Ganhe tempo! Pergunte-me como

Todos nós algum dia já pronunciamos expressões como: “O tempo voa”, “Tempo é dinheiro” ou “O tempo não para”. Falamos isso como se o tempo fosse cada vez mais escasso. De fato o tempo diminui, mas porque o mundo passa por uma grande transformação. Tarefas como buscar os filhos na escola, antes simples, tornaram-se difíceis devido ao trânsito cada vez pior nas grandes cidades. No entanto, o tempo continua o mesmo, o dia tem 24 horas, cada hora 60 minutos e cada minuto 60 segundos.

Multiplicar as horas ou criar uma fórmula mágica para o tempo retroceder é um sonho impossível. Porém, chegar ao final da semana, do mês ou do ano com todas as tarefas cumpridas com tranquilidade é bem mais fácil do que se imagina. Você pode estar se perguntando: como isso pode acontecer? Respondo: basta ter vontade, persistência e muita disciplina.

Mas como ter disciplina? Para começar é necessário que você siga 3 passos fundamentais, quais sejam:

• Planejamento;
• Prioridade; e
• Produtividade.

1º Passo: Planejamento

Isso não é novidade por aqui. Existem vários artigos que falam sobre planejamento aqui no blog. Planejamento é um dos pilares do sucesso para conseguir a aprovação em um concurso público. A falta de organização é uma das principais responsáveis pelas nossas frustrações e estresse durante a nossa preparação para alguma prova e não a falta de tempo como muitos dizem.

Como diz o ditado popular “Sabendo usar não vai faltar”, assim é o com o tempo. Se você se planejar para usá-lo vai sofrer muito menos a pressão imposta pelo relógio. Claro que você não precisa fazer logo o planejamento para o ano inteiro. Como tudo na vida, comece devagar, aos poucos. Procure planejar o seu dia, depois a semana, o mês, até chegar ao ano.

Como planejar?

Faça uma lista de todos os seus afazeres do dia seguinte e monte uma agenda diária. Como assim? Vejamos:

Procure fazer esse planejamento no dia anterior. É importante que não se perca um minuto do dia preocupado com o planejamento e sim com a execução das tarefas. À medida que for executando, vai dando o ok. Você vai ver como é bom riscar tarefa por tarefa conforme for executando-as.

Não se preocupe com o começo. Nos primeiros dias tudo é complicado e difícil. Provavelmente você não conseguirá executar todas as atividades planejadas para o dia. Mas com disciplina e persistência você, com o tempo, vai conseguir fechar tudo o que foi planejado para o dia. Pesquisas demonstram que quando fazemos a mesma atividade por mais de 20 dias consecutivos vira hábito. Portanto, logo você verá que seus dias serão mais produtivos e se sentirá orgulhoso em ver as 24 horas do dia sendo bem utilizadas. Depois disso, faça o seu planejamento para a semana, mês e ano.

Outro ponto importante é não ser rígido e sim disciplinado com o seu planejamento. A flexibilidade é muito importante. Se não puder fazer determinada tarefa em um horário, transfira para outro horário. Mude sempre que precisar, afinal imprevistos acontece.

Para planejar a longo prazo, faça uma lista com os seus objetivos e metas. Selecione os mais importantes e faça um planejamento para alcançá-los. Defina prazos e etapas. Avalie as necessidades. Organize o tempo de dedicação. Para o seu objetivo se realizar, só depende de você.

2º Passo: Prioridade

Definir prioridades é difícil para qualquer um. Em meio a tantas, é difícil escolher aquelas que têm mais ou menos importância para as nossas vidas. É difícil, por exemplo, responder perguntas como: O que é mais importante pra você? O que você gostaria ou precisa fazer primeiro? Essas perguntas são muito subjetivas, ainda mais quando a pessoa estuda para um concurso público. A natureza do concurseiro é cheio de dúvidas. Nós sempre pensamos que qualquer coisa vale ao mesmo tempo em que sonhamos com aquele determinado cargo. Contudo, existem duas perguntinhas mágicas que auxiliam o concurseiro a definir suas prioridades, são elas:

- Se pudesse mudar o rumo da sua história, em que empregaria mais tempo?

- Qual o seu desejo secreto?

Ao responder essas perguntas, estaremos a um passo de definir nossas prioridades dentre às várias tarefas que temos durante todo o dia. Essas atividades podem ser divididas assim:

Prioritárias e urgentes: são aquelas tarefas que não podem ser deixadas para depois. Por exemplo: estudar todos os dias, nem que seja por pouco tempo.

Importantes, mas não urgentes: aquelas tarefas que você pode deixar pra depois ou encaixa-las em um momento do dia que não te atrapalhará em fazer suas tarefas prioritárias e urgentes. Exemplo: ir à academia.

Urgentes, mas não importantes: são tarefas que teriam que ser executadas imediatamente, mas que, não sendo realizadas no ato, não causam transtornos. Exemplo: Ir ao banco sacar dinheiro.

Dispersivas: são aquelas tarefas que mais atrapalham do que ajudam. Dão a sensação de que estamos ocupados. São as desculpas que damos a nós mesmos. Exemplo: olhar e-mail, assistir à TV.

Ao listar as atividades e classificá-las, somos capazes de definir as nossas prioridades e, consequentemente, melhorar o nosso planejamento diário.

3º Passo: Produtividade

Você já se manteve ocupado o dia todo e ao final do dia ter aquela sensação de não ter sido produtivo? Se a sua resposta for sim é porque você não tinha nenhum planejamento para aquele dia e muito menos definiu prioridades em suas ações, ou seja, tava mais perdido do que agulha no palheiro. Além disso, faltaram a você métodos e ferramentas para ser mais produtivo.

Imagina o exemplo: Todos os dias antes de sair de casa para estudar, Joana procurava naquele monte de materiais de estudos, algumas cópias específicas daquelas matérias que iria estudar naquele dia. Nada era organizado, estavam todos os livros, papéis e cadernos amontoados em cima de uma mesa em seu quarto. Ou seja, Joana perdia 30 minutos ou mais todos os dias procurando esses materiais. Ao invés disso, seria interessante ela utilizar um método de arquivamento desse material utilizando algumas ferramentas como pastas e etiquetas. Assim, ela não perderia tempo procurando os materiais e não comprometeria o seu planejamento.

Veja algumas dicas para melhorar a sua produtividade:

Relógio biológico: cada pessoa tem o seu. Neste caso, você precisa usar sua energia ao seu favor. Se você rende mais na parte da manhã, à tarde ou à noite, procure fazer suas atividades prioritárias neste tempo. No entanto, saiba que pesquisas revelam que é das 8 às 11h da manhã que atingimos o nosso auge de raciocínio e criatividade.

Não perca tempo: economize cada minuto do seu tempo e utilize-o da melhor forma possível. Se você dispõe de 15 minutos no fim do seu horário de almoço, estude uma matéria que lhe agrade. Se voltar pra casa de ônibus, leve contigo um MP3 e escuta alguma aula interessante. Todo minuto conta. Só um cuidado: procure não ler enquanto estiver em movimento pois pode causar descolamento da retina.

Uma atividade de cada vez: é para isso que serve o planejamento. Ao fazê-lo, procure se policiar para que não queira fazer mais de uma coisa de cada vez. Tudo tem o seu tempo certo quando somos organizados e definimos bem as prioridades. Estudar é uma tarefa que exige dedicação EXCLUSIVA. Não dá pra pensar no que tem que fazer amanhã, depois de manhã, no próximo mês.

Para fechar, é importante saber que existem alguns comportamentos que atrapalham no dia-a-dia de estudos para concurso. Uma delas é a desorganização. Uma pessoa que é assim está sempre correndo contra o tempo e impede a si mesmo de desfrutar da qualidade de vida que uma organização proporciona. Ser assim é estressante e não faz bem a ninguém.

Outro comportamento que atrapalha é a perfeição, apesar de muitas vezes ser tratada como uma virtude, nem sempre é possível ou necessário. O desgaste emocional criado pela busca da perfeição pode gerar um estresse que comprometerá todas as outras atividades. Nem sempre vale à pena.

Assim como não vale à pena deixar as coisas para depois ou dizer “sim” para tudo e todos. No primeiro caso, deixar tarefas planejadas com a justificativa de que depois serão resolvidas é prejudicial para aqueles que querem conviver bem com o relógio. No segundo caso, aprender a dizer “não” é uma atitude que deve ser colocada em prática, por mais difícil que possa aparecer. Dizer “sim” para tudo e todos é dizer “não” às suas tarefas, prioridades e ao tempo que não para.

Resumo da Ópera: Ter a coragem de dar os 3 passos (Planejamento, Prioridade e Produtividade) é dizer “sim, eu quero, eu desejo, eu vou ser aprovado em um concurso público”. Muitas pessoas não dão o devido valor a esses três importantes assuntos, acham que dar o salto é mais fácil. Ledo engano. Se você é uma delas ou está prestes a passar por esse caminho, essa é a hora de dar um salto para trás e, com tranqüilidade, dar esses 3 passos importantes para que você ganhe tempo e possa trilhar seu caminho rumo à aprovação.

Tiago Gomes, especialmente para o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(QUINTA-FEIRA, a partir das 20:30)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

1 Response to "Ganhe tempo! Pergunte-me como"

  1. Camisa 9 says:

    É os 3 P's são Poderosos mesmo!
    Tenho de aPrender a usá-los corretamente...a começar Pelo Planejamento...!
    Excelente artigo Tiagão!

    *"Todo minuto conta. Só um cuidado: procure não ler enquanto estiver em movimento pois pode causar descolamento da retina."
    Esse trecho me deixou com a pulga atrás da orelha. Já foi aconselhado aqui, e eu o faço, que devemos usar até o tempo dentro do ônibus, van, metro, o que seja para estudar um pouco, ler resumos, nada muito estressante, mas aí você vem e fala pra não ler em movimento que pode causar descolamento da retina? Eu amo a minha retina, digo mais, amo as duas que tenho e preciso delas demais rsrs
    Agora estou em dúvida...podes esclarecer isso melhor posteriormente?
    Grato pela atenção

    Éric, O. Seles

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards