Final de Semana Vitaminado - Parte 2

Notícias comentadas
Concurso do Senado Federal

E o concurso do Senado Federal continua dando pano pra manga. No começo da semana passada foi divulgado que a Justiça Federal notificou tanto o Senado quanto a FGV fixando prazo de 72 horas para manifestação sobre o pedido de anulação das provas práticas e subjetivas, com base na ação civil pública ajuizada pedindo a nulidade das provas discursivas, sob o argumento de que a ausência de critérios previamente divulgados para a sua correção poderia comprometer a credibilidade da seleção

No meio da semana o diretor-geral adjunto do Senado e presidente da comissão especial que coordena o concurso público do Senado, Alexandre Gazineo, divulgou nota declarando que foram apenas algumas as questões repetidas presentes no concurso e que isso não comprometia a lisura do concurso ou prejudicava ninguém.

Essa novela continua ...

==========================

Concursos Públicos

Uma boa notícia para os que estavam preocupados com o “fim” dos concursos públicos em 2009 por conta da ressaca da crise internacional de crédito. O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 26, o projeto de conversão proveniente da Medida Provisória 441/08 que cria 11.640 vagas em diversas carreiras e reorganiza e padroniza a remuneração no âmbito da administração pública federal.

É, gente, são muitos os concursos que virão por aí. Com ânimo e muito estudo é possível, sim, adentrar às fileiras da carreira pública em 2009.

———«»———«»———«»———

Simulado de Direito Constitucional
Malu Heli

1.Assinale a opção correta:

a) Os direitos fundamentais, na ordem constitucional brasileira, não podem ter por sujeitos passivos pessoas físicas.
b) Toda gravação de conversa telefônica realizada sem autorização da autoridade judicial competente constitui prova ilícita.
c) O Ministério Público tem o poder de, em procedimento de ordem administrativa, determinar a dissolução compulsória de associação que esteja sendo usada para a prática de atos nocivos ao interesse público.
d) Dada a sua concepção constitucional, o habeas corpus é incabível, quando visar a obter o reconhecimento de nulidade de processo criminal em que a pena imposta foi declarada extinta.
e) A existência, em um processo administrativo ou penal, de prova ilicitamente obtida contamina necessariamente todo o feito, tornando-o nulo.

2.NÃO está presente no rol de legitimados à propositura de Ação Declaratória de Constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituição Federal de 1988:

a) A Confederação Sindical
b) A Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal
c) A entidade de classe de âmbito nacional
d) O Governador do Distrito Federal
e) O Prefeito Municipal

3.Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, será citado previamente e defenderá o ato ou texto impugnado:

a) O Advogado-Geral da União
b) O Procurador-Geral da República
c) O órgão que o tiver promulgado
d) O Presidente da República
e) a Defensoria Pública da União

4.No que concerne às Medidas Provisórias, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é INCORRETO afirmar:

a) Se a medida provisória não for apreciada em até quarenta e cinco dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subseqüentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional.
b) Aprovado projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória, esta manter-se-á integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.
c) Prorrogar-se-á uma única vez por igual período a vigência de medida provisória que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.
d) Caberá à Comissão mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão conjunta, pelo plenário do Congresso Nacional.
e) A deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.

5.Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até:

a) Oito meses antes do pleito.
b) Quatro meses antes do pleito.
c) Dois meses antes do pleito.
d) Seis meses antes do pleito.
e) Três meses antes do pleito.

6.Dentre outras, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

a) Emitir moeda.
b) Estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.
c) Organizar, manter e executar a inspeção do trabalho.
d) Exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão.
e) Instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.

7.No que se refere ao servidor público da administração direta, no exercício de mandato eletivo:

a) Tratando-se de mandato eletivo federal ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.
b) Investido no mandato de Prefeito, será afastado de seu cargo, emprego ou função, e receberá a remuneração correspondente ao cargo eletivo.
c) Investido no mandato de Vereador, mesmo havendo compatibilidade de horários, ficará afastado de seu cargo sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.
d) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.
e) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores não serão determinados como se no exercício estivesse.

8.Na hipótese de vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República:

a) Serão convocadas novas eleições, cabendo aos eleitos um mandato de 4 anos, caso a vacância ocorra nos primeiros 6 meses do período presidencial.
b) Serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência os Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal.
c) A eleição para os cargos será feita 90 dias depois de aberta a última vaga, quando a vacância ocorrer nos 2 últimos anos do período presidencial.
d) Será realizada eleição para os cargos pelo Congresso Nacional, quando a vacância ocorrer nos 2 primeiros anos do período presidencial.
e) Assumirá a Presidência da República o Presidente do Congresso Nacional, devendo completar o período de seus antecessores.

9. É INCORRETO afirmar:

a) Cada Senador será eleito com dois suplentes.
b) Cada Território elegerá quatro Deputados.
c) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos, renovada a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
d) O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, eleitos segundo o princípio proporcional.
e) Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

10.A República Federativa do Brasil rege-se, nas suas relações internacionais, dentre outros, pelo princípio da:

a) intervenção.
b) determinação dos povos.
c) igualdade entre os Estados.
d) vedação de asilo político.
e) solução bélica dos conflitos.

OBS - O gabarito será divulgado com o artigo de amanhã (segunda-feira).

———«»———«»———«»———


E terminamos por aqui, amigos concurseiros!

Nesse final de semana não publicamos tudo o que havíamos planejado publicar no tempo que que tínhamos programado por razões técnicas. Mesmo assim, gostaríamos muito de saber suas impressões, o que mais gostaram, o que acharam que poderia ser melhor ou que faltou. Para isso você pode postar seu comentário ou nos enviar um email para concurseirosolitario@gmail.com

Até o próximo final de semana!



Final de Semana Vitaminado

O primeiro Final de Semana Vitaminado do blog foi um sucesso. Recebemos mais que o dobro de visitantes que costumávamos receber nos finais de semana e também muito comentários e sugestões.

Um dos comentários dizia assim: "Não costumava estudar nos finais de semana, preferindo descansar um pouco para poder pegar firme na segunda-feira. Só que isso me deixava muito incomodada, como se estivesse fazendo algo que não devia, como se estivesse relaxando, o que, no final, atrapalhava meu descanso. Mas daí vocês surgiram com esse maravilhoso Final de Semana Vitaminado e a sensação passou, pois sei que quando estou lindo os ótimos artigos que vocês prepararam para a gente, também estou me preparando para minha luta nos concursos públicos" (Salete Mara).

Esse é realmente nosso objetivo com esse conjunto de artigos, análises e simulados, permitir que nossos leitores possam relaxar um pouco ao mesmo tempo que estão se preparando para enfrentar concursos públicos. Não é fácil, mas é gratificante e também aprendemos muito fazendo isso.

Então, boa leitura!

Equipe do Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———


O Uso das Cores na Aprendizagem
Fabiana Pacheco

Segundo os estudos de psicologia a cor é uma realidade sensorial à qual não podemos fugir. Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva. Oitenta porcento da informação visual está relacionada com as cores. Então vamos abusar das cores!!!

Algumas experiências psicológicas têm provado que há uma reação física do indivíduo diante da cor. A luz colorida intensifica a circulação sangüínea e age sobre a musculatura, no sentido de aumentar sua força, segundo uma seqüência que vai do azul, passando pelo verde, amarelo,laranja e vermelho.

Em nosso cotidiano fazemos o tempo todo escolha por cores, mesmo que de maneira involuntária. Por isso, as cores que você usa, podem refletir algum momento passamos por uma situação agradável ou desagradável onde determinada cor estava presente.

Todos nós temos ligações que podemos chamar de afetivas por algumas cores ou mesmo uma gama de cores, e muitas vezes, esse comportamento de fidelidade faça parte há muito de nosso cotidiano do que supúnhamos.

Então vamos utilizar o potencial dessas cores no benefício da nossa aprendizagem.

Como vimos cada pessoa tem suas preferências de cores, sendo o código a ser utilizado individualmente preparado. Abaixo segue uma seqüência de cores utilizadas pela publicidade que pode facilmente ser adaptada aos seus estudos.

Utilize uma cor para destacar números de leis. Outra cor para destacar as exceções, outra para chamar a atenção para o foco da questão. O importante é não poluir o texto, para não confundir o cérebro. Devemos utiliza-las com prudência.

Alguns exemplos das aplicações das cores na publicidade, no estudo do Prof. Modesto Farina são:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. Portanto, cuidado ao utilizar essa cor. Se usada em abundância, pode poluir e o cérebro não entender o que é importante e o que não é. Use nas exceções para chamar mais atenção.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. Utilize para destacar a 2a idéia mais importante do texto.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas. Utilize essa cor para dar destaques com canetas lumicolor às partes mais importantes do texto ou da lei.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes. O que for destacado com essa cor pode passar despercebido pelo cérebro, pois a sensação que ele causa é de repouso.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. Então, abuse dessa cor! Não é à toa que o céu é azul!

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade. Utilize o marrom apenas quando o seu código de cores se tornar muito extenso.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade. É a cor do grafite do lápis.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

RESUMO DA ÓPERA - Na guerra dos concursos públicos, devemos nos utilizar de todas as armas que temos disponíveis. Devemos buscar recursos em outras áreas, como a psicologia, pedagogia e na publicidade, entre outros. Tudo em prol do benefício maior: a nossa aprovação!

———«»———«»———«»———

O Poder das Palavras
Thaís Dias

É impressionante o poder que temos para influenciar e aconselhar pessoas. Por isso mesmo passei os últimos dias refletindo sobre o assunto.

Depois de uma TPP (Tensão Pós-Prova), fiquei alguns dias me lamentando, sem vontade de estudar, recomeçar ou analisar as táticas e métodos de estudo. Até desistir passou pela minha cabeça num momento de desespero. E são nessas recaídas, nesse momento de agonia, que nos encontramos num nível tão baixo de auto-estima, que o que mais precisamos é de um empurrão, de um verdadeiro chacoalhão que nos faça acordar e sair dessa tristeza. E uma palavra certa num momento adequado é o mais importante, exatamente isso que nos faz motivado novamente e nos renova as esperanças.

Justamente por poder que temos de usar as palavras pra incentivar ou deixar as pessoas à beira de uma depressão (rsrs), que devemos ter MUITO cuidado com que falamos, ainda mais se sabemos como essa pessoa está se sentindo.

Estou contando isso porque apesar de ter amigas incentivadoras, que me falaram que eu não podia desistir de jeito nenhum e que já estava na “fila” há algum tempo e não poderia sair agora, outras que confiam em mim suficientemente para dizer que eu sou uma guerreira e que vou vencer, um amigo concurseiro, que também sabe como é esta árdua batalha, me disse que eu o tinha motivado e ajudado a estudar bastante e que agora era hora dele me ajudar a não desistir, que terão outras provas que me sairei muito melhor. Mas também houve aquela pessoa que me disse pela segunda vez: “Será que não é melhor você mudar de foco? Tentar outra coisa”.

Como você pode falar pra uma pessoa desistir de seu sonho, jogar no lixo dois anos de estudos?

A impressão que tenho é que essa pessoa não acredita em minha vitória. Não acredita que realmente conseguirei aquilo que tenho lutado para conseguir. Pois se fosse assim, não falaria para desistir e sim me daria uma força! Uma palavra amiga que fosse. Escutar esse tipo de coisa dói muito, nos deixa com aquele nó na garganta e aquela sensação de sermos perdedores.

A questão é o seguinte: não importa o grau de relacionamento que você tenha com as pessoas, NUNCA use suas palavras para desmotivá-las e desencorajá-las de seus objetivos. Você não tem que intervir e nem julgar os sonhos de ninguém, a não ser que goste de ter seus sonhos julgados e menosprezados!

Se não concordar com o plano de vida da pessoa, simplesmente não faça comentários se não é capaz de dar um apóio moral, garanto que é melhor do que dizer algo desprezível.

Com isso aprendi muito. Aprendi a selecionar as pessoas com quem comento minha vida concurseira, para não ter que escutar esse tipo de coisa novamente. Pode ter certeza que quem me falou isso para mim dessa vez, de agora em diante só vai escutar algo de mim quando for pra falar que eu venci e que meu dia finalmente chegou (Não venha querendo depois comemorar comigo! rsrsrs). Também que eu não devo esperar que ninguem me motive. Sei que tenho amigas(os) que me dão força, mas preciso saber me levantar sozinha após o tombo, todos nós devemos!

Resumo da Ópera - Saiba medir suas palavras e saiba usá-las da melhor forma. Use-as para o bem. Tenho certeza que todo mundo um dia já precisou de uma palavra de apóio e que fizesse dar aquele incentivo que estava precisando para tomar uma decisão. De qualquer maneira, descubra também o seu jeito de recuperar as energias e voltar com a acreditar em você mesmo! Tem uma música que passei muitos dias deste ano escutando repetidamente como se fosse um mantra, que diz assim:

“Eu sei que os sonhos são pra sempre
Eu sei aqui no coração
Eu vou ser mais do que eu sou
Para cumprir as promessas que eu fiz
Porque eu sei que é assim
Que os meus sonhos dependem de mim

Eu vou tentar
Sempre
E acreditar que sou capaz
De levantar uma vez mais...”




"Eu vou seguir" – Marina Elali

———«»———«»———«»———

Concurseiro Não Tem Idade

Malu Heli

O artigo de hoje tem nome e endereço certos. É para você, concurseiro de mais de 30 anos, que já terminou os estudos há um bom tempo e por algum motivo se viu diante dos livros novamente, tendo que se acostumar mais uma vez a uma rotina de estudos, rotina essa que, talvez, você pensou que nunca mais precisaria ter.

Essa semana recebemos o e-mail de uma concurseira e leitora assídua do blog pedindo dicas de como manter a motivação e como encarar os desafios de conciliar uma rotina pesada de estudos com casa, filhos, marido/esposa etc e, além disso, como se readaptar aos estudos quando se tem mais de 40 anos e com muitas matérias novas, que não eram cobradas em sua época de estudante. Atendendo esse pedido especial, hoje falarei sobre o concurseiro com mais de 30 anos.

Antes de tudo, quero dizer que para ser concurseiro não existe idade. Se você decidiu que queria ser servidor público seja qual for o seu motivo ou motivos não deixe que ninguém diga que você está velho demais para isso. Não existe idade para melhorarmos, para lutarmos por algo melhor em nossas vidas.

É verdade que o concurseiro que já saiu dos corredores da escola/faculdade há mais de cinco anos e partiu para o mercado de trabalho enfrenta mais dificuldades do que os concurseiros recém-formados que ainda estão com todo conhecimento fresquinho em suas cabecinhas. Sem contar, que perdemos o hábito de estudar. Parece que nosso corpo esquece como é estudar. Então, temos que reaprender a como ter a disciplina necessária para que os estudos sejam eficazes.

Existem ainda outros problemas que merecem ser devidamente analisados. Vamos a eles:

Matérias novas e modificações em matérias antigas – quem se formou numa faculdade há mais de dez anos atrás e não fez cursos de atualização está com conhecimento antigo, desatualizado. E ainda temos as novas matérias que talvez não foram vistas na época dos estudos. Agora temos os desafio de nos atualizarmos e ainda aprendermos matérias novas. Matérias essas que, muitas vezes, não temos nenhuma idéia de por onde começar. Nesses casos, a dica que dou é entrar em um cursinho, fazer aulas, cursos de atualização. É necessário correr atrás do conhecimento perdido. Mas, sem desespero. Ninguém nasce sabendo e todos possuem a capacidade de aprender algo novo. Alguns têm uma facilidade maior, mas mesmo que você gaste mais tempo, tenha certeza que você pode aprender. Basta querer e se dedicar.

Ferrugem – é isso mesmo. Quem não estuda há muito tempo fica enferrujado. Tem que ter paciência e muita, mas muita disciplina para entrar em forma e desenferrujar tudo. Não adiante querer que o primeiro dia de estudo seja igual aquele tempo em que estudava todos os dias e já estava acostumado a isso. O seu corpo vai reclamar, sua mente ficará muito cansada e por isso tem que ir com calma nesse momento. Aos poucos, vamos nos adaptando a nova rotina de estudos. O bom do ser humano é essa incrível capacidade de adaptação. Pode doer um pouco no começo, mas depois passa e você retoma todo aquele gosto que tinha pelos estudos. E se na sua época de estudante você não gostava de estudar, pode ser que agora descubra algo novo e maravilhoso que é a arte de aprender, der adquirir conhecimento.

Complicações da vida – nessa parte incluem-se maridos/esposas, filhos, trabalho, enfim, tudo aquilo que suga sua atenção, tempo e energias. Agora, você não é mais sozinho. Provavelmente tem uma penca de gente que depende de você, seja economicamente, seja emocionalmente. Essa é a parte mais difícil de todo o processo, porque nem sempre temos como abrir mão do tempo gasto com essas pessoas e atividades para encaixarmos um tempo de estudo com qualidade. É aqui onde muitos concurseiros desistem e acham que o tempo já passou para eles e que o melhor a fazer é conformar-se com a vida que tem. É aqui onde digo: NÃO! Não, o seu tempo de ter o melhor não passou. Você está vivo? Se está vivo, então ainda há tempo. Não importa qual a sua limitação! Faça das suas dificuldades e obstáculos aliados para o seu sucesso. E também tenha calma. Não dá para parar tudo e querer estudar 12 horas por dia se você tem família e trabalho para dar conta. Organize-se e veja quanto tempo você dispõe para dedicar aos estudos. Corte tudo aquilo que for supérfluo e transforme o tempo de estudo em estudo de qualidade. Muitos concurseiros classificados nas melhores posições em grandes concursos pelo país afora tinham muitas dificuldades para estudar. O que importa é estudar com boa concentração e máximo aprendizado possível. Não importa se você estudou apenas duas horas por dia. É importante aprender. Isso é que fará a diferença na hora da prova.

É verdade que ser concurseiro com mais idade tem seus próprios dilemas, mas não é algo impossível de ser feito. Vale lembrar que todo concurseiro tem suas dificuldades. Ter motivação sempre é algo que depende mais de nós mesmos. Buscar aquela força dentro de si mesmo é que fará muita diferença na preparação. Não desistir, mas lutar e lutar.

Resumo da Ópera – Você que é concurseiro maior de 30 anos tem as mesmas chances e possibilidades de aprovação de um concurseiro novo em idade. Faça os ajustes necessários na sua vida e lute com todas as forças. Não tenha medo, mas persevere. Nunca é tarde para ter uma vida melhor. Pense nisso!

———«»———«»———«»———

Atendendo a pedidos de muito leitores, o restante do conteúdo será publicado amanhã ... não percam o que vem por ai:

- Guia de estudo para o concurso do TRE-MG;
- Respostas a perguntas dos leitores;
- Notícias concurseiras comentadas;
- Vários simulados exclusivos

COLUNA DO TIAGO - Concurseiro tira férias?

A Lei 8.112/90 em seu artigo 80 diz assim: “As férias somente poderão ser interrompidas por (...) necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade”. Então, estava eu curtindo minhas merecidas férias, em lua-de-mel com meus livros enquanto o El Bigodon cuidava de tudo por aqui. E não é que ele foi embora sem deixar recado? Tive que voltar às pressas e quero lhe perguntar: Concurseiro tira férias?

Tudo que bem que o assunto já foi explorado por aqui, mas diante do iminente verão, praia, sol, natal, ano novo, festas, janeiro, carnaval e etc.; faz-se necessário dar minha humilde opinião sobre o assunto.

Assim como foi durante todo o ano de 2008, o final do ano promete. Muitos concursos saíram e vários outros terão seus editais divulgados ainda este ano. Como eu sei disso? Simples, o Ministério do Planejamento autorizou uma penca de concursos em meados deste ano, dando o prazo máximo de 6 meses para os editais serem divulgados. Vários Tribunais estão com comissões de concursos formadas e editais estão no forno. Ótima notícia pra quem vem no embalo, péssima pra quem quer dar uma parada em dezembro e voltar só depois do carnaval.

Então, se você está estudando para algum concurso desses que saíram (TRE-GO e MG, AGU, Defensoria de SP, Detran-DF, Anatel, Ibama, entre outros) e quer dar uma descansada no fim de ano e janeiro, se faça essa pergunta: É essencial para os meus estudos e para o meu futuro tirar umas férias e descansar? Se a sua resposta for sim, pare agora! Isso é sinal que você está cansado, estressado. A depressão está batendo à porta. Se você teve dúvida da resposta por um milésimo de segundo ou respondeu não, siga em frente e faça essa reflexão:

“Estudarei agora enquanto muitos estarão curtindo as suas férias. Farei isso porque muito em breve poderei, neste período, desfrutar de tudo isso sem ter que sacrificar meus estudos, minha concentração e o embalo em que estou nos dias atuais. Enquanto muitos concurseiros descansarão, eu serei forte e continuarei firme pois o relógio e o tempo não param. Se eu fizer o que todo mundo faz, obterei sempre os mesmos resultados. Agora é hora de me dedicar para que eu possa passar o resto da vida desfrutando das boas férias do serviço público.”

Eu mesmo vou para o meu terceiro fim de ano sem férias, não sem festas porque eu não sou de ferro. Entre o Natal e o Ano Novo eu sempre dou uma pausa nos estudos porque nessa época eu não consigo estudar. É o único período do ano em que me dou o luxo de parar por alguns dias. Mas antes disso, procuro me esforçar bastante para que não sinta o reflexo dessa parada. Mesmo assim a pausa não é completa pois é nessa época em que revejo tudo que fiz durante o ano e que traço todas as minhas metas para o próximo ano. Isso me deixa ativo no mundo dos concursos.

Penso, portanto, que quem está nesse ramo dos concursos não tem direito algum sobre férias. Simplesmente não dá pra parar tudo por quase 2 meses (se contarmos do Natal até após o Carnaval) e depois voltar aos estudos normalmente. Perde-se completamente o fio da meada, o concurseiro entra numa ressaca daquelas e as férias pode ser o fim da carreira concursídica. Se for pra parar, faça um recesso no Natal e Ano Novo. Aproveite as festas com seus familiares e amigos. Durante esse período faça pequenas revisões de uma hora de algumas matérias, monte seu planejamento para o novo ano ou pelo menos pense em um futuro melhor para você através dos seus estudos e dos concursos que irá fazer. Em janeiro, volte com força total pois haverá muitos outros janeiros e férias pela frente.

Resumo da Ópera - Se você é um concurseiro sério e está lutando por algumas das vagas que surgirão no final deste ano ou está estudando para o concurso dos seus sonhos, esqueça as férias. Este é o momento ideal para você fazer a diferença, aparar as arestas e deixar para trás muito concurseiro que estará na praia ou em qualquer outro lugar parado, sem estudar. Falam muito que concursos é uma fila em que você entra e devagar chega a sua vez. Digo que Janeiro é a melhor oportunidade de furar essa fila e chegar na frente de muita gente. Aproveita!
Ah! Antes que eu me esqueça, no parágrafo único do artigo 80 da 8.112/90 diz que o restante do período das férias interrompidas será gozado de uma só vez. Portanto, au revoir! Em breve estarei de volta.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



Muitos falam que Freddie Mercury era um cara meio esquisitão. Pode até ser, mas tinha uma coisa que ele sabia fazer muito bem: dominar a platéia em seus shows. Esse vídeo é um grande exemplo. Durante quase 2 minutos ele transforma mais de 160 mil vozes em um grande coral, emitindo apenas sons que não dizem nada com nada. O Queen (mais conhecido pela música que toca em todo baile de formatura –"Whe are the Champion") arrastou multidões por onde passou. A AIDS levou Mercury há exatos 17 anos, mas grandes sucessos como "Under Pressure" continuam vivos como nunca.

ARTIGO DE UM LEITOR - Exemplos

Esse artigo foi enviado por um leitor faz um bom tempo, mas por confusão nossa acabou sendo "descoberto" na Caixa de Entrada do nosso email apenas recentemente. De qualquer forma continua atual como nunca e merece ser publicado!

———«»———«»———«»———

Quem já não parou um dia, nessa nossa luta concurseira, olhou para o teto do seu quartinho de estudos, respirou profundamente e disse para si mesmo "Caramba, como sou fraco"?

Pois é! Acho que todo ser humano, alguma vez, já teve essa atitude. Não se desespere; é normal, como já dito aqui anteriormente em alguns artigos.

A diferença é termos esse pequenino desânimo e deixar-nos levar por ele e a outra é entender que esse desânimo é normal, mas que a luta deve ser retomada.

E uma maneira para ajudar a você, concurseiro ou concurseira, que está nesse desânimo, é chamar a atenção para um grupo especial, porém verdadeiros heróis da vida, que neste exato momento estão representando nosso País em algum lugar do mundo: os atletas paraolimpícos!

Fico imaginando a luta anterior deles, a readaptação a uma vida totalmente nova, uma saga de treinos, abrir mão de diversões fugazes (não desnecessárias, mas diminuí-las no mínimo), enfim se dedicarem de corpo e alma a sua respectiva modalidade esportiva.
Repare bem, amigo(a)...não parece e muito com a nossa luta?

Mas o que vemos de diferente? É que essas pessoas perderam ou nasceram com algo imprescindível a um ser humano. Alguns não enxergam, outros têm dificuldades para se locomoverem, em razão de inúmeras causas; todavia, eles desistiram? Ficaram prostrados no interior de suas casas, sem lutarem por algo a mais?

Não! Eles lutaram, lutam e lutarão! Por que? Porque eles tem sede demais.

Para ser um concurseiro bem sucedido em sua carreira, não é suficiente querer. É necessário arregaçar as mangas e, como os atletas paraolímpicos, LUTAR!

Alguém alguma vez já escreveu que para sermos vencedores precisamos primeiramente aprender a perder. Essas pessoas mais que especiais perderam ou nasceram sem alguma coisa imprescindível. Mas com esforço, dedicação, perseverança, persistência e muito amor por aquilo que fazem conseguiram surpreender muitas pessoas e se destacarem em meio a multidão.

Amigos, nesta noite (que a minha é de sexta), quero que pensem em uma coisa: se esses heróis paraolímpicos que, por algum motivo, falta algo ao corpo que os impedem de fazer alguma coisa, mas mesmo assim eles VIVEM, LUTAM E VENCEM, por que você que é perfeito, tem todas as funções vitais do seu corpo, sua mobilidade é perfeita, detêm os membros inferiores e superiores, está tendo pensamentos derrotistas? Você não tem forças, é isso que diz pra si mesmo? Tem certeza? Reflita; e você vai concluir que a força está dentro de você, pois essas pessoas especiais não são super-heróis, mutantes ou extraterrestres. São, simplesmente, humanos, como você e eu.

Resumo da ópera - Para fechar, deixo o ditado que poderíamos dizer que é o ditado do concurseiro: Deus dá o frio conforme o cobertor.

Artigo enviado pelo concurseiro e leitor do blog Jerry.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E

1 - Porque você também não nos envia um artigo? Adoramos publicar bons artigos enviados pelos concurseiros leitores do blog.

2 - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

Sobre estudar no final de ano

Tempos atrás fizemos uma enquête no blog perguntando se nossos leitores estudariam nesse período natalino ou se tirariam uma folga. Infelizmente os resultados da pesquisa foram perdidos durante a migração de computadores que tive de fazer no começo do mês passado, mas me lembro claramente que a maioria dos que responderam à enquête respondeu que estudariam normalmente.

Realmente, essa é uma questão que merece uma análise pra lá de cuidadosa. Vejamos.

Primeiro é preciso saber da relação concurseiro x família x natal, pois temos desde concurseiros que moram sozinhos e passarão o natal longe da família, quanto concurseiros que têm famílias pequenas e passarão o natal com elas, até concurseiros com enormes famílias que comemoram o natal juntas.

Para o primeiro caso, estudar é a melhor opção. O cara já está sozinho mesmo, se ficar sem fazer nada ficará deprimido, então melhor meter de vez a cara nos estudos!

O segundo caso pode ter duas ramificações:

A primeira é do concurseiro com famílias pequenas, porém animadas para comemorar o natal. Nesse caso a ausência do concurseiros será notada e causará mal estar. Assim, é aconselhável do concurseiro reservar alguns dias tanto para participar das festividades com a família, quanto para dar um tempinho dos estudos e recarregar as baterias.

O segunda é do concurseiro com famílias pequenas que não estão nem aí para o natal. Nesse caso, dá para meter a cara nos estudos sem risco de ficar com a consciência pesada de estar atrapalhando o natal de alguém.

O terceiro caso é o mais complicado, pois são raras as famílias grandes que não se reúnem para comemorar natal e ano novo com muita festa. Se esse for seu caso, a folga no estudos é obrigatória!

Só que a questão não gira apenas em estudar e não estudar no período de natal, mas também devemos considerar o binômio necessidade x intensidade.

Se o concurseiro não está inscrito para nenhum concurso com provas marcadas para os primeiros meses do novo ano, então não tem uma necessidade premente de estudar durante o período de natal, assim mesmo que estude, poderá fazê-lo de forma menos intensa, mais tranqüila, mais light.

Agora, se o concurseiro está inscrito para algum concurso com prova marcada no começo do ano, daí o bicho pega. Se ele puder estudar tranqüilamente durante o período de natal sem ter de fazer média com a família, precisará ainda assim estudar com boa intensidade. Agora, se ele tiver de parar alguns dias para comemorar as festas de final de ano, daí terá de estudar com intensidade máxima nos dias em que estiver debruçado sobre os livros.

Finalmente temos de considerar se o concurseiro trabalha ou se dedica totalmente aos estudos para concursos públicos. Se for o primeiro caso, deve ser considerado que para muita gente é no final de ano que ocorrem as férias coletivas, há mais dias de folga, daí é aproveitar para estudar o máximo que puder. Agora, se o cara vem se dedicando apenas aos estudos, então poderá trabalhar com mais tranqüilidade a necessidade e intensidade dos estudos.

Resumo da ópera – Como vocês puderam ver, estudar no final de ano não é apenas uma questão de escolha, mas de escolha baseada na análise de vários fatores. Não fazer essa análise e escolher um plano de ação se levá-las em conta pode gerar atrito e desgaste emocional com a família, o quê, claro, poderá em algum ponto atrapalhar os estudos e minar a motivação. Então, muito cuidado no seu processo de decisão da melhor estratégia de estudos para o período de feriados de final do ano, gente.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E

1 - Um leitor fez uma pergunta em relação ao artigo de 2a feira, o do "Osso duro de roer",:

Curiosidade, prezado Charles: que matéria é esta, tão "dolorida"?

Resposta: São tópicos específicos para o cargo de Consultor Legislativo para o concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte, todos distribuídos entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município.

2 - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Conheci essa música ouvindo uma coletânea norte-americana de música eletrônica-lounge. Gostei muito do jeitão meio eletronic country, mas que na verdade se trata de um ritmo irlandês ... hehehee. A música se chama "Paddy´s Revenge" e quem a executa é Steve Mac.

ARTIGO DE UM LEITOR - TRT/SP: Histórias Para Descontrair

Fiz a prova para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa – Especialidade Contabilidade no concurso do TRT/SP faz alguns dias no prédio da UNIBAN, na Barra Funda (São Paulo).

Uma multidão ficou debaixo do sol escaldante aguardando a abertura dos portões para as provas da parte da tarde. Uma multidão mesmo!!! Enquanto aguardava a abertura dos portões, pois cheguei cedo (como todo concurseiro sério deve fazer), alguns “causos” me chamaram a atenção e culminaram na elaboração deste artigo dentro do ônibus de volta para minha cidade, no interior de São Paulo.

A primeira coisa a me chamar a atenção, ainda do lado de fora, foram alguns cartazes (na verdade, muitos) pregados nos postes e nas paredes da rua em frente à faculdade. O cartaz dizia:

MATERIAIS OBRIGATÓRIOS PARA AS PROVAS:

- Caneta Esferográfica Azul
- Caneta Esferográfica Preta
- Lápis Preto nº2
- Borracha
- Régua

DIREÇÃO

Muitos devem estar mijando nas calças de tanto rir com esse cartaz (eu cheguei perto disso). Seria muito cômico, se não fosse trágico, mas (pasmem) não sobraram canetas azuis e réguas em nenhum dos quiosques perto da faculdade, todos foram vendidos (eu mesmo confirmei essa informação perguntando a duas ou três barracas). Aposto que a maioria das pessoas que caíram matando nas canetas e réguas sequer leu até o Item 11 do Edital do Concurso, pois lá está bem claro os materiais realmente obrigatórios para a realização da prova: caneta preta, lápis e borracha (só isso).

E ainda havia aqueles “espíritos de porco” contando vantagem por terem chegado cedo e conseguido comprar sua canetinha azul e sua régua. Que lindo!!!

Outra situação hilária (fruto de uma pequena desorganização do pessoal) foi com relação aos banheiros dentro da faculdade. Afinal, a grande maioria gosta de esvaziar a bexiga antes de entrar na sala de prova. O fato é que, até o início das provas, todos os banheiros do 1º, do 2º e do 3º andares seriam destinados às “moçoilas”. Nada mais justo e cavalheiresco do que nós (homens) termos de ir até o 4º andar pelas escadas para fazermos nossas necessidades. O que ninguém lembrou foi de avisar isso aos homens!

Não haviam fiscais identificados, nem cartazes para divulgar essa informação importantíssima. Eu mesmo já estava tendo um “piriri”, indo andar por andar, imaginando: “Nossa! Elas realmente dominaram o mundo, não vai sobrar nenhum banheiro para nós!”. Andar por andar e o desespero aumentando, para meu alívio, no último andar, um dos dois banheiros disponíveis era destinado aos candidatos do sexo masculino. Ufa!!!

O motivo disso eu logo entendi: os homens são mais eficientes nessa tarefa, demandando menos tempo e consumindo menos espaço, por isso apenas um banheiro e, mesmo assim, sem grandes filas. Já as gurias, precisam de mais espaço e, consequentemente, de mais tempo para a mesma tarefa, por isso que, mesmo tendo 90% dos banheiros do prédio, ainda havia filas maiores na frente dos banheiros das mulheres que no dos homens.

O último fato cômico do dia foi-me apresentado por uma concurseira, na rodoviária da Barra Funda. Ela fez a prova na UNINOVE e, para quem conhece o lugar, sabe da grandiosidade e do luxo do prédio, que conta, inclusive, com escadas rolantes (chique no “úrtimo”!!!).

O fato engraçado é que ao término da prova para Técnico (de manhã), uma galera saiu de uma só vez pelas escadas rolantes que davam para um Hall lotadíssimo de pessoas já esperando para a prova de Analista (de tarde). Resultado: o pessoal ia descendo as escadas (automaticamente) sem saber do quão lotado estava o pavimento inferior e, aos poucos, começaram a cair, uns sobre os outros, empurrados pela própria escada rolante, os que estavam descendo iam se espremendo e sendo espremidos pelos demais que desciam. Apesar de não ter presenciado a cena pessoalmente, achei bastante engraçado.

No fim alguém desligou as escadas e o problema foi solucionado. Mas, sem dúvidas, deve ter sido uma cena digna do Top Five do programa da Rede Bandeirantes CQC. Hilário!!!

Resumo da Ópera – Apesar de todo o nosso nervosismo e de toda a pressão psicológica que há ao chegar o tão esperado momento da prova, ainda há situações engraçadas que não devem passar despercebidas. Muito pelo contrário, elas devem ser usadas a nosso favor, de modo a diminuir a nossa ansiedade e nos ajudar a vencer na guerra dos concursos.

Artigo enviado pelo concurseiro e leitor do blog Sérgio Souza Batista.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E

1 - Porque você também não nos envia um artigo? Adoramos publicar bons artigos enviados pelos concurseiros leitores do blog.

2 - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

Quando o osso é duro de roer

É interessante como em se tratando de estudar para concursos públicos as matérias que temos de dar conta podem ser classificadas de diferentes formas dependendo do aspecto que analisamos.

Eu, particularmente, criei uma classificação que chamo carinhosamente de “dureza alimentar”, hehehehe. Explico. Essa classificação tem haver com a dificuldade de estudo e entendimento de matérias novas, com as quais nunca tive contato, geralmente matérias exóticas de editais específicos.

Matérias Pudim – São aquelas matérias que apesar de nunca ter estudado, são fáceis e de assimilação tranqüila. Geralmente são matérias de pouco conteúdo e que não exigem quase nenhuma decoreba.

Matérias Churrasco – Essas matérias são gostosas de estudar, interessante, um pouco mais densas e que requerem um pouco mais de esforço para mastigar e diferir. A “maciez” também varia, sendo mais tenra em alguns pontos e mais dura em outros, havendo, inclusive, alguns nervos imastigáveis aqui e ali.

Matérias Osso Duro de Roer – São as matérias não somente difíceis de estudar e entender, mas também chatas. Aqui não há praticamente outro prazer que não o que se tem após terminar de estudá-las devidamente.

Para cada um desses tipos de matéria há diferentes abordagens possíveis, diferentes estratégias de estudo, exceto para o último tipo. Estar diante de uma matéria que é um osso duro de roer é mais ou menos como estar com um pedaço grande e largo de esparadrapo de boa qualidade firmemente colado em alguma área do corpo com abundância de pêlos. Nessas situações, a pior forma de tirar o esparadrapo é puxar aos poucos. Também não funciona muito bem ir puxando com soquinhos, pedaço por pedaço. A melhor forma, cientificamente comprovada, de retirar um esparadrapo nessas condições é usar o seguinte procedimento:

1º - Puxe com cuidado uma ponta do esparadrapo, o suficiente para que o mesmo seja seguro pelas pontas dos dedos com firmeza.

2º - Respire fundo, bem fundo.

3º - Puxe o esparadrapo com toda força que dispuser no braço que executa a tarefa.

4º - Engula o grito de dor, afinal de contas você é adulto.

5º - Use um lenço de papel para secar as lágrimas que brotarão descontroladamente dos seus olhos.

Hoje começo a estudar uma matéria 110% osso duro de roer. Semana passada a sondei, observei, analisei, tateei, para ter certeza de que teria de usar com ela o procedimento do esparadrapo. Certeza confirmada, montei um esquema de estudo que permitirá que eu dê conta dela devidamente até a sexta-feira. Será brutal, doloroso, mas depois disso estarei preparado para enfrentar as questões de prova sobre a danada, sem que tenha de fazer mais que ler o resumão que prepararei ao longo da semana.

Resumo da ópera - É, gente, de vez em quando precisamos usar métodos mais brutais de estudo, precisamos “agarrar o touro com a unha”. Isso não é nada agradável de fazer, mas é preciso e ponto final. Além disso, quem disse que estudar para concursos públicos seria passeio no parque, diversão, fonte de prazer? Prazer existe somente após a posse! Enquanto isso, que venham os ossos duros de roer, os touros raivosos com longos chifres, é isso ou desistir do sonho de nos tornamos servidores públicos ... fato.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para começar bem a semana, nada melhor que uma boa música. Com a banda City Reverb, a bela música "City of Lights".

Final de Semana Vitaminado

“É final de semana e eu quero mais é descansar, recarregar as baterias, nem lembrar que existem concursos públicos” ... se você está visitando esse blog em pleno sábado ou domingão é porque você não pensa assim e pode ter certeza de que isso é uma grande vantagem competitiva em relação a quem pensa dessa forma.

Estudar para concursos públicos exige muita dedicação, esforço e disciplina, mas não é só isso. É mais ou menos como melhorar a forma física. Qualquer um pode parar de comer e começar a correr diariamente sem técnica nenhuma, mas quantos conseguem manter a disciplina ou alcançar a boa forma física assim? Ninguém. O que conseguem é prejudicar a saúde. Ter uma boa forma física exige também dedicação, esforço e disciplina, mas como estudar para concursos, exige também planejamento, técnica e informação.

Sim, concurseiros também precisam descansar e recarregar as baterias, mas podem fazer isso de forma produtiva. Enquanto você estiver lendo a série de artigos e informações que criamos para essa edição especial de final de semana, você não estará estudando do modo propriamente dito, mas estará se preparando de outra forma, absorvendo informações, sabendo o que outros concurseiros estão fazendo para melhorar seu desempenho, tirar dúvidas e muito mais. É por isso que vale a pena você dedicar algumas horas do seu final de semana para ler o que escrevemos.

Então, boa leitura e bom preparo!

Equipe do Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———

ANÁLISE DO EDITAL DO TRE-MG
Charles Dias e Tiago Gomes

O concurso público do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) vinha sendo esperado ao longo de todo o ano e, recentemente, teve seu edital finalmente publicado. Para orientar os concurseiros interessados em prestar esse concurso, vamos fazer uma análise cuidadosa do edital.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Aqui temos algumas informações muito importantes.

Em primeiro lugar o concurso será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, a famosa CESPE/UnB, o que é muito bom, pois se trata de uma banca conhecida e, por isso mesmo, mais acessível em termos dos candidatos terem acesso à provas anteriores para conhecer seu estilo de prova.

Em segundo lugar temos que a prova será realizada em uma série de grandes cidades no interior do estado, não apenas na capital mineira. Essa também é uma ótima notícia, pois significará menores gastos com deslocamento e estadia para prestar as provas para muitos candidatos.

DO CARGO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Esse concurso é apenas para cargos de nível médio. Em 2005 já houve concurso para os cargos de Analista (nível superior), o qual está em plena validade. Vejamos as funções que um Técnico Administrativo – Área Administrativa executa:

“Executar atividades de pesquisa, organização e armazenamento delegislação, jurisprudência e doutrina; instruir procedimentos administrativos e elaborar relatórios, informações, atos e documentos internos e externos e outros instrumentos de suporte gerencial, de acordo com a área de atuação; proceder à requisição, à substituição e ao controle de bens materiais e patrimoniais; executar atividades relacionadas com o planejamento operacional e à execução de projetos, programas e planos de ação; acompanhar as matérias sob sua responsabilidade, propor alternativas e promover ações para o alcance dos objetivos da organização; promover o atendimento a clientes internos e externos; acompanhar a publicação da legislação relacionada com sua área de atuação e organizá-la sistematicamente; executar as suas atividades de forma integrada com as das demais unidades da Secretaria do Tribunal, contribuindo para o desenvolvimento das equipes de trabalho; operar os equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados, na execução de suas atividades; executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.”

Além das 78 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, o Edital traz ainda 10 vagas para a área de Contabilidade, 1 vaga para a área de Enfermagem e 11 vagas para Programação de Sistemas, todas de nível médio e para trabalhar na Secretária do TRE/MG.

Se executar essas atividades for o seu sonho ou está verdadeiramente disposto a encarar o desafio, você está no lugar certo, na hora certa. Essa é a sua chance.

DAS VAGAS

Algo muito importante que os concurseiros interessados nesse concurso devem levar em consideração é que não se trata de um concurso para trabalhar apenas na sede do TRE em Belo Horizonte, mas também no interior do estado, ou seja, nas secretarias e nos cartórios eleitorais do interior, a maioria cidades bem pequenas.

DA REMUNERAÇÃO E DA JORNADA DE TRABALHO

Essa é uma parte do edital a que todos prestam muita atenção. Para o cargo de que trata esse concurso, a remuneração final será de R$ 3.711,74.

Agora, essa remuneração deve ser analisada sob a ótica de que os empossados irão residir e trabalhar, na grande maioria dos casos em cidades pequenas onde o custo de vida é muito baixo e, portanto, onde esse valor acaba comprando muito mais. Uma coisa é ganhar isso morando em Belo Horizonte, onde o aluguel de um apartamento de um quarto custa em torno de R$1.100,00 (com condomínio), outra coisa completamente diferente é ganhar isso morando em Senador Firmino, onde o aluguel uma casa de dois quartos custa no máximo R$300!

DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Apesar da Lei nº. 8.112/90 expressar que deve-se separar até 20% das vagas para os portadores de deficiência, neste concurso apenas 5% das vagas foram destinadas à essas pessoas. Vale salientar que “o primeiro portador de deficiência no concurso público será nomeado para ocupar a quinta vaga aberta. Nos pólos onde houver menos de cinco vagas, o primeiro colocado portador de deficiência será nomeado para ocupar a última vaga aberta. Os demais serão nomeados a cada intervalo de vinte cargos providos”. É o que consta em uma Resolução do TSE de 2004.

Para concorrer como portador de deficiência (ou necessidades especiais, como queiram), o candidato deve se ater aos trâmites constantes no Edital de abertura das inscrições. Lembrando que tem até o dia 11/12/2008 para encaminhar o laudo médico para o CESPE, por correio ou pessoalmente na sede do órgão na UNB em Brasília.

DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA

Nos requisitos nenhuma surpresa. São os mesmos da Lei 8.112/90, veja:

“4.1 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1.º, da Constituição Federal.
4.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso de candidatos do sexo masculino, também militares.
4.3 Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, na data da posse, conforme item 2 deste edital.
4.4 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
4.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área/especialidade.
4.6 Cumprir as determinações deste edital.
4.7 Ser aprovado no concurso público.(meio óbvio, não?!)”

DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

Nesse concurso, antes de mais nada, a maior atenção que o candidato deve ter é com a inscrição pois terá que fazer uma série de escolhas. Mas antes vamos falar um pouco das generalidades e dos trâmites burocráticos.

A inscrição para o concurso iniciou no dia 17 de novembro e vai até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de dezembro de 2008, horário de Brasília/DF. Feito a inscrição e munido com o boleto para pagamento, dirija-se a qualquer agência bancária ou casa lotérica e pague os R$50,00 da taxa de inscrição. Pense bem, esta poderá ser sua última inscrição em concursos. Seus últimos R$50,00 gastos com inscrição. Para que isso aconteça, basta estudar, não existe fórmula mágica.

Lembro que a banca não se responsabiliza por problemas técnicos em computadores, na internet, nos bancos, nada disso. Portanto, NUNCA deixe para fazer sua inscrição no último dia. Murphy e sua Lei são implacáveis nessas horas.

Agora vamos a parte principal: de acordo com o edital, “o candidato deverá optar pela área, pela especialidade e pela Secretaria ou pólo a que deseja concorrer, bem como pela cidade-sede do pólo de realização das provas, constante do Anexo deste edital. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração”.

Ih! Complicou tudo. Calma, vamos entender juntos.

O estado de MG foi dividido em 10 pólos. Cada pólo tem uma sede, quais sejam: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha. Dentro de cada pólo existe um monte de cidades.

As vagas foram divididas por pólos, ou seja, ao escolher determinado pólo você irá concorrer somente às vagas daquele pólo. As provas serão realizadas nas sedes dos pólos e você poderá fazer a prova em um pólo, concorrendo pra outro. Veja que concurso flexível.

Exemplo: Uma pessoa de São Paulo pode fazer a prova em Juiz de Fora e concorrer às vagas do pólo de Uberlândia. É bom ou não é?!

Portanto, cuidado ao fazer a inscrição. Preste muita atenção a esses detalhes porque depois de feito a inscrição e pago o boleto não tem como voltar atrás.

Se por acaso estiver cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo ou for membro de família de baixa renda conforme a Decreto 6.135/2007, poderá pedir isenção de taxa. Neste caso, veja o item 5.4.7 e seguintes do Edital.

A mamãe candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá encaminhar cópia certidão de nascimento da criança até o dia 11 de dezembro de 2008, e deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização das provas.

DO EXAME DE HABILIDADES E DE CONHECIMENTOS

Como diz o velho ditado popular, “agora a porca torce o rabo”.

Haverá somente provas objetivas com, tremam, apenas 60 questões!

Para a área Administrativa serão 20 questões de Conhecimentos Básicos e 40 questões de Conhecimentos Específicos. Para as demais áreas será o inverso, 40 questões de Conhecimentos Básicos e 20 questões de Conhecimentos Específicos.

Agora uma notícia que parece boa, mas está longe disso. A prova será realizada no dia 15 de março do ano que vem, ou seja, quase quatro meses para os candidatos estudarem! É muito tempo, o que somado com o baixo número de questões resultará numa disputa questão por questão, onde um erro deixará o candidato centenas de posições para trás!

A prova terá 4 (quatro) horas de duração e será realizada no turno da tarde, o que é muito bom para quem não curte acordar muito cedo.

Os locais e horário de prova serão divulgados PROVAVELMENTE em 4 ou 5 de março, o que não é tão bom para quem não mora ou conhece a cidade onde fará prova, pois tornará mais complicado arrumar um hotel mais próximo do local de prova.

DAS PROVAS OBJETIVAS

Quando é divulgado que um concurso será organizado pelo CESPE, alguns pensam: “Que maravilha! Prova de C ou E, sendo uma errada anula uma certa é bem melhor, tira as chances dos candidatos mal preparados”. Já outros pensam assim: “Putz! Detesto esse tipo de prova, não dá margem para erros, a banca tira os meus pontos que consegui com tanto suor só porque eu errei algumas outras. É muito injusto.”

Pois bem, o CESPE não fará prova de C ou E. A prova será de MÚLTIPLA ESCOLHA. Ou seja, terá 5 opções (A, B, C, D e E) e o candidato deverá optar por apenas uma resposta certa. Em provas desse tipo uma errada não anula uma certa, em compensação o nível da prova é absurdamente superior. Quem viu a prova da banca para a PRF sabe do que estou falando. Não pense você que o CESPE virá com uma prova estilo FCC cheia de decorebas. Esqueça isso, estude muito porque a prova será muito bem elaborada.

Mas por que a prova não será C ou E? Há uma resolução do TSE que diz que as provas de concursos da Justiça Eleitoral devem ser de múltipla escolha. Neste caso a banca deve se adequar aos anseios do Tribunal e não o contrário, como acontece com freqüência. Isso mostra o quão organizado é a Justiça Eleitoral não só nas eleições como também em suas atividades administrativas.

A prova deverá ser feita com caneta transparente de tinta preta, esqueça caneta azul, vermelha, verde. Esqueça o lápis e a borracha. No dia da prova leve apenas a caneta preta, nada mais. Tem gente que leva lápis ou lapiseira. Isso é proibido pelo CESPE. Quem for pego usando esses materiais é automaticamente eliminado do concurso. Assim como eles proíbem que algum candidato pegue emprestada caneta preta de algum colega de sala no dia da prova!

O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando o caderno de provas no decurso dos últimos quinze minutos anteriores ao horário determinado para o término das provas.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

Caro candidato, se eu puder lhe dar uma dica sobre este concurso, siga exatamente o que falarei: estude o triplo as matérias da parte de conhecimentos específicos. Isso mesmo, apesar de não conter essa informação na parte que fala sobre a quantidade de questões, ela está escondidinha aqui no edital. Justamente na parte em que muitos candidatos não lêem.

Veja:

“Para cada candidato não eliminado segundo os critérios definidos no subitem 8.3, será calculada a nota final nas provas objetivas (NFPO) pela média ponderada das notas obtidas nas provas P1 e P2, atribuindo-se os pesos 1 e 3, respectivamente, conforme a seguinte fórmula NFPO = (NP1 + 3NP2) / 4.”

A parte de conhecimentos específicos terá um peso enorme na hora da prova e tem um monte de gente que não sabe disso! Você, como bom amigo, vai mostrar isso aos seus amigos, não vai?! Espero que sim.

Ah! Já ia me esquecendo, para não ser eliminado de cara e ter a nota calculada segundo a fórmula logo acima, basta acertar 5 questões de conhecimentos básicos e 5 questões de conhecimentos específicos. Isso é moleza!

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os critérios de desempate são bem diferentes. Não interessa a nota das provas, é justamente isso que diferencia esse concurso dos demais, neste ponto. Veja quais são os critérios:

a) tiver maior idade, no caso de idoso;
b) tiver maior tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral;
c) tiver maior tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral, na forma prevista no artigo 98 da Lei n.º 9.504/97;
d) tiver maior tempo de serviço prestado ao Poder Judiciário da União;
e) tiver maior tempo de serviço público;
f) tiver maior idade, no caso de não idoso.

DA NOTA FINAL NO CONCURSO

A nota final do concurso será a pontuação obtida de acordo com o cálculo já mencionado. Serão eliminados os candidatos que não atingirem a pontuação mínima de 6,0 pontos.

A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em três listas com pontuação: a primeira contendo a classificação de todos os candidatos, por cargo e Pólo de Classificação, inclusive a dos portadores de deficiência, a segunda contendo a classificação geral por cargo e a terceira somente a classificação dos candidatos inscritos como portadores de deficiência, por cargo e Pólo de Classificação.

DOS RECURSOS

Já foi dito por aqui que os recursos são fase do concurso não é mesmo?! Pois bem, o candidato terá dois dias após a divulgação dos gabaritos preliminares para impetrar recurso junto à banca no site do CESPE. A contagem do prazo inicia às 9 horas do dia posterior à divulgação do gabarito e vaio até as 18 horas do último dia, ininterruptamente.

Basta entrar na página do concurso e redigir o recurso com clareza e objetividade sob pena de ter o recurso indeferido preliminarmente por inconsistência e intempestividade. Além disso, o recurso não pode ter nenhuma palavra que marque ou identifique-o.

DO PROVIMENTO DOS CARGOS

Aqui há muita coisa “padrão” que encontramos em editais de concursos públicos, mas alguns itens são mais interessantes e importantes.

“Se não restarem candidatos classificados em um Pólo para preenchimento de vaga disponível, poder-se-á aproveitar os candidatos dos outros Pólos, a serem nomeados de acordo com a ordem de classificação geral. Estes deverão ser alocados pela ordem de classificação no cargo a que concorre.”

Isso significa que se em um Pólo não houverem candidatos aprovados o suficiente para cobrir as vagas disponíveis, candidatos aprovados de outros Pólos serão aproveitados. Apesar disso ser algo altamente improvável de acontecer, é bom saber que pode acontecer.

“ O candidato nomeado para Zona Eleitoral do pólo de opção será nela lotado até o término do estágio probatório, não sendo apreciados pedidos de remoção para fora do âmbito deste Regional antes de decorrido tal período.”

Se você pensa em prestar concurso para uma cidade com intenção de em pouco tempo pedir remoção para outra cidade, esqueça. Somente serão analisados esses pedidos após o estágio probatório dos novos servidores, ou seja, três anos após a posse!

DO EXAME MÉDICO

Nada diferente do usual aqui.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever no concurso você aceita, mesmo que não queira, as normas contidas no Edital. A não ser que a norma editalícia tenha algum vício insanável, você não poderá contestá-lo perante a justiça, somente através de requerimento dirigido à banca examinadora. Além disso, é de inteira responsabilidade do candidato ficar atento a eventuais Retificações do Edital, bem como outros anúncios sobre o concurso, seja no site do CESPE ou nos órgãos oficiais.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do TRE/MG.

O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante o CESPE/UnB, enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Central de Atendimento do CESPE/UnB, e perante o TRE/MG, se selecionado. São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.

IMPORTANTE: Se alguma legislação, objeto de avaliação do edital, tiver sido modificada antes da abertura do concurso, as mudanças serão objeto de avaliação. Caso alguma lei seja modificada posteriormente, fiquem tranqüilos, as mudanças não estarão em sua prova. Por isso, estude com material atualizado até a data de abertura do concurso. O que vier depois, deixa de lado.

DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)

Vamos agora ao osso que os candidatos a esse concurso terão de roer muito bem roído.

Como a maioria dos candidatos para esse concurso disputará uma das vagas de Técnico Administrativo, analisarei apenas as matérias exigidas para esse cargo.

Comecemos pelas matérias de Conhecimentos Básicos.

LÍNGUA PORTUGUESA – Nada de extraordinário aqui. Será cobrado o usual.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA – Também nada fora do usual. Pelo menos não cobrarão conhecimentos de Open Office ou Linux, como vem acontecendo em alguns concursos.

RACIOCÍNIO LÓGICO - Olha aqui o bicho-papão de muitos concurseiros. O pior é que não são poucos ou fáceis os tópicos especificados para essa matéria, o que requererá muito estudo e atenção por parte dos candidatos.

ARQUIVOLOGIA – Também nada de estranho nessa matéria, apenas o basicão.

Agora passemos para as matérias de Conhecimentos Específicos.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL – Até que não pegaram pesado nessa matéria. Os tópicos são poucos e bastante básicos, mas demandarão muita decoreba.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO – Aqui já não foram tão bonzinhos. Há muita matéria para estudar, alguns tópicos são bastante espinhudos, e, para variar, será necessária também muita decoreba.

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL – Essa é uma matéria que considero exótica por ser específica desse tribunal. São vários tópicos e muita matéria. Osso duro de roer, muita coisa para memorizar.

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS – Aqui pedem para os candidatos estudarem muito bem “apenas” a 8.112/90 inteirinha ... rabinho de foguete!

REGIMENTO DOS JUÍZOS E CARTÓRIOS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS – Outro tópico exótico do tipo osso duro.

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS – Para finalizar, mais um tópico exótico do tipo osso duro.

Resumo da ópera – Esse é um bom concurso com uma centena de vagas disponíveis, salário interessante, locais de trabalho variados que oferecem baixíssimo custo de vida, mas não será bolinho, não. É muita matéria para estudar, vários tópicos difíceis e trabalhosos, muito tempo para estudar, prova curta ... ou seja, será uma boa carnificina. Antes de se inscrever nesse concurso, saiba que você só terá alguma chance mínima de ser um dos felizes novos servidores do TRE-MG se abdicar de festas de final de ano e carnaval em nome dos estudos. Se você não estiver disposto a estudar feito um condenado até março para esse concurso, melhor nem gastar dinheiro com a inscrição!

NÃO PERCAM SEMANA QUE VEM – Guia de estudos para esse concurso ... só aqui, no Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Concurso do TRT-SP - O dia em que São Paulo parou!
Thaís Dias

Não foi outro ataque do PCC ou as filas quilométricas de trânsito que fizeram São Paulo parar no domingo passado, mas sim o concurso do TRT-SP. Exageros à parte, foi realmente essa a impressão que tive enquanto fazia o caminho para chegar à escola onde faria prova.

Antes de contar o que presenciei nesse dia, vou começar contando o meu roteiro.

Sábado

Dia mais bonito, impossível! Acordei cedo e fui arrumar todo o meu material, documentos, roupas, canetas e lanche para levar no domingo, pois logo depois do almoço pegaria o ônibus para Guarulhos. onde mora minha tia.

Ainda pela manhã, depois de ter arrumado tudo, dei uma olhada nas matérias, vendo alguns tópicos que tinha grifado e só. Sempre limito meus estudos até a sexta-feira que antecede a prova. Sábado tem que ser um dia light, mesmo porque o que tinha que aprender, já foi aprendido! E sem contar que quando começo a passar as páginas, vou ficando ansiosa e nervosa achando que deveria dar mais uma lida. Para evitar isso, não estresso e confio nos que estudei.

Depois de feita a viagem, a tarde foi bem divertida e descontraída. Era exatamente disso que precisava, tirar o foco do nervosismo da prova com quase 54 mil inscritos que me aguardava na manhã seguinte. Depois de colocada a fofoca e demais assuntos em dia, fui dormir mais cedo, pois sabia que o dia seguinte seria corrido.

Domingo

Acordei eram 5h30 da manhã. Tomei café, arrumei-me e fomos em direção a São Paulo. Minha tia deixou-me e a minha mãe no metrô Tietê, então de lá seguimos até a escola onde faria prova.

Durante o percurso, para todo o lado que eu olhava tinha gente com a cartinha da Fundação Carlos Chagas na mão, uma garrafinha d'água, ou estava numa conversa super animada sobre a prova!

Percebi que concurseiros são como "jipeiros" ou motoristas de ônibus, que mesmo não conhecendo uns aos outros, se cumprimentam só pelo fato de fazerem parte do mesmo mundo. Se você é concurseiro, é meu amigo! (risos)

Claro que pelo exagero da hora que acordei, só podia chegar com uma hora de antecedência ao horário de abertura dos portões. E mesmo assim, já tinha uma pequena multidão à porta da escola.

O sol raiou logo cedo e o calor já começou a incomodar. Parece que o tão querido sol que adoramos quando vamos à praia também era um fator contra todos os concurseiros ali presentes. Também foi a alegria dos ambulantes que vendiam água geladinha naquele sol.

Não paravam de chegar carros, vans e até ônibus de cursinhos com alunos desembarcando no local, o que transformou a frente da escola em um verdadeiro aglomerado de gente, deixando o lugar como o metrô na Sé na hora do rush.

Também impressionava a quantidade de pessoas de outras cidades. No mesmo ônibus em que viajei, havia uma moça do Paraná que veio prestar a prova. Tinha uma outra da Bahia, de Jundiaí, de Campinas, de Taubaté, de São José dos Campos e de Curitiba. Não é a toa que São Paulo estava lotada, tinha gente do Brasil inteiro tentando ali, naquele momento, o seu lugar no funcionalismo público.

Abriram-se os portões e todos puderam ir para sua sala. Houve aquela demora básica para ser entregue a prova e como sempre tem que ter um fiscal despreparado. Uma fiscal na minha sala não deixou a moça ao lado abrir a janela pois o ar-condicionado seria ligado logo (DETALHE: A sala NÃO possuía ar-condicionado, somente uns ventiladores de teto!).

Finalmente a prova! A prova esperada há tempos por tantos e tão cobiçada também. Era o momento do tudo ou nada.

Tinha certeza que pelo número de inscritos e por não estar prevista segunda fase, a banca deixaria a prova de um jeito que eliminasse o candidato logo nas primeiras questões de Português. Quando comecei a ler o segundo texto, tive a sensação de que meus neurônios estavam queimando! (rsrsrs). Não tinha entendido nada. Tive que ler no mínimo umas cinco vezes para entender o que o escritor estava tentando dizer, para só então poder tentar responder as questões. Sem dúvida foi a parte em que mais gastei tempo. Numa prova com duração de 3h, levei mais ou menos 1h30 só para resolver as vinte questões de português.

Como era de se imaginar, muito bem elaborada e super caprichada com nível muito alto para os que estudaram, foi essa a impressão que tive ao sair da prova.

Logo que saí da sala, faltando 5 minutos para acabar, fui caminhando para tentar achar minha mãe que estava do lado de fora me esperando. Neste caminho, ouço a conversa de dois amigos comentando como a prova estava difícil e muito mais complexa que as outras (provas do TRT Goiás e Alagoas), e que agora os dados tinham sido lançados e só Deus sabia quem poderia ter passado numa prova dessa.

COM CERTEZA ninguém sabe ao certo como foi exatamente seu desempenho! Uma prova com pegadinhas, truques e várias maneiras de confundir a cabeça dos candidatos.

Como tudo tem seu lado bom, acredito que foi melhor assim. Como a prova foi difícil, quem passar teve sucesso porque foi muito bem, porque se preparou muito bem, e não porque abocanhou a vaga com base nos critérios de desempate.

Resumo da Ópera – Essa prova do TRT-SP foi difícil e complicada para todo mundo. O importante é não desanimar e continuar lutando até ser nomeado. A sorte realmente foi lançada e logo na primeira semana de janeiro o resultado final será divulgado. Até lá podemos apenas cruzar os dedos.

———«»———«»———«»———

Perguntas & Respostas

Olá, meu nome é Rafael e gostei muito do blog, principalmente, sobre a matéria do cronograma de estudo. Eu gostaria de saber como faço para montar esse cronograma já que eu estudo para PF e a matéria é composta de 13 disciplinas, mas não há previsão para o edital. A minha dúvida é seu eu já devo fazer esse cronograma ou eu monto ele quando sair o edital. Eu já estudo há um ano, faço cursinho pela noite e tenho a amnhã e a tarde livre. Ficaria muito agadecido pela ajuda de vocês. (Rafael)

Estudar para concursos que ainda não tiveram o edital divulgado é sempre apostar um pouco na sorte. A melhor estratégia é se basear no edital do concurso anterior da entidade/órgão e cruzar os dedos para que no novo concurso não mudem demais os tópicos. De qualquer forma há sempre o risco disso acontecer, mas como estudo nunca é perdido, vale usar dessa estratégia.

Sugiro que você faça exatamente isso. Pegue o edital do concurso anterior da PF, monte um cronograma de estudos baseado nesse edital e vá estudando. Quando for publicado o novo edital, faça os ajustes necessários. Com toda certeza, por mais mudanças que haja entre os dois editais, você já terá estudado um bom bocado da matéria e é isso que dá vantagem competitiva para alguns concurseiros em detrimento de outros que ficaram vendo o tempo passar sem fazer nada enquanto o edital não era publicado.

==========================

Olá galera do concurseiro solitário, tudo bem com vocês? Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que sou leitor assíduo do blog, sendo que encontrei por acaso em uma busca pelo Google em uma busca por websites de concursos públicos, desde aquele dia tudo mudou, mais motivação, mais ambição, entre outros. Porém, hoje passo por um grande problema, e que gostaria de sugerir um artigo com isso, atualmente trabalho e estudo, sou advogado em SP, e estudo para os concursos da área judiciária, agora como conciliar? Como manter 100% o ritmo e a motivação para os estudos, já que o cansaço teima em nos perseguir? Fica aqui minha sugestão, ou se possível uma resposta via email mesmo. Abraços (Willian Ferreira da Silva)

Wilian,

Vc tocou num ponto muito importante. Realmente motivação e ritmo de estudo estão intimamente interligados. Não dá mesmo para manter um ritmo forte de estudo sem ter motivação, ou manter acesa a chama da motivação sem estar estudando forte.

Para quem trabalha, conciliar o pouco tempo disponível com estudos e ainda lidar com o cansaço é mesmo algo muito complicado. Só que é aquela velha história, “se a vida lhe joga limões, faça uma limonada”. Não há muito segredo em lidar com essa situação. Vejamos.

1º - É preciso botar na cabeça que para passar em concurso público é preciso estudar muito e que isso significa abdicar de lazer, convivência com amigos, filminho na TV e tal ... ainda mais para quem trabalha e tem pouco tempo disponível.

2º - É preciso descobrir se você estuda melhor de manhãzinha ou de noite. Se for de manhã, programe-se para dormir bem cedo (por volta das 22 horas), acordar bem cedo (por volta das 4:00) e estudar antes de sair para o trabalho. Se for a noite, programe-se para dormir bem mais tarde, por volta da meia-noite e acordar o mais tarde possível que não atrapalhe sua ida ao trabalho.

3º - É preciso ter em mente que qualidade é mais importante que quantidade. Vale muito mais estudar três horas diárias com qualidade, que seis horas sem qualidade.

4º - É preciso dedicar os finais de semana exclusivamente para estudar, feito um condenado, cada segundo disponível, 12 horas por dia.

5º - Finalmente é preciso estar disposto a tanto sacrifício, pois se você não tiver uma decisão firme, não durará uma semana nesse esquema.

==========================

Ola. Gostaria que se possível que vocês me indicassem um website bom para que eu possa saber os principais acontecimentos desde o inicio do ano de 2008, desde já agradeço a atenção. (Anderson Neves)

Provas de atualidades em concursos públicos derrubam mais concurseiros que vocês possam imaginar. Tem concurseiro que sabe tudo de Direito Constitucional, mas não sabe quem concorreu para a presidência dos EUA!

Estudar atualidades não é querer ver tudo o que aconteceu no ano de uma vez só, mesmo porque é difícil encontrar uma fonte completa de informações e o volume de informações é muito grande. O correto é dedicar meia horinha diária dando uma zapeada em websites de notícias como esses:

www.g1.com.br
www.uol.com.br
www.terra.com.br
www.folha.com.br

www.estadão.com.br
www.veja.com.br
www.istoe.com.br

Agora, para quem já lerdeou o ano interior, é ficar de olho naquelas revistas e programas de TV de restrospectiva dos principais fatos do ano que são muito comuns em dezembro.

———«»———«»———«»———

Concurso do Senado Federal – As aventuras de uma concurseira corajosa
Malu Heli

O edital do concurso do Senado Federal foi um dos mais esperados do ano. Os motivos? Bem óbvios: ótima remuneração, estabilidade, enfim, uma excelente oportunidade. Porém, esse concurso acabou por decepcionar mais do que empolgar.

Primeiro, pela banca escolhida para organizar o concurso. A Fundação Getúlio Vargas não é muito conhecida dos concurseiros, pois não costuma organizar muitos concursos. Eu mesma jamais tinha ouvido falar sobre a banca.

Segundo, o edital estava cheio de pontos obscuros e algumas informações essenciais, tais como o tempo de duração das provas, não constavam no edital. Para se ter uma idéia, eu só soube o tempo de duração no dia da prova, minutos antes de sua aplicação. Além disso, os conteúdos estavam dispostos de maneira confusa, pelo menos para o cargo que escolhi (Técnico Legislativo – Apoio ao Processo Legislativo).

As dificuldades para me preparar para esse concurso foram tantas que decidi adquirir uma apostila. Não tenho nada contra apostilas para concursos, só não faz o meu estilo. Eu prefiro estudar pelos meus livros e pela lei seca mesmo. Mas, estava me sentindo confusa e para piorar estava na casa da minha irmã, longe do meu computador. Então, precisava de algo para me orientar e a apostila era a única alternativa. E não me arrependo. Gostei do conteúdo e não era tão ruim assim como eu pensava.

A maior dificuldade durante a preparação foi não saber qual era o estilo de questões que a banca poderia cobrar. Em toda minha vida concurseira (de um ano apenas) eu só fiz provas do CESPE e da FCC. Por isso, não tinha a menor idéia do estilo adotado pela FGV. Além disso, não consegui achar provas aplicadas pela banca. Nesse ponto fui salva pela apostila que trazia algumas questões de provas aplicadas pela FGV. Não eram muitas, mas ajudaram.

Bom, com pouco tempo de preparação e com tantas dúvidas, eu não me sentia em nada preparada para fazer àquela prova. Mas, como boa concurseira, não desisti. Fui lá e encarei a danada. E agradeço a Deus por não ter desistido. O que eu posso dizer da prova? Estava mais fácil do que eu imaginava. Pelo menos em algumas matérias. Apenas não gostei muito de português, pois caiu mais gramática e eu gosto mais de interpretação de textos. Mas, ainda assim, deu para me sair bem. Ah, e detestei informática. Primeiro porque é uma matéria que eu não domino muito. Segundo, porque estava uma viagem. É, gente, tinha cada questão que eu não faço idéia de onde veio. Confesso que chutei um bocado. Ainda bem que chutei legal em algumas (hehehe).

A parte de inglês estava muito fácil. E na parte de conhecimentos específicos tinham questões que beiravam o ridículo. Eles tiveram a capacidade perguntar em uma questão qual era o número da lei que discorria sobre a alteração, redação e elaboração das leis. Essa lei (que é a Lei Complementar 95/98) em questão constava no conteúdo programático, na parte dos conhecimentos específicos. Bastava a pessoa ter se incomodado em ler o preâmbulo da mencionada lei para acertar a questão. Na minha humilde opinião isso não é questão que se coloque em prova. No momento em que me deparei com a questão fiquei rindo sozinha, sem acreditar no que estava vendo. Estou contando isso para vocês terem idéia de como é uma prova elaborada pela FGV. Claro que não foram todas as questões assim.

Bom, tirando a parte da elaboração da prova, tem também a parte da aplicação das provas. Eu não posso dizer que na minha sala ocorreram as barbaridades que outros candidatos relataram, pois isso seria uma mentira. Pelo contrário, na minha sala parecia que era o CESPE que estava responsável pela aplicação das provas. Com exceção de dois detalhes: os fiscais não leram as instruções, como normalmente os ficais do CESPE fazem, e não colheram nossa assinatura durante a realização das provas, mas apenas na entrada da sala. Como não fui ao banheiro, não posso afirmar como estavam as coisas nessa área. Para mim foi um verdadeiro choque o relato de tanta irregularidade. E agora, estamos aqui esperando para ver o que vai acontecer.

Muitos disseram para mim desde o início que esse concurso estava com cartas marcadas e que não valia a pena investir tempo e dinheiro nele. Eu admito que também achei (e ainda acho) que esse concurso não foi realizado com a lisura devida, mas resolvi fazer mesmo assim. Pode ser que eu tenha sido enganada e meu rico dinheirinho tenha ido para o ralo. Mas, também pode ser que não e eu tenha uma agradável surpresa. Só sei que com essa experiência eu aprendi que ser concurseiro é realmente uma aventura. Nós nos aventuramos com bancas desconhecidas, com instituições com má-reputação, com apostilas de conteúdo duvidoso (a que eu adquiri não era assim, mas existem muitas de péssima qualidade por aí afora), enfim, apostamos nosso dinheirinho suado, nosso tempo precioso entra tantas outras coisas. E tudo isso para atingirmos um sonho. Mas, é assim mesmo. Um dia seremos aprovados e veremos que tudo valeu a pena.

Resumo da Ópera – Esse concurso do Senado foi uma verdadeira aventura para mim. Mas, eu não me arrependo. Pelo menos agora tenho idéia de como é uma prova aplicada pela FGV, o que antes não sabia. Se as coisas não saírem como eu espero (minha aprovação) ficará a experiência adquirida em mais um concurso. E rumo ao sucesso!

———«»———«»———«»———

Dia de Prova do MPT, nitroglicerina pura!
Fabiana Pacheco

Manhã chuvosa de domingo, muito frio aqui em Porto Alegre.

“Obaaa! A maioria dos candidatos não vai prestar o concurso” foi a primeira coisa que pensei assim que acordei e olhei pela janela. Ledo engano!

Entrei na sala prova, procurei meu cantinho e abri minha CLT e comecei a revisar as temidas Súmulas e OJ´s do TST. Conversando com um colega de sala de prova, pois só o encontro em dia de prova, ele me disse que esse ano a quantidade de inscritos tinha diminuído muito. Realmente. Havia apenas pouco mais de 15 salas de aula reservadas para o concurso, mas que abrigavam os candidatos direcionados para o concurso mais terrível das carreiras do trabalho. Todo ano abrem mais de uma centena de vagas e só conseguem preencher pouco mais de trinta vagas. Ser Procurador do Trabalho não é nada fácil! Há quem diga que é o concurso mais difícil do país, sendo mais difícil que o temido Procurador da República. Faz sentido, pois ambas são carreiras do Ministério Público da União.

Começou a prova.

O fiscal deu o sinal para começarmos a primeira prova das quatro que teríamos pela frente.

Prova do MPT é nitroglicerina pura! Sentia-me o próprio Tom Cruise em Missão Impossível, eu era a versão concurseira do Jack Bauer na sala de prova. Mas ao contrário desse último personagem, eu não tinha 24 horas para conquistar a minha missão. Tinha apenas 4 horas e muita adrenalina correndo no sangue. Controlar as emoções e o tempo não é nada fácil. Essa prova não é para amadores! Há quem diga que você só aprende a fazer esse tipo de prova depois da 2a ou 3a tentativa, pois a cada 3 questões erradas anula uma certa, o que um chute pode significar a aprovação ou não.

Com o tempo você aprende quando chutar ou não. Além de saber Direito, ter espírito de agente do FBI, tem também de ter conhecimentos de estatística (risos).

A prova mudou muito! Essa foi a impressão que tive. Muito mais extensa que o normal, controlar o tempo de 4 horas para dar conta da centena de questões proposta foi muito complicado. Não consegui ler, pensar e responder em 2:30 minutos cada uma das questões. Não consegui sequer ler algumas questões. A questões de administrativo, Direito Penal e metade das questões de Direito Constitucional não consegui ler. Ou eu lia essas questões ou passava as que eu já tinha respondido para a folha de respostas. Não consegui nem copiar minhas respostas para a folha de rascunho, pois eles não permitem que o candidato leve a prova consigo. Justo eu que sempre fiz prova muito rápido e tive que aprender a usar o tempo que sobrava a meu favor, nessa prova me faltou tempo. Para ser mais exata, meia hora foi o que me faltou.

Aprendi com essa prova que o MPT não é para mim! Estou completamente abduzida pela Magistratura do Trabalho (risos). A prova do MPT mudou e muito! Antigamente sempre caía mais decoreba de lei, agora caiu doutrina e muitas súmulas do STJ e STF, algumas que contradizem o próprio TST. Isso pegou muitos candidatos de surpresa. Era só o que se comentava na saída da prova.

Os organizadores desse concurso demoraram, mas direcionaram o público que seguirá essa carreira. O recado demorou, mas veio e está dado! O Ministério Público do Trabalho nunca esteve tão atuante, e eles querem formar futuros Procuradores do Trabalho com esse perfil, candidatos atuantes para formar procuradores mais atuantes ainda. Pelo menos pra mim foi esse o recado dado. E isso é muito bom, mostra que Procuradoria quer muito mais que simples “despachadores” nos processos trabalhistas.

RESUMO DA ÓPERA - As provas do MPT mudaram e não foi pouco. Não sei como ficará daqui para frente, pois estou encerrando minha participação na tentativa de conseguir um lugarzinho nessa carreira, pois durante a prova descobri o quanto meu perfil está direcionado para a magistratura. Mas quem segue nessa via, pode ter certeza, nada é impossível para quem estuda sério e tem disciplina. E quanto ao MPT, teremos verdadeiros Procuradores a la Jack´s Bauer atuando em prol dos trabalhadores, e isso, como brasileira, me orgulha muito!

———«»———«»———«»———

Notícias comentadas
Concurso do Senado Federal

Está a maior confusão esse concurso. Com o grande número de reclamações e denúncias de irregularidades por parte dos candidatos, principalmente de Brasília, e até denúncia ao Ministério Público, o caldo só entorna.

Primeiro o Senado disse que a responsabilidade era da FGV, organizadora do concurso, que por sua vez declarou em nota oficial que não havia acontecido nada de irregular. Então o Senado pediu explicações. A FGV publicou outra nota oficial que não explicava nada.


Por enquanto ainda não há nada resolvido, mas não há dúvidas de que esse concurso corre o sério risco de ser anulado. Tudo dependerá da pressão dos candidatos que se sentiram prejudicados pela falta de organização da FGV. É esperar para ver o que irá acontecer.

==========================

CMBH

O concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) também está enrolado.

No começo de novembro o Tribunal de Contas do estado determinou que o concurso fosse suspenso por conta de irregularidades no edital. Passado algum tempo a CMBH publicou uma errata do edital e uma declaração de que estava tudo ok e que a data da prova estava mantida. Essa semana o TC determinou novamente a suspensão do concurso mais uma vez por irregularidades do edital.

Os candidatos desse concurso estão na maior dúvida ... será que as provas serão mesmo em dezembro?

==========================

Concursos DF

Os concurseiro brasilienses não podem reclamar quanto a concursos públicos na Capital Federal. Somente essa semana foram publicados pelo menos três editais de ótimos concursos específicos para Brasília:

DETRAN/DF: 125 vagas com salários de até R$ 5.849,75
MEC/DF: Saiu edital com 168 vagas de até R$ 8,3 mil
Distrito Federal - DER abre 221 oportunidades para técnico e analista

Considerando o alto custo de vida na cidade, os concurseiros que já residem por lá têm praticamente um mercado exclusivo de concursos, já que para quem é de fora muitas vezes o salário não compensa os custos de mudança e fixação na cidade.

É bom os concurseiros brasilienses aproveitarem essa onda pra lá de generosa de concursos na cidade.

———«»———«»———«»———

Simulado de Português
Thaís Dias


1)“Jovens, cultivem o gosto pela leitura.” A função sintática da palavra e expressão sublinhadas é, respectivamente:

a) sujeito e objeto indireto
b) sujeito e agente da passiva
c) sujeito e complemento nominal
d) vocativo e objeto indireto
e) vocativo e complemento nominal

2)O padrão frasal de “A reportagem esclarece um problema a seus leitores” é o seguinte: sujeito + verbo + objeto direto + objeto indireto. Assinale a alternativa em que ocorre o mesmo padrão oracional, sendo um dos termos enriquecendo por um aposto.

a)Exame, uma conceituada revista, informa os leitores de questões nacionais relevantes.
b)Leitores, a revista está dedicada à discussão dos problemas brasileiros.
c)Exame, em uma reportagem extensa, discute problemas brasileiros.
d)Exame, uma revista para executivos, parece confiável a todos.
e)Os leitores, interessados, leram a reportagem de capa em primeiro lugar.

3)A alternativa que apresenta verbo transitivo indireto é:

a)Vinho garante saúde de Bento Gonçalves
b)O Brasil somos nós.
c) Renato Russo desconfia do “rock”.
d)O aluno saiu desesperado da sala de aula.
e) Toda mulher recupera o seu corpo poucas semanas depois do parto.

4)Aponte a frase que tem a seguinte estrutura: SUJEITO + VERBO + OBJETO DIRETO

a)Nada impediu de vencer na vida.
b)O egoísmo é a maior maldição da raça humana.
c)O corre-corre da vida moderna adoece o homem.
d)O homem deveria pensar melhor em seus atos.
e) Um dia tu reconhecerás o teu lugar.

5)Eu ..... desconheço.
Roubaram- ..... o carro.
Os carros? Roubaram- .....
Não ..... era permitido ficar na sala.
Obrigaram- ..... a sair daqui.

a)o, lhe, nos, lhe, nos
b)lhe, o, a, o, no
c)o, os, lhe, lhe, lhe
d)lhe, lhe, lhe, se, os
e)o, o, os, lhe, no

6)Em “Morreu de fome”, a expressão sublinhada classifica-se como:

a)adjunto adnominal
b)objeto direto
c)adjunto adverbial
d)objeto indireto
e)complemento nominal

7)Na oração “... na festa alguém assim nos disse...”, o sujeito classifica-se como:

a)elíptico
b)inexistente
c)composto
d)indeterminado
e)simples

8)A oração não possui sujeito em:

a) Puseram fogo na loja.
b) Vende-se esta casa.
c) Naquele ano, surgiram os sintomas da doença.
d) Existem vagas para todos.
e) Havia rasuras no texto.

9)Existem algumas pessoas que já aderiram ao movimento. A função sintática das expressões sublinhadas é, respectivamente:

a) sujeito - objeto indireto
b) sujeito – complemento nominal
c) objeto direto – objeto indireto
d) objeto direto – complemento nominal
e) adjunto adverbial – objeto direto

10)Considere o período: “Levou o vestido branco, pano de costa azul azulado, lenço achitado na cabeça [...]”. Nesse contexto, “de costas” e “na cabeça” expressam, respectivamente, idéia de:

a)procedência e lugar
b)especificação e lugar
c)instrumento e combinação
d)especificação e combinação
e)lugar e instrumento

Gabarito

1) E
2) A
3) C
4) C
5) A
6) C
7) E
8) E
9) A
10) B

==========================

Simulado de Direito do Trabalho
Fabiana Pacheco

1. Em relação aos Direitos Sociais, é correto afirmar que:

(A) a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

(B) é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, salvo na mesma base territorial.

(C) é facultativa a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

(D) o aposentado filiado é inelegível, tendo, porém direito a votar nas organizações sindicais.

(E) o empregado sindicalizado eleito a cargo de direção sindical, ainda que suplente, não pode ser dispensado, até dois anos após o final do mandato, ainda que venha a cometer falta grave nos termos da lei.

2. Na falta de regulamentação específica, aplica-se ao processo do trabalho de conhecimento e execução, respectivamente:

(A) o Código de Processo Civil e a Lei de Execuções Fiscais.

(B) o Código de Processo Civil e a Lei de Falências.

(C) o Código de Processo Civil e o Código do Consumidor.

(D) o Código do Consumidor e a Lei de Execuções Fiscais.

(E) a Lei de Falências e o Código do Consumidor.

3. Em relação à Justiça do Trabalho, é INCORRETO afirmar que:

(A) compete-lhe processar e julgar, dentre outras ações, os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.

(B) compete-lhe decidir o dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho, em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público.

(C) os Tribunais Regionais do Trabalho, compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade.

(D) a lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas abrangidas ou não por sua jurisdição, atribuí-las aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal de Justiça.

(E) recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente.

4. Constitui direito dos trabalhadores urbanos e rurais, previsto na Constituição Federal:

(A) repouso semanal remunerado, exclusivamente aos domingos.

(B) adicional de remuneração para as atividades insalubres ou perigosas, excetuadas as penosas, na forma da lei.

(C) seguro-desemprego, em caso de pedido de dispensa ou desemprego involuntário.

(D) redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

(E) jornada suplementar com adicional mínimo de 25%.

5. O prazo prescricional do direito de reclamar o pagamento de férias não concedidas, para um empregado admitido em 02/01/2004, referente ao período aquisitivo de 2005/2006, tem início em:

(A) 02 de janeiro de 2005.

(B) 31 de dezembro de 2005.

(C) 02 de janeiro de 2006.

(D) 31 de dezembro de 2006.

(E) 02 de janeiro de 2007.

6. A irredutibilidade salarial:

(A) pode ser determinada em sentença normativa.

(B) geralmente é assegurada, salvo expressa previsão legal em sentido contrário.

(C) é sempre assegurada, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.

(D) pode ser estabelecida em contrato individual de trabalho.

(E) depende de fixação em lei complementar.

7. Considere as afirmações abaixo:

I. Não é válido o contrato de trabalho por prazo determinado, quando se tratar de atividades

empresariais de caráter transitório.

II. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.

III. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de doze meses, a outro

contrato por prazo determinado, ainda que o término deste último tenha decorrido da realização de acontecimento certo.

IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado por mais duas vezes, passará a vigorar sem determinação de prazo.

É correto APENAS o que consta em:

(A) I.

(B) II.

(C) I e III.

(D) III e IV.

(E) II e IV.

8. Tratando-se de empregado analfabeto, o pagamento realizado no ato da homologação da rescisão de seu contrato de trabalho somente poderá ser feito:

(A) na presença de representante do Ministério Público do Trabalho.

(B) na Delegacia Regional do Trabalho.

(C) mediante depósito bancário.

(D) em cheque administrativo.

(E) em dinheiro.

9. Ocorrendo de um grupo de empregados ocupar uma fábrica, no curso de uma greve, como meio de pressionar o empregador para obter o acolhimento de reivindicações trabalhistas, a empresa poderá ajuizar perante a Justiça do Trabalho ação:

(A) de reintegração de posse.

(B) rescisória.

(C) de despejo.

(D) de responsabilidade por dano à coletividade.

(E) civil pública.

10. Considere as afirmativas abaixo:

I. Quando se tratar de decisão dos Tribunais Regionais, a execução poderá ser promovida pela Procuradoria da Justiça do Trabalho.

II. O juiz ou presidente do Tribunal, requerida a execução, mandará expedir mandado de citação ao

executado, a fim de que cumpra a decisão ou acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas, ou, em se tratando de pagamento em dinheiro, incluídas as contribuições sociais devidas ao INSS, para que pague em vinte e quatro horas, sob pena de penhora.

III. Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á a sua liquidação, que se fará, exclusivamente, por cálculo.

IV. É competente para a execução de título executivo extrajudicial o juiz que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria. É correto APENAS o que consta em

(A) I.

(B) II.

(C) I e II.

(D) I e IV.

(E) II, III e IV.

11. Com relação ao procedimento sumaríssimo, é correto afirmar que:

(A) exige pedido certo e determinado, admitindo, todavia, a citação por edital quando o paradeiro do réu for desconhecido.

(B) não se aplica às ações em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional.

(C) se aplica aos dissídios individuais e coletivos, cujo valor não exceda a 40 vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento.

(D) dispensa a tentativa de conciliação, em prol da celeridade processual.

(E) havendo necessidade de prova pericial, as partes não poderão indicar assistente técnico e terão o prazo de 10 dias, sucessivos, para se manifestar sobre o laudo.

12. Admite-se Recurso de Revista, no procedimento sumaríssimo, por:

(A) violação direta da Constituição Federal e divergência de interpretação de dispositivo de lei federal.

(B) violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal.

(C) contrariedade à súmula da jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violação direta da Constituição Federal.

(D) divergência de interpretação de dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória.

(E) contrariedade à súmula da jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou divergência de interpretação de regulamento empresarial de observância obrigatória.

Questões retiradas da prova do TRT4R-Analista Jud-Área Judiciária – Ano 2006

MODELO - Caderno de Prova, Cargo AJ, Tipo 001

Gabarito:

1-A

2-A

3-D

4-D

5-E

6-C

7-B

8-E

9-A

10-D

11-B

12-C


———«»———«»———«»———


E terminamos por aqui, amigos concurseiros!

Esperamos que vocês tenham gostado dessa edição especial de final de semana e gostaríamos muito de saber suas impressões, o que mais gostaram, o que acharam que poderia ser melhor ou que faltou. Para isso você pode postar seu comentário ou nos enviar um email para concurseirosolitario@gmail.com

Até o próximo final de semana!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards