparecer no seu caminho concurseiro várias vezes, algumas vezes de forma menos grave, outras vezes de forma mais gravem, mas vão aparecer, isso é certo. Então, já que você terá mesmo de lidar com esses contratempo, que seja de uma forma tranqüila e edificadora, que você lide com essas dificuldades de forma a engrandecê-lo como pessoa e perturbar o menos possível sua luta na guerra dos concursos públicos. Tranqüilidade, nunca se esqueçam que essa é a melhor maneira de lidar com contratempos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



O clipe de hoje traz um clássico da soul music James Brown & Robert Palmer, o clássico imortal "I Feel Good".

0 Response to "Como lidar com contratempos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards