Uma concurseira leitora do blog nos enviou um email bastante desanimado relatando como em seu retorno aos estudos para concursos públicos ela vem enfrentando dificuldades para encontrar tempo para estudar e também falta de recursos para adquirir livros atualizados, podendo contar apenas com livros não tão novos que encontra em bibliotecas públicas.
"Mas a decisão está tomada e já sabia que não seria fácil, o que gostaria de saber é se me prejudica muito estudar por menos tempo, com livros mais desatualizados, e o que posso fazer ..."
Certo, nossa amiga concurseira enfrenta dois problemas distintos. Analisemos cada um detidamente.
Estudar poucas horas diárias - Gente, não é nenhum pecado não poder estudar mais que algumas horas diárias. Milhares de pessoas já fizeram isso, estudaram entre uma e três horas diárias durante a semana, e no final se tornaram servidoras públicas. O importante para quem não pode estudar em tempo integral ou mesmo longas jornadas são duas coisas:
1 - Não ficar um dia sem estudar nem que seja uma horinha;
2 - Aproveitar os finais de semana e feriados para estudar o máximo possível;
Estudar com material desatualizado - Gente, também não énenhum pecado estudar com livros e aulas em vídeo ou audio mais antigos, desde que se tenha consciência de que materiais de algumas matérias expiram mais rápido que de outras, e que, de qualquer forma, o estudo deve ser mais criterioso. O importante para quem somente pode estudar com material desatualizado são duas coisas:
1 - Evitar estudar matérias com mudanças mais rápidas como Direito Tributário, por exemplo;
2 - Sempre ficar de olho nas atualizações dos livros disponibilizadas gratuitamente na Internet pelas editoras.
Claro que ao juntarmos ambos os problemas, a situação tende a se tornar um pouco mais crítica, o que não significa de modo algum que quem enfrente essa conjunção deva abandonar os estudos para concursos públicos, muito pelo contrário, deve-se continuar estudando, só que com mais cuidado e também com a consciência de que o estudo não renderá tanto.
RESUMO DA ÓPERA - Realmente, muitas vezes ao longo de nossas vidas temos de lidar com conjunções nada amigáveis de problemas a serem enfrentados. O importante é enfrentarmos esses problemas da melhor forma possível, sempre de olho em modos de contorná-los ou torná-los menos graves.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE
- Os textos publicados nesse blog são de inteira
responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões
expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a)
de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de
inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———


Nenhum comentário:
Postar um comentário