Nossa, que sono ...

Ontem uma concurseira leitora do blog deixou a seguinte mensagem na shoutbox:

“(...) também ando bem cansada... Sinto um sono enorme, acho que vou ao médico... Não vou desistir!”

Conheço bem esse “sono enorme”, pois vira e mexe o sinto. É um sono que aparece do nada, mas que bate forte, muito forte, não havendo bocejo que dê conta. Dá a impressão que é como uma nuvem pesada de sonolência que desce sobre a gente e a sensação que se tem é de que se ficou dois, três dias sem dormir direito.

O pior é que esse sono aparece independente de ser ter tido uma boa noite de sono ou de se estar voltando de alguns dias de descanso.

Claro que sono assim pode ter várias razões, entre elas:

- Fadiga profunda;

- Cansaço acumulado;

- Problemas com sono;

- Estresse;

- Motivação baixa;

- Local de estudo inadequado;

- Material de estudo chato.

Realmente, é muito importante identificar a causa (ou causas) desse sono incontrolável que é sentido por grande parte dos concurseiros sérios.

Mas quando saber se a causa do sono é somática (algum problema de saúde), psicológica ou ambiental. Vejamos. Se a pessoa sente sono o tempo todo independente do lugar onde esteja ou do que esteja fazendo, a possibilidade de ser alguma causa somática é muito grande. Se a pessoa somente sente sono enquanto estuda, independente do lugar e da hora, tudo indica que a causa é psicológica. Agora, se a pessoa somente sente sono enquanto estuda em determinado lugar, então a causa parece ser ambiental.

Fadiga, cansaço acumulado, problemas com sono e estresse são causas somáticas, ou seja, de saúde, que podem ser resolvidas com vitaminas, descanso, exercícios físico, mais provavelmente tudo junto.

Estresse e motivação chata são problemas psicológicos que podem ser resolvidos com terapia orientada por um psicólogo ou terapeuta, conversas com amigos, familiares e concurseiros, mas, principalmente, com a mudança de atitude do candidato em relação aos concursos públicos (leia-se, deixar o sentimento de derrota de lado e botar a mão na massa com gana de vencer).

Local de estudo inadequado e material de estudo chato são causas ambientais, resolvidas facilmente com a modificação do local de estudo e uso de materiais de estudo mais adequados.

O importante é não ir logo pensando que sentir sono enquanto se estudo é sinal de preguiça, porque, geralmente, não é. Já escrevi aqui um artigo dizendo que não devemos achar que somos super heróis, que somos de ferro, que não nos cansamos, porque isso é uma grande mentira. Somos seres humanos e estudar para concursos públicos de forma séria e orientada não é nada fácil, é difícil, cansativo, estressante.

Uma maneira de lidar com essa sonolência é intercalar intervalos aos blocos de estudo. Eu, particularmente, tiro meia hora de intervalo no meio da manhã e no meio da tarde, quando cochilo um pouco, lavo o rosto, assisto algo na TV. Quando volto, me sinto renovado e sem sono.

Resumo da ópera – Respeite seu corpo, seu cérebro e seu espírito, concurseiro. Ouça e interprete corretamente os sinais que eles lhe passam. Não queira se arrebentar para estudar 110% do tempo. Do que adianta estudar fodidamente, se aprovado, nomeado e, na melhor das hipóteses, ser reprovado no exame de saúde por conta do descuido com ela na fase de estudos, ou, na pior das hipóteses, morrer?!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

O famoso Youtube promoveu um concurso mundial para a escolha dos componentes de uma orquestra de música clássica utilizando apenas vídeos postados no site para essa escolha. Milhares de músicos de todo planeta se inscreveram e mandaram seus vídeos. Olhem que legal o mashup que fizeram com esses vídeos.

1 Response to "Nossa, que sono ..."

  1. tudo que vc fala é verdade,eu ando sentindo muito sono ultimamente,mais meu problema é a correria do dia a dia,pois trabalho o dia todo e faço cursinho a noite pra concursos e tbm no fds faço isolado de materias q tenho dificuldade..como nao tenho tempo pra estudar em ksa minha vida é essa correia, tenho um sonho simples rsrs..chegar em ksa a noite depois do trabalho e poder assitir tv e dormir sem me preocupar em estudarrrrrrr..

    bjos a todos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards