3ª Palestra – Auditor Fiscal da Receita Federal – Lia Salgado

Como havia prometido, hoje trago os principais pontos que a famosa ex-concurseira Lia Salgado (agora uma feliz Fiscal de Rendas do Rio de Janeiro) tocou durante sua palestra que deu no mês passado em São Paulo durante o Fim de Semana dos concursos organizado pelo Meta Concursos.

Para não deixar esse artigo muito longo, vou listar esses pontos e escrever um pouco sobre cada um. Quem quiser ouvir a palestra, no final tem o link para baixar o arquivo MP3. Isso mesmo, consegui um conversor que desses um jeito de converter os arquivos do meu gravador digital em arquivos MP3, que podem ser ouvidos no computador ou em tocadores de MP3.

Persistência – O concurseiro tem de ser persistente na sua luta pela aprovação e investidura em um cargo público. Não é fácil, o caminho é árduo, requer paciência, esforço e muito, muito estudo, mas no final tudo compensa, o sentimento de vitória, o ótimo salário garantido, a tranqüilidade.

Saber estudar – O concurseiro precisa saber estudar para assim não ter de ralar mais que o necessário para obter a tão desejada aprovação (sobre as dicas de estratégias de estudo que ela passou, vou escrever um artigo especial na semana que vem, já que é um assunto extenso).

Evitar o martírio – Lia ressaltou que o concurseiro não deve pensar que somente ele está naquela situação, achar que ele está em desvantagem em relação a todos os outros candidatos, que só ele tem problemas, só ele tem grana curta, só ele tem dificuldades para estudar. Todos os candidatos têm de vencer alguma dificuldade, ou melhor, algumas dificuldades, ninguém está livre delas.

Água – Cérebro de concurseiro é igual a um motor de carro, sem água vai fundir. É provado cientificamente que uma pessoa desidratada tem maiores dificuldades de concentração e aprendizado. O correto é beber, no mínimo, dois litros de água todos os dias.

Saúde – Concurseiro doente não estuda direito, isso se tem condição de estudar. Então, nada de descuidar da saúde e dar chance para a doença o pegar pelo pé.

Alimentação – Concurseiro com fome não estuda por falta de combustível para o cérebro e porque o ronco do estômago e a fome tiram a concentração. Deve-se procurar ter uma alimentação regrada, dividida ao longo do dia, leves e saudáveis.

Sono – A falta de sono tira a concentração, deixa a pessoa irritada e predisposta à depressão. Então, nada de abrir mão do sono sagrado para estudar. Depois de um certo ponto, tudo o que for estudado ao custo de sono perdido praticamente não será retido pelo cérebro. O melhor é dormir entre sete e oito horas diárias e estudar descansado.

Atividade física – É fundamental que o concurseiro não abra mão de atividades físicas no mínimo três vezes por semana durante quarenta minutos por dia. Isso evitará dor nas costas e no corpo, que sofre com as famosas HBC (horas de bunda na cadeira para estudar), aumenta a capacidade de memorização e concentração por conta do aumento da oxigenação do cérebro e diminui o estresse por conta das substâncias liberadas e eliminadas durante a atividade física.

Folga semanal – Muitos concurseiros acham que devem estudar como máquinas e abrem mão do descanso semanal, o que se prova fatal em pouco tempo. O correto é tirar semanalmente de meio dia a um dia para descanso, onde não deve estudar ou pensar em matérias de estudo, mas deve-se relaxar, dormir até mais tarde, praticar esportes, divertir-se (regradamente, claro).

Esses pontos representam 70% do que a Lia passou em sua palestra, o restante é sobre estratégias de estudo, que como disse vou tratar separadamente semana que vem. Realmente, todos esses pontos são muito importantes na vida do concurseiro. Muita gente pensa que estudar para concursos públicos se limita a estudar o máximo possível sem se preocupar com mais nada. Não é a toa que muita gente desiste, fica doente ou estressada durante essa jornada.

Antes dessa palestra eu não bebia o tais dos dois litros de água diariamente. Sou um bom bebedor de água confesso, gosto do líquido insípido, incolor e inodoro, mas depende do dia. Antes a quantidade que eu tomava diariamente variava muito. Depois da palestra, passei a me disciplinar a tomar pelo menos os dois litros diários, aumentando quando tenho mais vontade. Posso afirmar com toda a sinceridade do mundo que uma semana depois os efeitos já começaram a aparecer na forma de um sensível aumento de concentração e diminuição daquela sonolência chata que aparece quando se estudanda alguma matéria difícil. Gente, funciona mesmo!

———«»———«»———«»———

Quem quiser conhecer melhor a história da Lia Salgado, sugiro que visitem o website dela. Tem muito material legal por lá, inclusive os MP3 de outras palestras.


———«»———«»———«»———

Não deixem de baixar o MP3 da palestrar e ouvir com muita atenção. No começo a gravação não parece tão boa, mas os ruídos ambientes diminuem muito e dá para entender claramente o que ela diz.

O arquivo tem 65mb e 1:09 horas de duração. A apresentação da palestra foi feita por Fábio Gonçalves, da Academia dos Concursos do Rio de Janeiro (com quem também assisti uma palestra, que tem um artigo nos arquivos de outubro). Para baixar click no link abaixo.


OBS - Aguarde até aparecer uma caixa com um link de download.


2 Response to "3ª Palestra – Auditor Fiscal da Receita Federal – Lia Salgado"

  1. Anônimo says:

    Olá!!! Não sei ao certo o seu nome amigo, mas desde já quero dizer que vc está de parabéns pelo seu blog. Confesso que eu estava precisando ler palavras sinceras de apoio e como vc mesmo diz: "Ser concurseiro é trilhar um caminho solitário..." mas com certeza vale a pena.Eu o adicionei em meus favoritos e vou ficar visitando a partir de agora :) Espero poder contar com seu apoio psicológico virtual eheheh

    Anônimo says:

    Muito bom o blog, parabéns! Tem horas que a gente falta pouco pra surtar eu ter encontrado esse site veio em boa hora mesmo!
    Só tem um problema pessoal, o tão aguardado link da palestra da Lia Salgado está com defeito. Estou louco para baixá-lo...
    Obrigado!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards