É para isso que serve o Google

Uma das ferramentas mais úteis que poderiam ter inventado para os concurseiros é o Google. Isso mesmo, o buscador mais famoso da Internet. Sabendo usar o Google, qualquer concurseiro tem acesso gratuito a editais de concursos atuais e passados, provas anteriores, apostilas, dicas, questões resolvidas, dicas, orientações, ou seja, de tudo.

Quando eu estudava para o vestibular, no início da década de 90, nem o Windows existia ainda, muito menos acesso a Internet. Para ficar sabendo dos vestibulares, tinha que ficar de olho nos jornais, ligar para as universidades, comprar o famoso Fovest (encarte do jornal Folha de São Paulo), ou seja, tudo era muito mais difícil. Concurseiro dessa época, então, só sabia de concursos por jornais ou quando via apostilas nas bancas de jornal, se tivesse sorte.

Hoje, com a Internet disponível em qualquer esquina, fico pasmo como tem gente que não sabe que existe muito mais que somente acessar o email, o Orkut e o YouTube. Todo mundo já ouviu falar que é possível fazer compras online, pesquisas, troca informações, mas só ouviu, nunca procurou esse tipo de coisa ... mas ver mulher pelada e fuçar nos scraps dos ex-namorados(as), todo mundo sabe.,

Já perdi a conta da quantidade de mensagens de concurseiros pedindo informações básicas de concursos que já vi em fóruns e comunidades dedicadas a concursos públicos. Tem gente pedindo editais, perguntando onde comprar apostilas, querendo saber de salário. Das duas uma, ou esse pessoal tem preguiça de pesquisar, mesmo porque 99% das respostas para essas perguntas são facilmente encontradas online, ou então é uma questão pura e simples de preguiça.

Se você está lendo esse blog, parabéns, você não faz parte do enorme contingente de concurseiros que não aproveitam nem uma parte do potencial de auxílio aos estudos e motivação que a Internet oferece aos concurseiros.

Sempre que calho com alguém perguntando onde encontrar editais ou provas anteriores, respondo da seguinte maneira, “Amigo(a), basta pesquisar no www.google.com.br que você encontrará o que quer saber. Poderia responder te enviando o link direto para o que você procura, mas assim você não encontraria vários outros links interessantes que você encontrará pesquisando você mesmo sobre sua dúvida”. Pode parecer cruel fazer isso, mas é como aquele velho ditado que diz “não se limite a somente dar o peixe para quem tem fome, dê o peixe, a vara, o anzol e ensine-o a pescar para que nunca mais passe fome e precise pedir”.

———«»———«»———«»———

Mais dicas para o concurso do TST – Seguinte, gente, vou postar as dicas à medida que for estudando para esse concurso. Acho que desse modo as dicas serão muito mais úteis e interessante.

Artigos sobre as palestras da Lia Salgado e Willian Douglas – Até parece lenda a postagem desses artigos, mas amanhã e depois a lenda se tornará realidade. Não percam.

———«»———«»———«»———

DICAS

→ Matemática (nível médio)

Hoje, para variar um pouco, a dica é de uma questão de matemática de nível médio muito interessante e que, tenho certeza, deixou muitos concurseiros com a pulga atrás da orelha.

Em um trajeto exclusivamente de subidas e descidas, um caminhante percorre 2 metros a cada segundo nas subidas e 3 metros a cada segundo nas descidas . Se o caminhante percorreu no trajeto todo,1380 metros em 9 minutos e 4 segundos , sem paradas pode se afirmar que, no total, ele:

A) subiu 50metros a mais que desceu
B) Subiu 60 metros a mais que desceu
C) Desceu 40 metros a mais que subiu
D)Desceu 50 metros a mais que subiu
E) Desceu 60 metros a mais do que subiu

Parece até questão de física, mas não é, não, é matemática mesmo. Vejamos os dados que temos:

Velocidade de subida: 2 m/s
Velocidade de descida: 3 m/s

Sabemos que velocidade = distância percorrida / tempo gasto

Temos também a distância total percorrida, de 1.380 metros, e o tempo total gasto, de 9:40 minutos, que convertido para segundos, dá 580 segundos (9 x 60 + 4).

Daqui tiramos duas equações:

Equação a: (Velocidade de subida x Tempo de subida) + (Velocidade de descida x Tempo de descida) = Distância percorrida

Equação b: Tempo de subida + Tempo de descida = Tempo total gasto

Substituímos com os dados que o problema nos deu teremos:

Equação a: 2.Ts + 3Td = 1380 (chamei o tempo de subida de Ts e o tempo de descida de Td)

Equação b: Ts + Td = 580

O que acontece quando temos duas equações com as mesmas incógnitas? Sim, um sistema de equações:

| 2Ts + 3Td = 1380
| Ts + Td = 580

Daí basta multiplicarmos a segunda equação por -2 para anularmos o 2Ts da primeira equação e somamos os termos {[(2Ts – 2Ts) + (3Td – 2Td)] = 1380 + (-2 x 580)}. Resolvendo descobriremos que Td=220. Então substituímos esse valor na segunda equação para descobrirmos que Ts=360.

Sabendo quais são os valores de Ts e Td, basta multiplicarmos cada um pela velocidade de subida e velocidade de descida, respectivamente, para descobrirmos que foram percorridos 720 metros de subida e 660 metros de descida, ou seja, o caminhante subiu 60 metros a mais do que desceu, que bate com a resposta correta segundo o gabarito, a opção B.

Resumo da ópera – Muito cuidado ao ler e analisar o comando das questões de matemática, pois muitas vezes a primeira impressão é errada e na verdade o que ó problema pede é algo totalmente diferente!

0 Response to "É para isso que serve o Google"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards