Matemática ... nãooooooo!!!

É interessante como desde o início da educação escolar como conhecemos, lá por volta do século XVI ou XVII, matemática reina suprema como a matéria que mais causa medo, horror e rejeição entre os estudantes.

Felizmente faço parte daquele grupo que não tem tantos problemas com matemática, e apesar de não me deliciar com a matéria como os que a adoram, não tenho dificuldades em aprendê-la. Meu problema sério é com gramática, seja portuguesa, inglesa, espanhola ... apanho de gramática legal.

Ao longo de minha luta na guerra dos concursos públicos e, principalmente, do meu contato com outros concurseiros através deste blog e de outras comunidades na Internet, notei que esse desagrado com matemática também grassa em nosso meio feito fogo em mato seco. Não há semana que não leio alguma mensagem de concurseiro dizendo que tem dificuldades com matemática, seja matemática básica, matemática um pouco mais avançada, raciocínio lógico-matemática, matemática financeira e por aí vai.

Concordo que a raiz dessa aversão por matemática, na maioria dos casos, está nos péssimos professores da matéria, que forçaram os alunos a aprendê-las através do ensino sem didática. Putz, conheço muito bem esse tipo de professor, tive vários.

O problema é que matemática é cobrada em muitos concursos, ouso dizer que na maioria, principalmente no ramo de raciocínio lógico e matemático, logo quem quiser ter sucesso nos concursos que prestar e realmente lutar para abocanhar uma das vagas oferecidas, terá então de aprender e estudar muito bem a matéria.

Para dar uma mãozinha nos seus estudos de matemática, vão aqui algumas dicas muito importantes:

- É indispensável saber resolver equações, fatorar, lidar com expressões algébricas e equações de primeiro e segundo graus, saber operar com números inteiros e decimais, saber porcentagem.

- Não se deve deixar assuntos acumulados, sem compreendê-los, até porque certos assuntos são necessários para se entender outros.

- Matemática não dá para estudar só lendo. É preciso estudar a teoria, aprender os conceitos, entender os exemplos que são dados e praticar fazendo muitos exercícios.

- Quanto a fazer exercícios, não é simplesmente ficar repetindo exercícios padronizados e fáceis. É fundamental procurar solucionar exercícios que exijam não apenas memorização, mas também estratégia, metodologia, criatividade. É importante que no elenco de exercícios haja alguns de fixação, que é exatamente para fixar conceitos, e outros que peçam múltiplas estratégias.

- Não se deve ficar horas tentando resolver um único exercício. Ficou mais de 15 minutos tentando e não conseguiu resolver um exercício, ponha-o de lado e depois tente resolver novamente mais tarde. Se ainda aí não conseguir resolvê-lo, deve pedir ajuda ao professor ou a um colega.

Resumo da ópera – Não há muito segredo quanto ao estudo de matemática. É necessário e só se aprende na prática, resolvendo dezenas de exercícios. O negócio é deixar a preguiça e a animosidade com a matéria de lado e estudar com seriedade.



El Bigodón, o Concurseiro Mais que Sincero
, resolveu dar as caras pelo blog e contribuir com um artigo rápido, porém muito útil e importante.


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

5 Response to "Matemática ... nãooooooo!!!"

  1. Unknown says:

    Me identifiquei com o autor, tinha a mesma dificuldade, mas estudando lógica profundamente, vc poderá aplicar no seu estudo, como na Língua Portuguesa (Linguistica, de um modo geral), sou fervorosamente contra a tirada do ensino da lógica no ensino básico, várias mudanças na bases na educação e não surge nenhum efeito prático.

    Danicat says:

    ótimo artigo! Como maioria das pessoas tenho dificuldades em matemática pq tive péssimos professores na educação básica o que na minha visão é o período mais importante p/ se aprender qualquer coisa...qdo fui ter bons professores já tinha uma defasagem enorme como reverter o quadro? Fui lá no comecinho na smatérias mais básicas do 1º grau livro de 5/6/7/8 séries aos poucos vou me sentindo mais segura, aprendendo mais e gostando mais da matéria..é um grande desafio e que já fez diferença no concursos que prestei pq já fui aprovada e serei empossada agora este mês! Uma grande vitória, o primeiro passo dos próximos que vem por aí. E essa decisão de aprender de uma vez por todas matemática fez toda a diferença nessa conquista!! abraços

    Grasser says:

    só marcando para acompanhamento, já que sou professor de matemática

    Camisa 9 says:

    Meu problema é igual ao seu rsrs

    problemas com português(tudo) e facilidade com matemática!

    Camisa 9 says:

    Completando o coment, tenho até "alunos" em matemática rsrs e gosto de ajudá-los pq tamem estudo junto, né!
    Só que eu nao sei muitos conceitos e sim a parte prática e aí fica complicado algumas vezes explicar meu ponto de vista, mas eu continuo tentando...

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards