Uma verdadeira corrida de obstáculos

Desde moleque prego os olhos na TV ao assistir uma corrida de obstáculos, modalidade que considero a mais bonita e emocionante do atletismo. É fascinante ver os atletas correndo o mais rápido que podem enquanto saltam cavaletes de madeira espaçados regularmente. Olha, haja concentração e coordenação.

Ontem mesmo assisti um vídeo na Internet de uma prova da modalidade realizada recentemente em um campeonato mundial qualquer. Enquanto assistia aos atletas correndo e saltando as barreiras, alguns com mais precisão que outros, pensava em como estudar para concursos públicos é parecidos.

Assim como o percurso da corrida com obstáculos, estudar para concursos públicos é um longo percurso pontilhado de barreiras que devem ser vencidas e deixadas para trás enquanto corremos o mais rápido possível para a vitória. Também assim como as corridas da modalidade, a exatidão com que vencemos os obstáculos é diretamente proporcional a nossa experiência, conhecimento acumulado, ao nosso treinamento, enfim. E, finalmente, assim como numa corrida, apenas alguns dos competidores serão considerados vencedores, sobrando aos restantes amargar a derrota, aprender com ela e tentar outra vez.

Tudo muito bonito, tudo muito poético. Geralmente artigos de motivação para concurseiros são assim, bonitos, clean, um tanto assépticos em suas comparações com corridas, maratonas, competições esportivas em geral. Parecem até a Índia mostrada na atual novela das oito (que começa depois das nove, vai entender) da Globo, uma Índia mais limpa, mais bonita, pasteurizada, sem a imundície característica da Índia verdadeira, dos cadáveres boiando no Ganges em Varanasi e tudo o mais.

Esse mesmo programa que assisti mostrou também o lado menos glamouroso da corrida de obstáculo, a preparação, o treinamento dos atletas desde a sua descoberta até estarem prontos para competir em eventos de alto nível. E podem acredita que aí, sim, os praticantes dessa modalidade se parecem ainda mais conosco em nossa luta na guerra dos concursos públicos.

Os caras enfrentam de tudo o que conhecemos tão bem, falta de bom material e locais para se prepararem, falta de bons técnicos, incertezas, medo, dor, cansaço, frustração, esperanças, mais esperança, o anseio por uma evolução mais rápida que não está nem aí para isso e continua lentinha como sempre. Os caras se machucam e caem muito dando topadas nos obstáculos.

Quando vemos a beleza dos atletas bem preparados em seus uniformes vistosos saltando majestosamente obstáculos em pistas de corrida lindas e bem feitas, não pensamos em como eles já ralaram treinando com uniformes e tênis velhos em pistas mal conservadas.

Resumo da ópera – É um grande erro olharmos para os concurseiros que já venceram e vencem todos os dias a guerra dos concursos públicos e pensar que para eles tudo foi fácil enquanto para nós tudo é difícil. Podem ter certeza de que eles, a maioria pelo menos, já viveu todo o que você está vivendo antes de alcançar a vitória. É com diz o velho ditado popular, “as pessoas vêem as cachaças que você tomou, mas não vêem os tombos que você levou”.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Ser concurseiro sério é isso aqui, gente. Quer ser empossado em um belo concurso público, amiguinho? Então não pense que sua luta será diferente disso!

0 Response to "Uma verdadeira corrida de obstáculos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards