Nada como um dia após o outro

Ontem um amigo que começou a estudar para concursos há pouco tempo me ligou para perguntar sobre material de estudo e lá pelo final da conversa me perguntou algo que passa inúmeras vezes pela cabeça de inúmeros concurseiros:

“Como acordar disposto segunda-feira sabendo o quanto tenho de estudar ao longo da semana?”

Hummm ... pergunta complicada ... resposta simples.

Vamos tratar primeiro da pergunta.

Essa danada será mais ou menos complicada de acordo como nível de planejamento do concurseiro. Se o concurseiro tem um planejamento de estudo cuidadoso e bem feito, ele saberá de antemão o que estudar a cada semana, bastando fazer ajustes finos de acordo com o ritmo de estudo de cada tópico de cada matéria, afinal de contas, algumas matérias tomam menos tempo para estudar que o previsto, enquanto outras tomam mais tempo.

Se para a maioria dos concurseiros sérios o planejamento de estudos é algo tão básico e importante que parece até ser redundante ficar reafirmando sua função estratégia na luta pela posse em concurso público, para muitos outros concurseiros igualmente sérios, porém iniciantes, tal não acontece, o que não é desculpa para tal desconhecimento se prolongar por muito tempo.

Agora tratemos da resposta.

Você já ouviram um velho ditado que diz que “uma jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo”? Então, esse ditado pode ser entendido de diversas formas, pois passa diversas mensagens. Uma delas considero muito importante, de que se você se preocupar com a distância da jornada, não dará o primeiro passo.

Há também outro ditado que tem tudo haver com essa resposta, “nada como um dia após o outro”.

Juntando os dois ditados, teríamos algo assim, “uma jornada de mil quilômetro começa com o primeiro passo, então, viva um dia de cada vez e quando vir já terá alcançado seu objetivo”. Essa é a essência da coisa, o segredo para se acordar animado na segunda-feira para uma longa e cansativa semana de estudos. Não pense no que você terá de estudar na segunda, na terça, na quarta, na quinta, na sexta, no sábado ... nãoooooo, nada disso ... você deve acorda a cada dia e pensar no que você tem de estudar naquele dia apenas e ponto final. Como temos o planejamento de estudo para nos apoiar, sabemos o que devemos estudar a cada dia, então tudo fica mais fácil.

Resumo da ópera – Não adianta, gente, a guerra dos concursos públicos é uma guerra de atrito, ou seja, uma guerra longa, onde o lado que tem mais determinação e estratégia vence. Então, meus amigos, comece cada dia de estudo se preocupando apenas com o que você tem para estudar aquele dia, não queira abraçar todo o mundo de uma vez, queimar os neurônios pensando em tudo o que tem de estudar ao longo de um ou dois meses até a prova do concurso que prestará.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Hoje o clipe é de uma versão muito legal, punk rock, do sucesso "What a wonderful world", famoso na voz de Louis Armstrong, só que dessa vez quem canta é o não menos famoso vocalista da banca Romones, Joey Ramone.

0 Response to "Nada como um dia após o outro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards