De vez em quando o F5 não adianta nada

A tecla F5 é velha conhecida dos concurseiros com mais tempo de estudo e mais concursos públicos realizados. Ao pressionar a tecla F5 ou o botão atualizar , presente em todos os navegadores populares, a página que se está visitando é atualizada automaticamente.

Pois bem, nesse final de semana muitos concurseiros devem ter abusado do F5 quando visitando o Blog do Concurseiro Solitário, infelizmente sem resultado positivo mesmo porque devido a um probleminha técnico no servidor que hospeda o blog as atualizações automáticas foram "desautomatizadas" e não ocorreram, coisa que somente percebi ontem tarde demais para fazer uma atualização ... culpa da correria para terminar a 4a edição da Revista do Concurseiro Solitário, gente.

Só que não é somente num final de semana com problema no servidor desse blog que o concurseiro se vê frustrado ao teclar F5 ... isso acontece muito na vida de quem decidiu lutar pra valer na guerra dos concursos públicos. Vejamos.

F5 para novos certames - O ano de 2011 foi muito fraco em termos de novos concursos públicos, muito fraco mesmo. Muitos foram os concurseiros que passaram o ano dando F5 em sites que trazem notícias de novos concursos que acabaram de ser lançados, na esperança de encontrar algum que despertasse seu interesse;

F5 para editais - Saindo a notícia de um novo concurso que desperte o interesse do concurseiros, lá vão eles judiar do F5 aguardando a publicação do bendito edital para poderem, aí sim, estudar com força total para tal certame sabendo exatamente o que estudar;

F5 para dicas - Em meios aos estudos frenéticos para um concurso público com prova marcada, é inevitável o F5 em sites e blogs na busca de dicas preciosas que podem ser a diferença entre acertar ou não questões, ganhar ou não pontos preciosos;

F5 para o gabarito oficial - Mal descansaram da prova e lá vão os concurseiros desde de manhãzinha teclar continuamente o F5 aguardando a divulgação do gabarito oficial por parte das bancas organizadoras para saberem se podem ter esperanças de aprovação ou se aquele sonho acabou;

F5 para diário oficial - Feita a prova vem a angustiante espera pelo resultado. No dia previsto para isso acontecer, muitos são os concurseiros que logo cedo massacram o F5 na página do diário oficial ansiosos pela publicação da lista dos aprovados no concurso que prestaram.

Estão vendo, se o F5 ainda não faz parte da sua vida é porque você é ainda um concurseiro novato, mas logo essa tecla até então pouquíssimo utilizada no computador se tornará sua amiga íntima ... e com razão.

RESUMO DA ÓPERA - Se pensarmos bem, a jornada do concurseiro tem início com um F5 em sua própria vida, um ato que busca atualizar a vida para algo melhor, mais estável e farto ... compreensível que peguemos tanto gosto por essa teclinha.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - PARTE 2

Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu a primeira parte desse artigo, faça isso agora mesmo clicando AQUI, afinal de contas, temos de começar as coisas pelo começo, não?!

Eu, como grande parte dos concurseiros, tomei a decisão de estudar para concursos públicos após ficar sabendo de algum certame famoso, no meu caso o concurso de 2007 da Câmara dos Deputados. Remuneração ótima, cargos variados, número generoso de vagas oferecidas, bem, foi a "gota d´água" para eu me tornar um concurseiro. Queria uma vida melhor, mais estável, tranquila e farta para mim, o que me fez decidir por encarar essa guerra. Claro que após apenas alguns meses de estudo desorientado, apesar de uma boa colocação para o então "marinheiro de primeira viagem", claro que não passei.

É exatamente sobre isso que iremos conversar um pouco hoje, sobre essa tríade basilar do concurseiro. "Que tríade? O que é tríade?" ... hummm, daqui a pouco você irá descobrir. Vamos lá.

1o - O concurso que leva à decisão

Quase sempre alguém é atraído para o famoso "estudar para concursos públicos" por um concurso em especial, geralmente algum que chama a atenção da grande mídia pelo número generoso de vagas ou, principalmente, pelas remunerações mais generosas ainda. A pessoa quer melhorar de vida, na maioria das vezes até já pensou em estudar para concursos públicos, então ao saber de tal concurso toma a decisão que pode ser uma das mais importantes de sua vida.

O importante nesse momento é analisar com cuidado porque motivo tal concurso chamou sua atenção. Você está interessado apenas na remuneração? É o prestígio do órgão ou entidade que mexe com sua cabeça? É o número de vagas que enche seus olhos?

Note que esse tipo de questionamento é importante para servir como base para a futura escolha de concursos públicos que você disputará. Se o que chamou sua atenção foi a remuneração, pesquise sobre os cargos que oferecem as melhores remunerações no serviço público e comece a estudar de forma orientada para concursos para os tais. Se o que você quer é prestígio, olhe com carinho para os órgãos e entidades públicas que oferecem isso com generosidade. Se sua praia são generosos números de vagas, pesquise quais concursos geralmente fazem isso. Ou seja, seu interesse inicial é uma boa bússola da direção que você deve seguir na guerra dos concursos públicos.

2o - O começo desorientado

Se você está lendo esse artigo é porque você procura orientação de como estudar da melhor forma possível para concursos públicos, o que é ótimo e também mostra que você se sente incomodado com a desorientação natural de quem começa a estudar para concursos públicos.

O grande problema dessa desorientação natural do concurseiro iniciante é a frustração que surge dos estudos pouco eficientes, do assombro do que não se sabe diante do que se precisa aprender, da complexidade do que é estudar sério para concursos públicos. Não raro essa frustração se transforma em desânimo e leva a pessoa a desistir de se tornar servidor público.

Está desorientado, procure orientação, ora bolas! Você tem o Blog do Concurseiro Solitário para ajudá-lo, tem uma diversidade de livros a preços acessíveis e ótimos fóruns sérios onde concurseiros veteranos, autores e professores estão dispostos a ajudá-lo a se livrar dessa desorientação, logo, somente permanece desorientado os preguiçosos e sem iniciativa.

3o - A derrota que leva à vitória

Qual é o concurseiro que passa no primeiro concurso que presta? Simples, os que estudam apenas para esse concurso por um bom tempo. Tenho um amigo que fez isso. Estudou dois anos e meio especialmente para o concurso da Polícia Federal e no primeiro deles que prestou, passou. Agora, estudar apenas alguns meses de forma desorientada e passar no primeiro concurso que preste ... só se o concurseiro tiver uma super memória ou comprar o gabarito da prova.

É ruim sofre uma derrota no primeiro concurso que se presta? Claro que é, não há dúvidas disso. Agora, será que isso é algo tão trágico, tão mortal e sem volta assim? É óbvio que não. A maioria esmagadora de quem passou em concurso público não fez isso no primeiro certame que prestou. Isso, no entanto, não as fez desistir de lutar por seu "lugar ao sol", nada disso, serviu para duas coisas:

a) Mostrar que precisavam estudar muito mais, de forma planejada, orientada e muito séria;

b) Mostrar que se não é fácil passar e mesmo assim tantas centenas de milhares de pessoas estudam sério faça sol ou faça chuva para se tornarem servidores público, é porque o negócio é mesmo bom, muito bom.

RESUMO DA ÓPERA - Tudo tem seu tempo, isso é fato. Para o concurseiro iniciante é tempo de aprender a estudar, aprender com os próprios erros e com os erros alheios, aprender que será preciso muito esforço para se obter a vitória. E será a qualidade do seu aprendizado nessa fase o determinante de quanto tempo você terá de lutar para vencer na guerra dos concursos públicos, simples assim.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———



Dúvidas de concurseiros

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

"Estou iniciando os estudos para concurso e não sei qual área devo escolher, como posso encontrar informações na internet sobre isso, sobre o dia-a-dia da profissão pública?

Tenho apenas os livros de matemática da 5, 6, 7 e 8 série e um dicionário Aurélio novo que adquiri recentemente para aumentar meu vocabulário. Penso em adquirir os livros: Nova Gramática da Língua Portuguesa, editora Método; Interpretação de Textos, editora Impetus; Raciocínio Lógico-Teoria e Treinamento Prático, editora Método; Direito Constitucional Descomplicado e Direito Administrativo Descomplicado, editora Método. Ao ver esses livros nos sites das editoras e em vídeos percebi o quanto que são ENORMES, e que apesar de que preciso estudar através DELES e IGNORAR a existência de apostilas, me sinto perdido só de pensar no quanto de espaço que eles ocuparão e no TEMPO que levarei para LER tudo isso. Por causa disso mesmo é que estou preocupado em escolher uma área para ter FOCO nos estudos, estudando apenas o NECESSÁRIO."

RESPOSTA:

Olá, caríssimo leitor!

Bom, você tem dúvida quanto ao foco, informações sobre cargos e sobre o tamanho dos livros, certo?

Primeiramente, devo dizer que você precisa refletir sobre o “estudar apenas o necessário”. Afinal, o que é necessário estudar para ser aprovado? O conteúdo do edital, evidente, mas até quando?

Até passar. Sem mais e nem menos.

Por isso, ainda que os livros sejam enormes, esse conhecimento adquirido, independentemente do tempo que leve, trará sim resultados – se você seguir firme e em frente.

Além do mais, te garanto que o tamanho assustador dos livros se tornam metas deliciosas de serem alcançadas. A medida que você vai avançando nos estudos e na leitura das obras (aliás, as que você elencou são excelentes – se tiver mais dúvidas, temos várias resenhas super interessantes publicadas no blog), é uma alegria perceber sua evolução no conhecimento e nos fichamentos. Dá segurança e aumenta o ânimo.

Com relação ao processo de decisão quanto a que carreira escolher, leve sempre em conta suas características e desejos pessoais. Isso porque, te garanto, que não vale a pena fazer algo que não te dá a mínima satisfação pessoal, apenas pelos rendimentos do cargo (o que não deixa de ser uma motivação relevante e digna para se estudar para concursos, claro).

Liste suas vocações pessoais, o que gostaria de fazer no trabalho, quais suas ambições laborativas e depois procure nos editais dos concursos o capítulo que trata das atribuições do cargo. São essas atribuições que constituem o núcleo daquilo que você realizará como servidor daquele cargo, e isso pode te dar um bom parâmetro no momento da tomada de decisão.

Contudo, estabelecer um foco não é mudar de opinião constantemente. Você precisa ter constância na decisão, para poder estudar com relativa firmeza de propósito para determinada espécie de cargo.

RESUMO DA ÓPERA - O importante é se manter firme em suas escolhas e ter consciência de que sua evolução tem ritmo próprio, só seu, mas acontece, e que a aprovação é apenas a consequência lógica da quantidade certa de estudo e dedicação. Bons estudos!

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

2a Parte - GUIA DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS DE ROGÉRIO NEIVA

Temos o prazer de trazer hoje para vocês o segundo volume resultante do novo projeto de Rogério Neiva, professor e autor de livros de preparação para concursos públicos, além de criador da reconhecidamente eficiente ferramenta de planejamento de estudos para concurseiros Tuctor 2.0, uma série de ebooks GRATUÍTOS que têm é um verdadeiro guia de preparação para concursos públicos.

Nesse segundo volume Rogério Neiva trata de um assunto muito importante que deve ser estudado com muito cuidado por todos os concurseiros sérios, um verdadeiro guia dos direitos dos candidatos de concursos públicos. Lembre-se da velha máxima jurídica de que "O direito não ampara os que dormem".

RESUMO DA ÓPERA - Para não estragar a surpresa apenar lhe garantimos que esse material vale muito a pena ser baixado e lido com muita atenção, algo que você pode fazer agora mesmo clicando na capa abaixo.

Boa leitura e bons estudos,

Equipe do Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards